Segunda-feira, Julho 24, 2006
7ª Etapa Thunder Valley Lakewood / Colorado.
Mais um resultado positivo, agora TOP 15 Balbi está andando na frente de feras do AMA MX. |
A cada corrida que passa, sinto que o campeonato vai ficando cada vez mais competitivo. Vários pilotos que estavam quebrados estão voltando. Outros que estavam em outras categorias também estão retornando e apesar disso, sinto que a cada round, eu vou me aperfeiçoando e sinto que estou cada vez mais perto do meu objetivo.
Este fim de semana não foi nada fácil. Por estar entre os vintes primeiros do campeonato (18º lugar), não tive que participar das classificatórias do sábado, foi a primeira vez.
Participei de um seleto treino entre os 20 melhores. Porém um calor de 40 graus e a 3.000mts de altitude, falta ar nas motos e nos pulmões. Meu preparo está excelente, pulmão eu tenho, mas nas motos, as equipes ricas compram uma gasolina ?oxigenada? que custa 30 vezes mais do que a que eu uso e isso faz a diferença. Tive que me esforçar muito mais que meus concorrentes. Tentei acertar minha moto de todas as formas, arrisquei tudo e no final do dia veio o resultado: 01 motor estourado e o 8º melhor tempo do dia. Conclusão: problemas pra montar meu motor pra corrida.
Por estar na estrada, com o trailer, já há 03 semanas, levei apenas um motor reserva. Quando o desmontamos, percebemos que ele não estava em boas condições e com isso tiver que sair tentando arranjar as peças que eu precisava. Na vida nada é fácil e devemos sempre buscar as soluções, por mais difÃcil que pareça. Ergui a cabeça e fui caminhando nos boxes em direção a equipe oficial Honda. Conversei com o chefe da equipe. Pra minha grata surpresa, quando fui me apresentar, ele já sabia quem eu era e me parabenizou pelos meus resultados nas corridas anteriores. Expliquei minha situação a ele e, surpreendentemente, ele me cedeu todas as peças originais que precisei. Disse ainda que pra ele era muito mais fácil me dar um motor (preparado) novo, mas que por questões contratuais ele não o podia fazer.
Problemas resolvidos, vamos as corridas. Optei por uma regulagem de carburação mais tranqüila, mais conservadora. Não queria estourar o motor novamente.
Na primeira bateria não largei muito bem por falta de potência. Minha moto era visivelmente mias lenta que a dos adversários. Na primeira curva eu não estava entre os 20, mas ao final primeira volta já era o 17º. Cada ultrapassagem era muito difÃcil, porém aos 20 minutos de corrida, todas as motos tiveram problema de superaquecimento, menos a minha, que era a única que estava com a regulagem mais tradicional. Com isso as motos igualaram. Tive um pouco mais de facilidade e comecei a ganhar posições, até a bandeirada final. Cheguei em 12º lugar. Considerei um excelente resultado. A prova estava muito difÃcil. Muito calor e uma pista muito travada, cheia de buracos e canaletas.
Mariana Balbi, 4° lugar no WMA. O motocross brasileiro tem sobrenome: Balbi |
Na segunda bateria larguei um pouco mais forte, fechei a primeira volta em 12º Lugar. Na terceira volta, perdi 3 posições após errar uma curva. Voltei a fazer ultrapassagens e travei um belÃssima disputa com David Vuillemim, era inacreditável, ele não conseguia me passar. Com isso eu chegava cada vez mais perto do pelotão da frente. Ganhei mais algumas posições e terminei novamente 12º lugar, a frente de Vuillemim. No geral fiquei em 11º lugar e 15º no campeonato.
Foi uma corrida muito dura e com uma moto lenta. A meu favor o preparo fÃsico, muita raça e determinação. Tenho evoluÃdo a cada corrida. Do inicio do ano até aqui, meu tempo em relação aos lÃderes diminuiu 50%. Existem 3 pelotões hoje no AMA. O primeiro com os 4 primeiros. O segundo tem aproximadamente 15 pilotos onde as diferenças de tempo são mÃnimas e depois o terceiro pelotão. Meu objetivo é terminar o campeonato entre os 10 primeiros. É muito difÃcil, mas não impossÃvel, pois como não corri a terceira etapa aqui, estou em desvantagem. Independente disto, vou trabalhar muito para que consiga terminar, quem sabe em alguma etapa entre os 8 primeiros. Este fim de semana o AMA prossegue aqui. No Brasil tem a 5ª etapa do Brasileiro. Vou pensar muito e dependerei dos objetivos dos meus patrocinadores para saber qual será o meu destino neste fim de semana.
Aproveito para parabenizar a minha irmã
Mariana Balbi, que este fim de semana, depois de algumas quedas, terminou em 6ª no WMA(
veja resultados abaixo) e manteve a 4ª colocação no campeonato. Parabenizo também ao companheiro da Equipe Vaz, Marcelo Ferreira de Lima o ?ratinho?, que venceu ontem a etapa do Latino americano de motocross, que aconteceu em rondônia, e assim lidera o campeonato.
Obrigados a todos
Antonio Jorge Balbi Jr.