Neste sábado os melhores pilotos de Supercross do mundo vão alinhar no Angel Stadium em Anaheim, California, para a etapa inicial do Monster Energy AMA Supercross, e a única certeza que temos esse ano é que teremos um novo campeão do AMA Supercross, já que o campeão Ryan Villopoto decidiu correr o Mundial de Motocross e deixou a vaga de campeão deste ano totalmente em aberto. Também é quase certeza que não haverá um piloto dominante no campeonato, uma vez que existem vários favoritos e a disputa será equilibrada.
Alem das etapas tradicionais que estamos acostumados a ver em Anaheim, Daytona, Atlanta e etc., teremos algumas novidades no calendário deste ano, como Levi´s Stadium em Santa Clara, California, e Petco Park em San Diego.
O Georgia Dome em Atlanta sempre teve um dos maiores públicos do campeonato, o que levou a organização a inserir uma segunda etapa no mesmo local, a exemplo do que já acontece com Anaheim, que recebe tres etapas.
Nessa primeira etapa certamente as equipes não economizaram no equipamento dos pilotos. E também você pode esperar ver novos rostos e novas equipes, uma vez que, durante a pré-temporada, várias trocas de equipe foram anunciadas entre os pilotos de ponta.
Talvez a mais importante delas seja a saÃda de Ken Roczen do time de fabrica RedBull/KTM para a nova equipe de Rick Carmichael, a RCH-Soaring Eagle Suzuki. E, apesar da RCH não ser literalmente uma equipe de fabrica, Roczen certamente terá o melhor equipamento que a fabrica da Suzuki tem para oferecer.
Além de trazer o numero 1 do AMA Motocross para o time de Carmichael, Ken Roczen certamente vai buscar o numero 1 também do Supercross, já que o ex-campeão mundial de Motocross na categoria MX2 é um dos favoritos da temporada para ganhar o titulo do Supercross.
Broc Tikcle será o companheiro de equipe de Roczen.
Na equipe Yoshimura Suzuki paira a incerteza, já que James Stewart aguarda o veredicto final da FIM de seu recurso pela penalização sofrida pelo uso se substancias não aprovadas na etapa de Oakland em abril passado. Também na pré temporada a Yoshimura Suzuki fez sua aposta contratando Blake Baggett como segundo piloto da equipe, assim, mesmo que Stewart não possa correr, eles tem um piloto na abertura do campeonato. Apesar de Baggett ser novo na categoria 450 ele conseguiu ficar entre os top 10 recentemente no Monster Energy Cup.
O outro piloto que muda de equipe é David Millsaps, que irá ocupar o lugar de Villopoto na equipe Monster Energy/Kawasaki. Millsaps, que deixou a equipe Rokstar após uma temporada tumultuada com os membros de sua equipe, ganhou duas etapas em 2013 e fechou aquele ano como vice-campeão, o que o coloca como um dos favoritos.
Will Hahn será o companheiro de equipe de Millsaps, saindo da equipe Geico Honda após uma temporada cheia de lesões. Esses dois pilotos tem uma grande responsabilidade considerando que Villopoto deixou o time com quatro tÃtulos seguidos.
A equipe Toyota/JGR Yamaha vem com nomes totalmente novos para 2015, uma vez que os pilotos do ano passado, Justin Brayton e Josh Grant, pularam fora. Brayton foi para BTOSports.com KTM-WPS e Grant para a Discount Tire/TwoTwo Motosports. No lugar deles a JGR Yamaha contratou Justin Barcia e Weston Peick.
Barcia aproveitou o intervalo da temporada para correr duas provas de Supercross na Europa, entretando, após terminar em segundo no Supercross de Bercy, na França, Barcia caiu no Supercross de Genova e machucou os dois pulmões, apesar disso foi anunciado que ele estará pronto para correr em Anaheim.
Peick estará fazendo sua primeira temporada completa como piloto de
fabrica, enquanto Phill Nicoletti vai mais uma vez ficar como piloto reserva, caso Barcia ou Peick tenham algum problema.
As expectativas são altas na equipe American Honda, especial mente após a maneira dominante que Trey Canard terminou a temporada 2014. O piloto de Oklahoma disse que finalmente conseguiu acertar a suspensão do jeito que queria, o que parece que fez grande diferença na sua pilotagem.
Após dois anos como candidato ao titulo da categoria 250, Cole Seely será companheiro de Canard na equipe Honda na categoria 450. Seely fez duas excelentes etapas como convidado na 450 em 2014.
Com a saÃda de Millsaps da equipe Rockstar Energy Racing, a equipe também trocou de marca para Husqvarna e fará parte do retorno da legendaria marca aos eventos de Supercross. O time contratou o campeão da categoria 250 da costa oeste, Jason Anderson, para pilotar a Husq 450. Considerado uma das revelações da categoria 250, a chegada dele na 450 traz uma grande expectativa.
Outro grande favorito ao titulo de 2015 é Eli Tomac, o piloto da Geico Honda passou grande parte da temporada 2014 as voltas com uma lesão no ombro, apesar disso o piloto do Colorado fez algumas excelentes etapas durante o campeonato de Motocross, incluindo uma vitoria em duas baterias em Millville, e espera-se que ande na frente em 2015.
Outro piloto vindo da 250 é Dean Wilson, que vai ser companheiro de Ryan Dungey na equipe RedBull KTM, ocupando o lugar deixado por Ken Roczen. Isso dará ao time KTM uma dupla de pilotos candidatos ao titulo, apesar dos dois terem estilos muito diferentes. Tanto Dungey como Wilson vão usar a nova KTM 2015 Factory Edition, criada pela fabrica especificamente para a modalidade Supercross.
A dois anos Chad Reed vem tentando contratar o segundo piloto para sua equipe, a TwoTwo Motosposrts. Houveram rumores que Millsaps teria assinado com ele, o que não se confirmou. Dean Wilson fez uma participação muito boa em Daytona em 2014 com uma das motos de Reed. Para 2015 entretanto, será Josh Grant o segundo piloto de Reed. Embora os dois pilotos tenham estado no circuito por muitos anos, eles ainda estão conseguindo resultados expressivos e não descartem esses dois da lista de candidatos ao pódio.
Na equipe BTOSports.com KTM-WPS teremos Justin Brayton, que ficou os últimos anos na Toyota/JGR Yamaha, juntamente com Andrew Short. Tanto Brayton como Short estão constantemente entre os top dez. Brayton conseguiu um segundo lugar em Phoenix em 2014, enquanto o melhor resultado de Short no ano foi um quarto lugar em Detroit.
Após passar o verão competindo no Canada, Mike Alessi retorna ao AMA Supercross pela SmarTop/Motoconcepts. O time também contratou Vince Friese para correr no lado leste na 250. Friese também participará das etapas da 450 do lado oeste.
Assista AO VIVO aqui no RH41
Você pode assistir o AMA Supercross ao vivo aqui no RH41, clique
AQUI e veja.