RH41
Notícias Vídeos Fotos Colunas Campeonatos Contato AoVivo

 








14/04/2018
AMA Supercross
14ª etapa em Minneapolis
ASSISTA AO VIVO





 
 







 
 
www.rh41.com.br

Entrevista com Everaldo Correa em 03/04/2003


Everaldo Correa

Eu estava no meu trabalho em Guarapari quando chegou um rapaz com uma CR125 em cima da camionete e veio falar comigo. Ele tinha 19 anos e dizia que seu sonho de competir no motocross estava se realizando e que precisava de umas dicas iniciais. Conversamos algumas vezes depois disso e vi que o cara era um apaixonado pelo motocross como eu. Com o tempo fiquei sabendo que ele fazia isso com v rios pilotos capixabas e de outros estados. Não podia dar outra coisa, Everaldo Correa se tornou um dos maiores e mais t‚cnicos pilotos do motocross capixaba. Hoje com 30 anos e v rios t¡tulos de campeão capixaba, ele continua nas pistas e não pensa em parar. 

 

Everaldo ‚ um exemplo para a rapaziada nova que acha que j  nasceu sabendo. Se hoje ele pode ser professor, nunca esqueceu que j  foi aluno.

 

 

Batemos um papo no dia 03/04/2003 na sua loja em Cariacica, a Moto Racing, veja abaixo o que Everaldo disse:


Everaldo sempre no meio das feras do motocross nacional:
Eduardo Saçaki(E) e Jorge Negreti(acima).

 

RH41 – Vocˆ iniciou bem em 2003 na abertura do campeonato em Alto do Caxixe, largou na frente e disputou o primeiro lugar com Wagner Valadão na 125. Parecia que as coisas iam melhorar nas etapas seguintes, mas parece que pioraram. O que houve?

Everaldo – Eu estava muito tempo sem treinar, sem preparo f¡sico e sem ritmo de corrida, al‚m disso, mudei de moto e ainda estou em fase de adapta‡ão. Mesmo assim consegui andar bem na primeira etapa em Caxixe. Na segunda etapa em Barra do Sahy larguei na frente e andei junto com os “meninos” na 125, mas cansei depois de dez minutos. Na For‡a Livre a moto travou o pistão. A¡ eu resolvi preparar melhor a moto e treinar mais para as etapas seguintes, mas a moto quebrou algumas vezes e acabei ficando sem treinar. Perdi at‚ a abertura do Campeonato Brasileiro em Indaiatuba, pois não houve tempo de consertar. Para a terceira etapa do capixaba em Afonso Cl udio eu consegui um motor emprestado com meu amigo Jacksom Laureti, mas o motor quebrou tamb‚m e eu terminei a 125cc empurrando a moto para garantir o terceiro lugar.

 

RH41 – Que mar‚ de azar, heim?

Everaldo – Meu problema ‚ falta de sorte, mas as coisas vão melhorar. Tem que melhorar...(risos)

 

RH41 – Como est  sendo a mudan‡a de moto?

Everaldo – Eu sempre andei de Honda e de 250 a trˆs anos. Ano passado eu corri algumas provas de 125, outras de 250 e este ano comprei uma Yamaha 125. Tenho tido alguma dificuldade de me adaptar a moto, não que a moto não seja boa, eu ‚ que estou demorando um pouco para me acostumar.

 

RH41 – Como ‚ esse negocio de largar sempre na frente? Qual ‚ o segredo?

Everaldo – Eu tenho tido sorte.

 

RH41 – Em tantas largadas não ‚ poss¡vel ser s¢ sorte. Que eu me lembre vi vocˆ largar em primeiro na For‡a Livre da final de 2002 em Vila Velha e na 125 das 3 etapas de 2003.

Everaldo – A largada ‚ 50% da corrida, com uma boa largada fica mais f cil vencer. Eu sou muito tranqilo na largada e acho que isso ajuda muito na concentra‡ão que ‚ o mais importante. Vocˆ tem que pensar r pido, ter muita aten‡ão no gate. Al‚m disso, tem que fazer bem a primeira curva. Não ‚ s¢ a partida, a primeira curva tamb‚m ‚ muito importante. Eu tenho tido sorte...(risos)

 

RH41 – Vocˆ gasta um bom dinheiro na prepara‡ão de suas motos, não ‚?

Everaldo – Para quem anda de 250 andar na 125 sem prepara‡ão ‚ complicado. Eu estou tentando acertar uma prepara‡ão com mecƒnicos capixabas, o Castelinho e o Carlinhos que ‚ meu mecƒnico. Acredito que podemos preparar nossas motos aqui no estado. Isto vai diminuir os custos al‚m de fazer crescer o n¡vel t‚cnico de nossos mecƒnicos e pilotos.


Everaldo e sua Yamaha 125: faltando sorte em 2003.

 

RH41 – Vocˆ j  foi campeão e teve sua ‚poca de vencer, hoje a coisa ta mais dif¡cil. Isso te d  motiva‡ão ou te desanima?

Everaldo – Se parar para pensar, o que tira o ƒnimo ‚ o fato da moto estar quebrando tanto. Eu acredito que nas pr¢ximas corridas j  pode pintar um primeiro lugar. A princ¡pio ‚ o que eu falei, eu estou passando por dificuldades para terminar as provas e sem ritmo de corrida, mas daqui para frente deve pintar um bom resultado. Isso tudo acaba me motivando mais.

 

RH41 – A rapaziada diz que depois dos 30 j  ‚ velho? O que vocˆ acha?

Everaldo – At‚ pouco tempo atr s eu at‚ pensava assim, mas não ‚ idade não. Cheguei a conclusão que esta ‚ a melhor idade para pilotar, pois ‚ a mais segura. Vocˆ não faz besteira.


Everaldo(1) largando na frente de Jorge Balbi Jr.(9), Massoud Nassar(5),
Ciro Oliveira(32), Marcus Vinícius(6) e Vanderson Vitor(44)
no Arenacross na Praia de Camburí.

 

RH41 – Ali s, besteira vocˆ j  fez muita, não ‚?

Everaldo – 15 ossos quebrados...(risos) ...e um pulmão perfurado.(pausa, sem risos).

 

RH41 – Quais os seus principais rivais para 2003?

Everaldo – em 1§ lugar minha moto. (muitos risos)

 

RH41 – Realmente ‚ uma rival de peso.(risos)

Everaldo – Se eu conseguir vencer essa a¡ eu vou pensar nos outros...(mais risos).

Brincadeiras a parte, o Diogo Andrade est  muito bem, ta na fase dele. O Wagner Valadão por sua vez ‚ um excelente piloto tamb‚m, tem uma tocada muito r pida. Ta todo mundo numa fase boa. Todos eles estão muito bem preparados. Eu acredito que minha fase tamb‚m vai chegar...

 

RH41 – Vocˆ acredita então que pode superar esta fase ruim e voltar a vencer?

Everaldo – Com certeza, vou falar a verdade, na volta desta £ltima corrida (Afonso Cl udio) eu vim quase chorando, est  faltando sorte, mas daqui para frente a coisa vai melhorar.

 

RH41 – Vocˆ j  teve algum patrocinador que mere‡a ser lembrado?

Everaldo – A Schincariol atrav‚s Sr. Valci, propriet rio, que me ajudou muito no come‡o quando eu tinha apenas quatro meses de motocross. Ele bancou tudo durante dois anos, mais ou menos. Isso deu um grande empurrão na minha carreira, era patroc¡nio mesmo, bancava tudo desde viagens at‚ despesas de moto. Tamb‚m fui patrocinado pela Moto Vena e pela Vivel, duas revendas de moto.


Everaldo(D) e o amigo e piloto Alberto Tognosi.
Apoio da Schincariol no início da carreira.

 

RH41 – Hoje s¢ a Moto Racing?

Everaldo – S¢ a Moto Racing. Sou meu pr¢prio patrocinador.

 

RH41 – E o brasileiro, vocˆ ficou fora da 1¦ etapa, e a 2¦, dia 27/04 em Goi s?

Everaldo – Se eu resolver os problemas da moto e der tempo de treinar, to l .

 

RH41 – Como vocˆ vˆ a FECAM e as provas de 2003?

Everaldo – Eu considero Renan como um irmão, somos amigos a muitos anos. Renan ‚ uma pessoa que batalha muito pelo esporte. As pessoas falam que a Federa‡ão não cumpre a parte dela. Eu acho que ‚ o contr rio, ela faz a parte dela bem demais. Eu acredito que ela erra por agir como se fosse uma mãe e liberar muito as coisas para os outros. O defeito da Federa‡ão ‚ que ela ‚ muito “boazinha”. Acho que devia deixar de ser “pessoal” e ser mais empresa. No resto ta bom demais. Veja as corridas que tivemos este ano. Ningu‚m pode reclamar, foram muito boas.


Everaldo espera uma vitória nas proximas corridas

 

RH41 – Antes do motocross vocˆ praticou bicicross, Fale um pouco do seu come‡o.

Everaldo – Eu competia no bicicross e fui nove vezes campeão estadual e vice-campeão brasileiro. Quando fiz 15 anos queria correr de motocross e pedi a meu pai que me desse uma moto. Ele concordou e sa¡mos para comprar a moto, mas no meio do caminho ele parou numa concession ria e me convenceu a escolher um carro e eu acabei adiando por quatro anos meus planos de competir. J  com meus dezenove anos fui com Renan Loubak(sempre ele) em Governador Valadares e trouxemos minha primeira moto. Foi assim que tudo come‡ou.

 

RH41 – Te deixo livre para encerrar.

Everaldo – Quero agradecer ao Jacksom Laureti que mostrou que ‚ meu amigo mais uma vez me emprestando o motor da moto. Agrade‡o tamb‚m ao Renan que ta sempre perdendo o tempo dele para nos ajudar. O maior agradecimento ‚ para a vida... poder ter os amigos que a gente tem  e estar todo mundo sempre bem um com outro. O certo ‚ um ajudar ao outro, isso ‚ que ‚ importante.

O resto ‚ um abra‡o pra rapaziada...

 

R pidas:

Nome: Everaldo Correa

Idade: 30 (05/07/72)
Hobby
: Motocross
Comida
: Massa
Ídolo
: Mundial ‚ s¢ um: Jeremy McGrath

Nacional eu tenho trˆs: Toninho Passos, Lauro Hoffmann e Jacksom Laureti.

São trˆs admira‡ões diferentes:

-Toninho ‚ muito amigo e companheiro.

-Lauro era o motocross em pessoa, dedica‡ão, organiza‡ão, maneira de ser, t‚cnica, maneira de treinar, eu sempre procurei isso para mim.

-Jacksom era muito r pido, puro dom e talento, ‚ uma pessoa que merece destaque.

Sonho: conhecer Jeremy McGrath.
Reside
: Cariacica
V¡cio
: Namorar
M£sica
: Phil Collins


Entrevistas RH41:
25/03/2014- Daniel “Federal” Pessanha: Campeão Capixaba da categoria MX-Pró 2013 e Copa Speed Way 2014
08/01/2009- Renan Loubak: presidente da FECAM e vice-presidente da CBM...
21/07/2007- Balbi Junior: Video entrevista...
12/06/2007- Swian Zanoni: Video entrevista...
13/11/2006- João Marronzinho Paulino, Bi-campeão Brasileiro de Motocross...
27/10/2006- Sebastião Hot Gouvêa, um dos melhores construtores de pista do Brasil e editor...
01/08/2006- 5 Minutos com Renan Loubak: o presidente da FECAM fala sobre as etapas...
31/01/2006- Rafael Zenni: Entrevistado pelo Jornal Race X Moto Reporter.
31/01/2006- Roger Hoffmann: Entrevistado pelo Jornal Race X Moto Reporter.
09/07/2005- Renan Loubak: Presidente da FECAM, piloto e organizador de corridas.
23/06/2005- Ana Paula Ribeiro: Perfil da Campeã Brasileira de Ginástica Rítmica
20/06/2005- João "Marronzinho" Paulino: Lider do Brasileiro de Motocross 2005
15/07/2004- João Batista Lopes Junior: Um carioca no capixaba de Motocross
22/07/2003- Arnon Pereira de Souza: Campeão da Nacional Estreante 2003
03/04/2003- Everaldo Correa: Um veterano de talento e muita técnica
16/02/2003- Wagner Valadão: Os planos de ir para os EUA em 2003
20/01/2003- Roger Hoffmann: O início em 2003
19/01/2003- Diogo Andrade: Campeão Capixaba de Supercross 2002

 
 
RH41
Notícias Classificados Dicas&Links
Vídeos Campeonatos Contato
Fotos Colunas Mural AoVivo

Anuncie no RH41 - webmaster@rh41.com

RH41 - By Roger Hoffmann - Guarapari-ES - © 2002/2017