01/05/2003 - Mais detalhes sobre pista e os pilotos capixabas na segunda etapa do campeonato brasileiro de motocross em Caldas Novas, GO.
As fotos abaixo, retiradas do site Motox, mostram alguns detalhes da pista de Caldas Novas. Infelizmente eu não tenho mais fotos de pista dos pilotos capixabas.
Nesta etapa os organizadores construiram uma pista totalmente nova. Com 4 mesas, 2 saltos duplos, costelas que pareciam saltos e 3 saltos de alta sem recepção e 2 de média. Nestes saltos, nas costelas e nos buracos é que os pilotos mais preparados fisicamente levam vantagem, pois exigem um grande esforço para quem anda rápido. A largada tinha uns 120 metros de reta até a curva que era bem larga, depois um salto e uma curva fechada para pegar as costelas em baixa velocidade. O obstaculo mais dificil era a ultima mesa, muito comprida e com a entrada baixa, poucos pilotos faziam.
Quando vi a pista pela primeira vez dava a impressão que tinha uns 30 centímetros de terra gradeada em toda a pista. Não era só impressão, tinha mesmo. Quando a categoria Open entrou na pista as motos afundavam na terra fofa e demorou algumas voltas para criar as trilhas. Ai a terra fofa se trasforma em várias paredes nas curvas e em buracos nas retas. Depois do primeiro treino de todas as categorias a pista era só buraco.
Esta é a grande dificuldade dos pilotos capixabas, a pista muda muito por causa das mais de 200 motos de todas as categorias. Nossos pilotos não estão acostumados com pistas de alta e com tantos buracos, além disto a bateria é de 30 minutos para Open, 125 e 250. Já aqui no estado a Open e 125 são 15 minutos e a 250(força livre) são 20 minutos.
Falando em pilotos capixabas, Diogo Andrade vem melhorando a cada prova e aprendendo a acertar a moto para as pistas do brasileiro. Diogo pretende participar de todas as etapas do campeonato, inclusive a proxima que vai ser no dia 18/05 em Canelinha, RS, a 2800 kms de Guarapari. Também devem participar os pilotos de Afonso Claudio, Levi Tesch(Open) e seu filho Renan Schwambach Tesch(60cc). Paulo Stinghel(Open) e Roger Hoffmann(125cc) participaram das duas primeiras etapas junto com Diogo e tentarão ir também nas próximas. Higor Passos(80cc) e Wagner Valadão(125cc) participaram somente da primeira etapa do brasileiro.
Estes pilotos estão abrindo caminho para que possamos diminuir a diferença do nível brasileiro para o capixaba. Parabéns e boa sorte a eles.
Veja matéria sobre a corrida no site da CBM
Fotos: MotoX
O piloto Ricardo Sebbe quase some nas costelas que pareciam duplos.
Sergio Monteiro pula em um dos inumeros buracos que se
formam por causa da quantidade de motos.
Zenni e Correa vôam alto em um dos saltos sem recepção.
Chumbinho(atras) venceria os dois.
Chumbinho, vencedor da 125cc em uma das
várias "paredes" da mesma curva.