RH41
Notícias Vídeos Fotos Colunas Campeonatos Contato AoVivo

 








13/01/2018
AMA Supercross
2ª etapa em Houston
ASSISTA AO VIVO





 
 







 
 

24/03/2014 - Entrevista: Daniel Pessanha - atual Campeão Capixaba da categoria MX-Pró

Entrevista
Daniel Pessanha

Fotos: arquivo pessoal do piloto


Federal Pai, dedicação e apoio total para o filho campeão
Ninguém melhor que o atual Campeão da principal categoria do motocross capixaba e da Copa Speed Way de Motocross para reinaugurar a seção Entrevistas do RH41.
Federal, como é mais conhecido, apesar de ser do estado do Rio de Janeiro, praticamente começou sua carreira competindo em terras capixabas. Inclusive aqui no RH41 tem fotos dele numa prova de Campeonato Capixaba de 2002, a quase 12 anos atrás(veja aqui).
O Campeão gentilmente dedicou seu tempo para conversar conosco pela internet, falando desde o seu inicio no MX até os títulos recentemente conquistados, sempre muito simpático.

Com vocês o Campeão,
    Daniel “Federal” Pessanha.


Em primeiro lugar, parabéns pelos títulos de Campeão Capixaba de Motocross/Supercross 2013 e, mais recentemente, da Copa Brasil de Speed Way Motocross 2014.
Você corre em provas aqui no Espírito Santo desde seu começo no cross, mas agora você decidiu se filiar aqui no estado e deixar de disputar os títulos do seu estado(RJ), por que?

Primeiramente gostaria de agradecer o espaço e fico muito feliz pelo site RH41 estar de volta, já que é uma grande referencia no cenário off Road Brasileiro.
Desde pequeno, quando só acompanhava meu pai nas corridas eu tinha a oportunidade de estar aí no ES, já que meu pai andava algumas provas do Capixaba. Minhas primeiras corridas foram aí também, já cheguei a fazer um campeonato inteiro aí na categoria intermediaria na qual fui vice-campeão, depois vim correr o campeonato daqui do Rio onde fui campeão algumas vezes. Em 2008 voltei a me filiar na FECAM, de onde não saí mais, pois vi o quanto a federação tem de comprometimento com o esporte e os pilotos. Hoje o Capixaba é um campeonato a nível nacional, com excelentes pistas, ótima premiação, muito bem organizado, enfim, um campeonato de alto nível.


Dono de um estilo arrojado, Federal conquistou muitos fãs entre o público capixaba

Qual a importância destes títulos pra você?
Com certeza um título sempre é muito bom, porque mostra o resultado de todo trabalho feito em toda temporada, mas o título do campeonato do ano passado foi ótimo, comemorei muito, eu estava com o grito entalado na garganta, trabalhei muito para que isso acontecesse, já que nos anos anteriores não tive muita sorte e alguns problemas fizeram com que eu perdesse a chance de brigar pelo campeonato. O melhor de ser campeão capixaba é saber que consegui superar meus adversários, já que é um campeonato bem disputado e com pilotos de alto nível.

Fale um pouco dos seus maiores rivais na disputa dos títulos.
Como o campeonato está em sua grande fase, sempre encontrei o gate cheio e isso já torna todos ali meus grandes oponentes, já que qualquer um tem a chance de ganhar e estão ali pra isso, mas a briga direta pelo campeonato estava entre o Higor Passos, Tiago Brinate e eu. Os dois são grandes pilotos e sempre dão trabalho na pista, minha relação com eles é boa, na pista procuro ser o mais profissional possível para não ocorrer nenhum desentendimento entre nós.

Vai continuar filiado no ES para defender o título em 2014?
Vou sim, quero defender meu título com unhas e dentes, podem esperar outro excelente campeonato, inclusive já teve a abertura na cidade de Marataízes e eu saí de la com a vitória(Veja aqui os resultados da 1ª etapa).


O Campeão começou a temporada 2014 no topo do podio na primeira etapa do Capixaba de MX/SX

Conte sobre o seu começo no MX, quem te incentivou e etc.?
Meu começo foi complicado, como acompanhava meu pai, sempre fui apaixonado pelas duas rodas, mas infelizmente devido a nossas condições financeiras não tinha como eu ter uma moto, daí dava umas voltinhas na moto dele, como eu era muito novinho, mal alcançava as pedaleiras(risos). Fui crescendo e meu pai tava vendo que não tinha mais jeito, até que um dia, eu tinha 13 pra 14 anos, eu corri com uma DT de um amigo do meu pai e todos viram que eu levava jeito, daí na mesma semana meu pai comprou uma DT pra mim e eu não parei mais, quem parou foi ele, para poder estar me dando todo o apoio possível, já que não tinha como manter nós dois no esporte, sou muito grato a ele por isso, não tem explicação o que ele fez, pois sei muito bem como é difícil ficar de fora das pistas.
Clique nas fotos para ampliar






Quais são os planos para 2014?
Pretendo fazer todo Campeonato Capixaba, algumas provas aqui no Rio e tem também a Copa Minas Gerais e o Campeonato Brasileiro, porém esses dois últimos são campeonatos com custos muito altos e, infelizmente, sem patrocinadores não sei se vou conseguir ir em todas as etapas, mas farei o possível pra ir em algumas.

Falando em Campeonato Brasileiro, o que você acha da atual gestão da CBM e do calendário divulgado para 2014?
Bom, na minha opinião o MX nacional esta passando por uma fase horrível, essa atual gestão não sabe o que está fazendo. Posso afirmar isso porque nesses anos em que a entidade está na mão dessa presidência, as provas só estão piorando, com pistas mal tratadas, horários que não são cumpridos, nós pilotos sendo tratados sem respeito algum, gates cada vez mais vazios, divulgação zero e muitas outras coisas que se eu for citar escreverei a página inteira.
Vamos ver se esse ano as coisas melhoram, mas pelo visto acho que não, até o calendário a gente não pode confiar, porque acho que já mudou, ou seja, a gente se programa pra uma coisa e quando vai ver eles mudam a data e a cidade, como por exemplo o estado do ES estava no calendário e não está mais. Pedra bonita(MG) está há anos sediando corridas, lá é palco de etapas do Campeonato Mineiro e da Copa Show Minas de Motocross, mas para sediar uma etapa do Brasileiro aí já é outra história, não sei se la tem estrutura pra isso, tipo, hospital, hotelaria, bom acesso, etc. Espero que esses problemas sejam resolvidos, mas pelo que vejo da CBM, eles não estão nem aí pra nada disso, querem é fazer a corrida e que o resto (pilotos) se danem.


Campeão da Copa Speed Way de Motocross 2014, Federal é um show a parte nas provas com se estilo agressivo nas curvas

Você até criou um “Evento no Facebook” onde busca apoio para conseguir patrocínio, fale sobre isso, está dando resultado?
Hoje em dia as redes sociais estão com força total e eu utilizei isso para tentar arrumar algum patrocínio para temporada 2014, muitas pessoas curtiram e me deram maior apoio moral, mas infelizmente até agora não consegui fechar nada para custear minhas despesas, mas tenho fé que minha hora vai chegar.

Com quem você já tem fechado como apoio ou patrocínio para temporada 2014?
Queria muito que pudesse começar 2014 com uma estrutura grande para poder me dedicar 100% ao MX, mas a realidade do nosso país é outra e conto com algumas pessoas muito importates para que eu possa dar continuidade ao meu sonho, sem elas seria impossível continuar. Muito obrigado ao Jaime da Protech Motorsports, Felipe Pigati da Pix Graphics , Sandro Moura da Academia Sandro Moura Fitness, Federal Motos e a Personal Elana Pessanha.

Fique a vontade para falar o que desejar
Novamente gostaria de agradecer pelo espaço. Fico muito feliz pela forma como sou tratado aí no ES, apesar de não ser capixaba, tenho muitas pessoas daí que torcem por mim e isso não tem preço. Gostaria de agradecer novamente ao Jaime da Protech Motorsports, Felipe Pigati da Pix Graphics, Sandro Moura da Academia Sandro Moura Fitness, minha personal Elana Pessanha, Federal Motos, meu mecânico Marcos, minha família por sempre estar me dando o maior apoio, minha esposa que está do meu lado me motivando, todos que torcem por mim e a DEUS por nos proporcionar isso tudo.

Nome: Daniel Pessanha
Apelido: Federal
Data nascimento: 02/04/1982
Idade: 31
Estado civil: casado
Natural: Campos dos Goytacazes
Hobby fora do MX: Passear com a família
Comida: Churrasco
Bebida: Suco de laranja
ádolo: Ayrton Senna
Sonho: Subir em um pódio no Brasileiro de MX
Vácio: Motocross
Másica: Charlie Brown Jr.
Facebook: www.facebook.com/daniel.pessanha.54



Entrevistas RH41:
25/03/2014- Daniel “Federal” Pessanha: Campeão Capixaba da categoria MX-Pró 2013 e Copa Speed Way 2014
08/01/2009- Renan Loubak: presidente da FECAM e vice-presidente da CBM...
21/07/2007- Balbi Junior: Video entrevista...
12/06/2007- Swian Zanoni: Video entrevista...
13/11/2006- João Marronzinho Paulino, Bi-campeão Brasileiro de Motocross...
27/10/2006- Sebastião Hot Gouvêa, um dos melhores construtores de pista do Brasil e editor...
01/08/2006- 5 Minutos com Renan Loubak: o presidente da FECAM fala sobre as etapas...
31/01/2006- Rafael Zenni: Entrevistado pelo Jornal Race X Moto Reporter.
31/01/2006- Roger Hoffmann: Entrevistado pelo Jornal Race X Moto Reporter.
09/07/2005- Renan Loubak: Presidente da FECAM, piloto e organizador de corridas.
23/06/2005- Ana Paula Ribeiro: Perfil da Campeã Brasileira de Ginástica Rítmica
20/06/2005- João "Marronzinho" Paulino: Lider do Brasileiro de Motocross 2005
15/07/2004- João Batista Lopes Junior: Um carioca no capixaba de Motocross
22/07/2003- Arnon Pereira de Souza: Campeão da Nacional Estreante 2003
03/04/2003- Everaldo Correa: Um veterano de talento e muita técnica
16/02/2003- Wagner Valadão: Os planos de ir para os EUA em 2003
20/01/2003- Roger Hoffmann: O início em 2003
19/01/2003- Diogo Andrade: Campeão Capixaba de Supercross 2002

 
 
RH41
Notícias Classificados Dicas&Links
Vídeos Campeonatos Contato
Fotos Colunas Mural AoVivo

Anuncie no RH41 - webmaster@rh41.com

RH41 - By Roger Hoffmann - Guarapari-ES - © 2002/2017