Em um mesmo dia tive a oportunidade de andar em tres Kawasakis 250F de anos diferentes; a do Roger, que é uma 2009 semi-nova, a 2010 do Gelsinho#16 e a 2011 do Cleber#50, estas duas zero km.
A KX250F 2009
Ainda não havia pilotado esta moto do Roger, mas vendo ele andar e ouvindo o que ele falava da moto ja dava para perceber que é muito boa. Não me decepcionei no primeiro contato, a posição de pilotagem é excelente e me adaptei logo de cara. O motor funciona sem falhas, redondinho e a força... é impressionante... muito forte em qualquer faixa de giro. Roger colocou ponteira Pro-Circuit e um pistão JE,
taxado, e o Castelinho deu um
trato no cabeçote. Roger utiliza gasolina de avião misturada meio-a-meio com comum.
A suspensão, preparada pelo Castelinho para o Roger, que é mais pesado que eu(desculpa meu filho, rsss) e, principalmente, acelera muito mais que eu(compensei...), é um pouco dura pra minha pilotagem
lenta, mas em compensação tem muita estabilidade e a moto não
sai da mão em momento algum. Consegui andar bastante tempo, mesmo com meu
precario preparo fisico.
Enfim, a melhor 250F que andei até aquele momento...
A KX250F 2010
Estranhei um pouco o guidão alto que Gelsinho usa(prefiro a posição do original), mas só até os primeros metros, depois esqueci dele completamente... o motivo é simples, a posição de pilotagem(fora o guidão) é exatamente igual a 2009, muito confortavel e me adaptei rapido.
A principio a suspensão original, mais macia que a do Roger, me agradou mais, me senti mais confortavel com a moto. O motor não é tão diferente da 2009 do Roger, acredito que em baixa e media rotação é igual, mas na alta ela me pareceu um pouquinho mais forte. Acredito que a pequena preparação na 2009 e a ponteira igualaram os motores, se colocar uma ponteira na 2010 pode ser que a diferença apareça mais, mas do jeito que estão posso dizer que não ha diferença significativa de motor.
Andando um pouco mais notei que a suspensão original realmente é muito boa e, com pequenos acertos, é possÃvel deixa-la no meu gosto. Talvez para pilotos rapidos seja necessario endurecer um pouco o final do curso.
Bom, mesmo estando toda original, esta é a melhor 250F que andei... até aquele momento...
A KX250F 2011
A moto do Cleber também está com um guidão alto(eu prefiro o original da moto de Roger), mas nem observei isso... tinha muita coisa melhor pra observar(rsss). Começando pela injeção eletronica, ja se nota uma diferença ao acelerar: o punho é mais leve que o acelerador com carburador.
Suspensão da 2011: regulagens de compressão e retorno na esquerda e da pressão da mola na direita. |
Bom, quem ja tem Kawasaki de carburador ja está acostumado ao funcionamento redondo do motor, com a facilidade de ligar e etc., mas a injeção melhora mais ainda isto tudo. Depois de algumas voltas ja da pra perceber que o motor é ainda mais redondo que a 2010, o que o deixa melhor em todas as faixas de giro.
A suspensão dianteira da 2011 mudou completamente; mola em uma bengala e hidraulica na outra... agora, além dos clicks de regulagem de compressão e retorno, que são somente na bengala esquerda, tem uma regulagem de pressão da mola, que fica na bengala direita.
Na pratica, achei a suspensão muito parecida com a 2010, porém ela ficou um pouco mais progressiva e vai menos no final de curso. Além disso, tem a grande vantagem da regulagem da mola, o que pode ajudar muito no acerto ideal para cada pista e cada piloto.
E não tem jeito... esta foi a melhor 250F que andei até hoje... (será que demora pra chegar a 2012???)
Opinião
A Kawasaki KX250F é uma moto excelente, que vem conquistando cada vez mais os pilotos capixabas, a 2009 dispensa preparação de suspensão e motor para a maioria dos pilotos.
A ponteira Pro-Circuit e a pequena preparação na 2009 do Roger diminuiu a diferença do motor para os motores originais das 2010 e 2011, mesmo assim elas são mais fortes e se colocar cano e ponteira nas duas a diferença vai aparecer ainda mais.
A 2010 mantem a mesma ciclistica perfeita da 2009 e tem um motor excelente, mesmo com ponteira original. Esta moto foi escolhida a melhor 250F de 2010 pela revista Motocross Action(EUA), inclusive como melhor motor.
Ja a 2011 melhorou o que ja era ótimo, com a injeção a moto ficou ainda melhor que a 2010 e as novas suspensões tem muito mais recursos e opções de regulagem. Ainda não saiu o teste da 2011 na revista Motocross Action, mas não será surpresa se a Kawasaki for novamente a melhor 250F do ano.
Sua moto é facil de ligar?
Uma dos grandes problemas das 4 tempos é na hora de ligar, principalmente com motor quente. É comum a gente ver nas pistas algum piloto tendo que empurrar sua moto, que insiste em não
pegar. Também ja vimos pilotos que perderam boas posições nas provas por que cairam e suas motos demoraram a funcionar novamente, isso quando conseguem funcionar.
Bom, a KX250F 2009 do Roger nunca foi assim, a moto pega muito facil, sempre na primeira tentativa e, quando demora, pega na segunda(rsss).
A 2010 também é assim, mas e a 2011 com injeção? Neste ponto a injeção não melhorou muito, pois as 2009 e 2010, com carburador, ja ligavam muito facil(rsss).
Para ligar tanto a 2011 como as outras, basta descer o pedal uma ou duas vezes bem devagar e depois ligar, pronto, é
batata.
As motos são tão faceis de ligar que da pra fazer isso até com a mão, veja este video:
Cleber acelerando a 2011.
Raio X da nova suspensão dianteira da 2011.