Disputas sensacionais marcaram a 4ª etapa do Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross 2009 realizada ontem, dia 28 de junho, na cidade de Ponto Belo, no norte do estado do EspÃrito Santo.
Foi a terceira vez que a cidade de Ponto belo recebeu o circo do motocross para uma etapa do campeonato. Percebe-se logo de inicio o carinho e o respeito que a cidade tem pelo esporte, começando pela pista onde as laterais de saltos e outras áreas são gramadas, um toque especial que ficou muito bonito, e também pela presença maciça do publico na pista, desde os treinos da manhã até a entrega dos troféus no fim da tarde.
Mesmo tendo o jogo da seleção brasileira de futebol no mesmo horário do evento o publico lotou as arquibancadas do motódromo de Ponto Belo para assistir essa que foi uma das mais belas etapas do Capixaba de Motocross até agora.
As corridas das onze categorias:
50ccB
 Eduardo Barbosa Xavier |
O lÃder do campeonato, Ighor de Souza Moura venceu pela segunda vez na temporada e abriu mais ainda a vantagem na pontuação. Lucas Albernaz ficou em segundo, João Marcus Entringer ficou em terceiro e subiu para segunda colocação no campeonato, empatado com Gustavo Hartung, que não participou da etapa.
Guilherme Marques Cardoso, vencedor da terceira etapa em Itarana, teve problemas com a moto e abandonou a prova na segunda posição.
50ccA
 Guilherme Grasse |
Eduardo Barbosa, lÃder do campeonato e Guilherme Grasse, vice-lÃder, são os destaques da categoria. Guilherme é o favorito, mas não marcou pontos na segunda etapa e corre atrás do prejuÃzo.
Na corrida Guilherme não deu chances e venceu novamente. Eduardo, mesmo com problemas na corrente de sua moto, conseguiu ficar em segundo lugar.
Em terceiro lugar chegou Caio Couto, que ocupa a mesma colocação no campeonato. Ighor de Souza Moura, vencedor da 50ccB, ficou em quarto lugar e Rafael Biancardi foi o quinto.
Com a vitória Guilherme marca 25 pontos, contra os 20 do segundo lugar de Eduardo, e conseguiu diminuir a diferença na pontuação para 10 pontos, ainda vem muita disputa pelo titulo nas próximas etapas.
65cc
Caio nascimento conquista a quarta vitória em quatro etapas, o garoto de Alfredo Chaves não está dando chance aos adversários é o favorito ao titulo. Igor Lourencini ficou em segundo e Everaldo Alves em terceiro. Guilherme Grasse em quarto e Eduardo Barbosa em quinto completaram o pódio.
 Roger Hoffmann e André Almeida |
85cc
Paulo Robalo venceu pela segunda vez no ano e assumiu a liderança do campeonato. Em segundo e terceiro lugares chegaram as meninas Hanna Loubak e Barbara Passos. Bruno Moraes foi o quarto, João Pedro Santos o quinto e Caio Nascimento, lÃder na pontuação até então, foi sexto lugar.
Sub17
Aderlan Cailan continua invicto, venceu todas até agora. Mostrando muita tecnica o piloto domina a categoria dos pilotos
até 17 anos. Uma boa surpresa foi o segundo lugar de Flavio Tóffano, que vem evoluindo muito na categoria. Lucas Marcelino, com muitos problemas na moto nesta etapa, ainda conquistou o terceiro lugar. Em quarto ficou Hanna Loubak e em quinto o estreante na Henrique Biancardi.
Nacional Estreante
 Nacional Estreante |
O lÃder do campeonato, Gilberto Gil, venceu pela primeira vez no ano e disparou na pontuação geral. Flavio Tóffano surpreendeu novamente com o segundo lugar, Valter Carlos, vencedor da terceira etapa, ficou em terceiro. Elias Maluco ficou em quarto e Marcelo Bonomo em quinto.
Nacional Força Livre
Outra boa surpresa foi o desempenho do piloto Valter Carlos que, mesmo largando mal, veio la de trás e venceu a categoria. Junior Montovaneli fez a volta mais rápida e liderou grande parte da prova, mas teve problemas em sua moto e terminou em segundo lugar. Gilberto Gil ficou com o terceiro lugar e Aderlan Cailan com o quarto. Aderlan estava muito rápido na pista e marcou a segunda melhor volta da prova, o garoto mostrou toda sua técnica ao conseguir controlar sua moto e evitar uma queda quando vinha em alta velocidade nas costelas, foram vários metros com a moto totalmente de lado até conseguir parar.
Allan Moura completou o podium em quinto lugar.
MX3-Open
 Fabio Guerine |
Everaldo Correa venceu sua primeira corrida na categoria MX3(para pilotos acima de 33 anos), Vagno Pigati chegou em segundo, Fabio Guerine em terceiro, Paulinho Stinghel em quarto e Edson Patolino em quinto.
Com o resultado Everaldo, que estava apenas em quinto lugar, assumiu a liderança do campeonato e Fabio Guerine assumiu a vice-liderança.
Intermediaria
Hétore Légora largou na frente, mas não conseguiu segurar José Basilio Junior até o final. Junior foi mais rápido e venceu, Hétore terminou em segundo. Fabio Guerine andou muito bem e ficou em terceiro, Vagno Pigate em quarto e Vinicius Kruger em quinto.
MX2
 Roger Hoffmann |
Roger Hoffmann largou em primeiro pela primeira vez nesse campeonato e não perdeu mais a posição. Higor Passos ainda tentou uma aproximação, mas não conseguiu. André Almeida fez uma boa prova garantindo o terceiro lugar, José Basilio Junior terminou em quarto lugar, Basilio está andando muito bem e melhorando a cada etapa. O vencedor da MX3, Everaldo Correa, completou o pódio em quinto lugar.
MX1-Força Livre
O campeão da MX2 em 2007, André Almeida, fez outra ótima largada e, parecendo comemorar, deu belas entortadas nos saltos durante as voltas que esteve na liderança. Mas logo atrás vinham Higor Passos e Roger Hoffmann mordendo os calcanhares de André. De uma só vez Roger tenta passar Higor que tenta passar André e os três ficam lado-a-lado na curva, pra delÃrio do público presente.
 Pódio MX1 |
Higor consegue passar e Roger vem na cola deixando André em terceiro. Após algumas voltas de perseguição e algumas tentativas de Roger, a ultrapassagem aconteceu no mesmo lugar que os dois passaram André.
Mais atrás muitas boas disputas por posições entre José Basilio, Everaldo Correa, Bruno Vedova e Vagno Pigati.
No final o pódio ficou idêntico ao da MX2, Roger em primeiro, Higor em segundo, André em terceiro, Junior em Quarto e Everaldo em quinto.
Inscrição on-line:
A etapa de Ponto Belo marcou o inicio do novo sistema de inscrição dos pilotos pela internet. A FECAM-Federação Capixaba de Motociclismo e a Renan Loubak Motocross, organizadora do campeonato, adotaram o novo sistema de gerenciamento de corridas pela internet, que atende desde a inscrição dos pilotos e gerenciamento das provas até os resultados das corridas e do campeonato, entre outra coisas.
Veja os resultados completos no RH41 Racing
(A classificação do campeonato ainda não está disponÃvel no RH41 Racing, pois alguns pilotos que marcaram pontos em etapas passadas ainda não se cadastraram no sistema)
Galerias de fotos em breve