Campeões por antecipação
Diogo Andrade na categoria Força Livre, Wagner Valadão na Nacional e Mayron Ghisolf na 50cc.
Estes pilotos conquistaram o tÃtulo de Campeão Capixaba de Motocross 2003 por antecipação nas suas categorias.
Diogo, que foi campeão da Intermediária em 2001, seu primeiro ano em campeonatos, e campeão da
Força Livre em 2002, conquista o bi-campeonato em 2003 na principal categoria do motocross. Três anos, três campeonatos e três TÃtulos.
Wagner dispensa apresentações. O baixinho, que se prepara para correr nos EUA, é campeão antecipado da
categoria Nacional e está em primeiro na 125cc podendo ser mais uma vêz campeão da categoria na final em Viana.
Além destas duas categorias Wagner disputa também a Força Livre onde pode conquistar o vice-campeonato.
Mayron começou este ano e promete ser um bom piloto, pois o pai, Fernando Guisolf, é piloto e
corre na categoria Open e o irmão, Rhuan corre na 60cc. A familia toda na pista...
Os Campeões por antecipação
Diogo Andrade Força Livre Equipe Anda Construtora/Posto Dino Guarapari |
Wagner Valadão Nacional Itacar Motos Grafica São Judas Tadeu Vitória |
Mayron Ghisolf 50cc Bicho Guloso Vitória |
Decisão só na final em Viana
125cc, Intermediária, Open, 80cc, 60cc e Nacional Estreantes. Estas seis categorias serão
definidas na final em Viana dia 20/07.
Na
125 três pontos separam o lÃder Wagner Valadão(100) de Roger Hoffmann(97) depois
da vitória de Wagner e do segundo lugar de Roger em Gironda.
Entre estes dois estão o campeão e o vice, pois os dois abriram muita diferença para o terceiro colocado.
Na Intermediária Roger Hoffmann venceu em Gironda e abriu quatro pontos de vantagem para
Rodrigo Barros(Ronca Motos Scarton, Colatina) que é o segundo colocado. Roger está com 101 pontos e Rodrigo com 97.
Levi Tesch(Supermercados Schwambach, Afonso Claudio) é o terceiro colocado na categoria.
Roger precisa chegar uma posição atras de Rodrigo para ser campeão.
Itamar Alvarenga(Italenes Confecções, B.S.Francisco) vinha em terceiro no campeonato, mas ficou fora da 6°
etapa em Gironda devido a uma contusão.
|
Roger Hoffmann Equipe Anda Construtora/Posto Dino Guarapari |
Na
Open o campeão de 2002, Paulo Stinghel(Moto Stinghel, Vitória), com a vitória em Gironda ficou com 107 pontos contra 103 de Levi Tesch.
O campeão da categoria vai ser um destes dois, já que nenhum outro piloto tem pontos suficientes
para alcança-los.
A categoria
Nacional Estreantes, criada em 2003, vem batendo recordes
de pilotos inscritos em campeonatos de motocross no estado em cada prova.
Arnon Pereira(Vitóriawagem, Cariacica) ficou em segundo
lugar em Gironda e manteve a primeira colocação no campeonato. Jeovâne Neves(Mepal Yamaha/Vaz, Vila Velha) é o segundo e
Fabricio Fazolli(S.Fazolli, C.Itapemirim) o terceiro. Os três tem chances de chegar ao tÃtulo.
Esta categoria promete pegar fogo em Viana com recorde de pilotos, dificultando muito para
os lÃderes que disputam o tÃtulo de campeão capixaba de 2003.
Na
80cc Higor Passos(Brasil Cargo, Cariacica) é lider, mas não foi bem em Gironda onde o Renan Tesch(Supermercados Schwambach, Afonso Claudio) venceu e conseguiu
diminuir a distancia. Renan era o terceiro colocado e com a vitória agora está em segundo.
Estes dois disputam o tÃtulo de campeão 2003 na final em Viana.
Quem ficou fora da disputa pelo tÃtulo foi Raphael Mendonça(MM2 Marmores e Granitos, C.Itapemirim) que quebrou a clavÃcula e deve ficar
fora também em Viana.
Na
60cc Renan Tesch, que também disputa a 80cc, é o lÃder seguido de Maycon Rizzo(Itacar Motos, C.Itapemirim)
e Rhuan Guisolf(Bicho Guloso, Vitória).
Renan precisa apenas terminar a prova e marcar alguns pontinhos para ser campeão 2003.
Renan Venceu a 60 e a 80 em Gironda e tem chances de ser campeão nas duas.
Fera é fera, não importa o sexo
Hanna Loubak(Street Racer, Cariacica) atualmente a única menina que disputa o campeonato capixaba de motocross, caiu
nos treinos da manhã e machucou o braço. Mesmo assim tentou largar mais foi obrigada
a abandonar na primeira curva, pois não resistiu a dor. Na segunda-feira veio o diagnóstico:
Fratura do braço. E tem marmanjo que desiste fácil, heim???
Melhora rápido Hanna, esperamos te ver pilotar no dia 20.
Pista travada X Preparo fÃsico
A pista de Gironda foi muito bem feita, porém super travada, um arena-cross que exigiu
muito preparo fÃsico dos pilotos.
A pista não tinha espaços livres, os obstáculos eram seguidos e não dava tempo do piloto
relaxar a mão entre eles.
Um verdadeiro teste de "braço" e este é o
ponto fraco dos pilotos capixabas que
precisam mudar a maneira de treinar e se preparar.
Nossos pilotos têm que pensar numa preparação para longo prazo. Não existem resultados imediatos,
todo trabalho de preparação só começa a ter resultados com, no mÃnimo, seis meses.
Então, mãos a obra que 2004 vem aÃ...
Respeito aos pilotos, as equipes e seus familiares
A maioria dos pilotos e seus familiares viajam pelo menos 150km e alguns até o triplo disto para chegar em Gironda.
Quando acaba a corrida todos querem começar a viagem de volta o mais rápido possÃvel,
pois todos estudam ou trabalham na segunda-feira e querem chegar logo em casa.
A falta de visão das pessoas que organizaram a corrida fez com que, mais uma vês ao final do evento,
todos tivessem que passar com os carros, caminhões e motorhomes pela praça da cidade em plena
realização de um bingo atrasando em quase duas horas a viagem de volta.
Era um verdadeiro corredor humano com barracas, carros, motos e bêbados pra todos os lados.
Passar ali no meio com o motorhome do Diogo Andrade foi um sufoco e uma experiência que eu não
quero repetir.
Como se não bastasse, o difÃcil acesso ao local do Box e a saÃda à noite,
pois a corrida terminou quase no escuro, causou alguns amassados e arranhões no motorhome do
Diogo: lá se foi o prêmio que ele ganhou na corrida.
O motocross capixaba evoluiu e as pessoas que fazem as corridas também tem que evoluir.
Um evento deste tamanho não pode ser feito sem uma área boa e de fácil acesso para o Box e
também uma área exclusiva para público e um pit-stop na pista para mecânicos evitando assim a
invasão de pista que aconteceu em Gironda.
Já foi o tempo que o locutor dizia: "se vocês não saÃrem daà não será dada a largada"
Fazia muito tempo que eu não ouvia isto...
O primeiro passo é reconhecer os erros e não permitir que aconteçam novamente.
Deixo aqui o pedido ao Renan para que a FECAM faça estas exigências para dar o alvará
para a corrida seguindo o padrão da quarta e quinta etapas do campeonato realizadas em
Vila Valério e Jaguaré.
Sei que isto já é feito, porém é preciso que se crie meios de
os organizadores do evento serem responsabilizados pelas consequencias de sua desorganização.
Abraços e até dia 20...
Lauro Hoffmann