RH41
Notícias Vídeos Fotos Capas Colunas Campeonatos Facebook Twitter Instagram











 
 







 
 

27/10/2005 - Coluna ABPMX: Associação Brasileira dos pilotos de Motocross:
“É a hora de atitude”.

ABPMX-Associação Brasileira dos Pilotos de Motocross

Coluna Abpmx 24/10/2005

“É a hora de atitude”

Desde que a Abpmx foi fundada, os pilotos tentam chegar a um acordo com a Confederação Brasileira de Motociclismo, sobre a necessidade da implantação de novos procedimentos de segurança, intercâmbio de atletas e distribuição justa dos valores arrecadados pelo esporte.

Mesmo o Motocross sendo responsável por 70% da arrecadação da Confederação Brasileira de Motociclismo, esses valores continuam não sendo totalmente reinvestidos no esporte, gerando com isso a indignação por parte dos pilotos. Muita coisa precisa ser feita pelo esporte, começando pelo item segurança, e pela busca de uma perspectiva de futuro melhor aos pilotos que dedicam grande parte de suas vidas a ele. Pois arriscam suas vidas e abdicando inúmeras vezes do convívio social e familiar, sem receber uma recompensa justa por essa dedicação, mesmo sendo parte de um esporte que oferece um retorno de mídia de aproximadamente 11 milhões de reais por ano, apenas no Campeonato Brasileiro de Motocross.

Os organizadores sempre se aproveitaram da falta de união dos pilotos, para imporem por conta própria, a forma de distribuição dos valores arrecadados, definindo quanto deveria receber cada piloto participante, aumentando absurdamente os valores das inscrições e baixando vergonhosamente os valores das ajudas de custo e premiações.

Para enviar uma equipe brasileira ao motocross das nações nunca se têm dinheiro e boa vontade, para enviar os pilotos ao Campeonato Latino Americano, nunca se têm condições e nem regras claras para tal, mas para se receber uma premiação de preservação ambiental em Paris, envia-se uma delegação de mais ou menos 8 pessoas da diretoria da CBM. Tais incoerências precisam parar de uma vez por todas, pois pilotos estão perdendo a suas vidas pelo Brasil em pistas mal feitas, por pura falta de instrução adequada às Federações Estaduais, aumentando o risco aos pilotos que estão iniciando no esporte.

Até quando os jovens e antigos pilotos irão ficar vendo tais absurdos de braços cruzados, esperando a boa vontade dos dirigentes do nosso esporte? Isso infelizmente eu não sei responder, procurei apenas cumprir da melhor forma, com as responsabilidades que assumi desde a fundação da Abpmx. Nesses dois anos fizemos inúmeras reuniões inúteis com a CBM, e posso dizer a todos vocês, que não existe nenhuma boa vontade por parte da mesma, em fazer as melhorias necessárias ao esporte, ou algo pelos seus pilotos.

Talvez por orgulho, talvez por pura falta de competência, talvez por comodismo ou ganância em manter os seus padrões de vida as custas do suor dos outros. Não sei ao certo o que as pessoas que estão no comando da CBM pensam, pois notei que naquele lugar, são várias cabeças tomando as decisões, talvez pela ausência constante do presidente da entidade, que devido as inúmeras viagens, aparece em cena somente quando as coisas realmente esquentam.

Com certeza eles não vão fazer questão de mudar as coisas, pois pensam como donos de empresas com mão de obra escrava, achando que as suas obrigações se resumem em comercializar o produto chamado Motocross, e que os pilotos são meros funcionários seus, sem direito a reclamação e direitos trabalhistas, o que vai ser mais um grande erro.

Se o Motocross é um produto interessante para se vender nos dias de hoje, é porque muitos pilotos, organizadores e patrocinadores, investiram tempo, dinheiro e dedicação por ele, e não apenas pela super competência do departamento comercial da CBM, que entre outras coisas foi responsável pelo fim do Brasileiro de Supercross.

Caso não se chegue a um acordo, me resta sugerir a todos os pilotos, que através da Abpmx, entrem com uma ação conjunta de cobrança de direitos de imagem contra a CBM, que além de usar a imagem dos pilotos nesses anos todos, tiveram a coragem de vender as mesmas imagens aos próprios pilotos, e a lojas do ramo para mais uma vez ter lucro em cima do suor e da dedicação dos outros.

Gostaria que isso não acontecesse, mas se isso levar a um rompimento definitivo com a CBM, que assim seja, restará a Abpmx organizar o seu próprio Campeonato, como fizeram várias classes de esportistas pelo mundo, que estavam na mão de empresas ou pessoas que visavam unicamente o lucro acima dos interesses coletivos. Se isso servir para desunir de uma vez por todas os pilotos, e acabar com a Abpmx, que assim seja, pois chegaremos a conclusão que os pilotos talvez mereçam ser meros coadjuvantes de um esporte que busca reconhecimento em seu país, mas que não consegue ser valorizado nem pelos seus próprios atletas.

Marlon Olsen
marlonolsen@hotmail.com

Marlon Olsen é presidente da ABPMX-Associação Brasileira dos Pilotos de Motocross



Coluna ABPMX:
08/01/2008- Coluna ABPMX: Entrevista com Marlon Olsen, ex-presidente da ABPMX faz um balanço...
14/11/2007- Coluna ABPMX: Isenção de impostos das motos de competição.
06/08/2007- Coluna ABPMX: Associação dos Pilotos apresenta o Projeto Motocross...
24/05/2007- Coluna ABPMX: não estará presente na próxima etapa do Brasileiro de Motocross...
30/04/2007- Coluna ABPMX: CBM - o descaso continua.
26/01/2007- Coluna ABPMX: CBM - No limite da ganância. Por Marlon Olsen.
31/10/2006- Coluna ABPMX: uma análise de todas as conquistas da ABPMX nesses 3 anos da entidade.
13/10/2006- Coluna ABPMX: entidade convoca todos os pilotos para eleição do novo presidente...
11/10/2006- Coluna ABPMX: inaugura novo site com muito mais informações para seus associados...
06/10/2006- Coluna ABPMX: Política nem sempre é um assunto que nos agrada, mas infelizmente...
06/06/2006- Coluna ABPMX: Chumbinho– Acima do piloto, um homem de honra. Com Fotos
10/02/2006- Coluna ABPMX: Associação Brasileira dos pilotos de Motocross: “Renovação”.
20/12/2005- Coluna ABPMX: Cristopher Castro, o Pipo, é o novo presidente da entidade.
19/11/2005- Coluna ABPMX: a Associação Brasileira dos Pilotos de Motocross convoca os pilotos.
27/10/2005- Coluna ABPMX: Associação Brasileira dos pilotos de Motocross: “É a hora de atitude”.

Associação Brasileira dos Pilotos de Motocross
Visite o site da ABPMX e faça sua filiação: www.abpmx.com.br
 
 
RH41
Notícias Classificados Dicas&Links
Vídeos Campeonatos Contato
Fotos Colunas Mural AoVivo



RH41 - By Roger Hoffmann - Guarapari-ES - © 2002/2017