16/03/2010 - CBM: Brasileiro de Motocross Júnior começa com vitória de Mariana Balbi em Friburgo/RJ.
Enviado por: CBM-Confederação Brasileira de Motociclismo
Brasileiro de Motocross Júnior começa com vitória de Mariana Balbi em Friburgo/RJ Piloto mineira venceu com tranquilidade a recém-criada categoria MXF
Brasileiro de Motocross Júnior Foto: Daniel Marcus
O Campeonato Brasileiro de Motocross Júnior (MXJr, MXF e 50cc) 2010 começou neste fim de semana na cidade de Nova Friburgo/RJ, que também foi palco da primeira etapa do Campeonato Carioca de Motocross. A primeira etapa não foi marcada apenas pela forte chuva que caiu na cidade da região serrana do Rio de Janeiro, mas também pela vitória da mineira Mariana Balbi na recém-criada categoria feminina (MXF). Bruna Bartz terminou em segundo, e Stefany Serrão em terceiro. Janaína Todeschini foi a quarta, e Maiara Basso a quinta colocada na MXF.
- Não estávamos contando com a chuva, e isso dificultou um pouco, já que deixou a pista bastante técnica. Acho que isso acabou atrapalhando um pouco algumas das meninas, que não estavam muito acostumadas com o nível de Brasileiro - declarou Mariana, após a prova.
Na categoria MXJr., a vitória foi do catarinense Victor Feltz, seguido pelos gaúchos Marçal Muller e Leonardo Dambros. Mateus Basso, também gaúcho, terminou em quarto, com Mariana Balbi em quinto.
Dona de um excelente retrospecto não apenas no país, onde venceu uma etapa do Brasileiro de Motocross em 2009, disputando apenas contra homens, Mariana é atualmente uma das melhores pilotos femininas do mundo, e sabe da importância da criação da nova categoria como incentivo para outras competidoras.
- Foi muito bom ver o surgimento dessa categoria. A prova de Friburgo permitiu às meninas ter a experiência de correr em uma pista de alto nível. Eu estou muito feliz de poder ter participado dessa estreia, que incentiva o surgimento de novas meninas no esporte, e também muito feliz com a minha vitória - ressaltou.
Mariana se prepara agora para a disputa do WMX, competição nos Estados Unidos disputada apenas por mulheres e na qual já conquistou grandes resultados.
- Não devo participar da próxima etapa do Brasileiro feminino pois tenho de ir para os Estados Unidos. Mas viajo com a certeza de que demos o primeiro passo. Não é qualquer menina que quer entrar na pista para competir com homens, e com a categoria feminina elas se sentirão de igual para igual, percebendo que também podem participar de uma prova de motocross - completou.
Na categoria 50ccA, Lucas Costa foi o vencedor, seguido por Gabriel Andrigo e Pedro Augusto Moraes. Guilherme Torres da Costa venceu a 50ccB, com Arthur Todeschini em segundo, e Lucas Belem em terceiro.
RH41:
Os capixabas Gelson Carlos, de Guarapari, Hanna Loubak e Barbara Passos, de Cariacica, conquistaram boas colocações em suas provas. Gelsinho chegou em 6° lugar na MXJr e por pouco não subiu no pódio. Hanna e Barbara chegaram em 7° e 9° lugares na categoria feminina, a MXF.
Confira o resultado da 1ª etapa do Brasileiro de MXJr.:
MXF:
1ª - Mariana Balbi (MG)
2ª - Bruna Bartz (PR)
3ª - Stefany Serrão (SP)
4ª - Janaína Todeschini (SC)
5ª - Maiara Basso (RS)
6ª - Bianca Ribeiro Souza (PR)
7ª - Hanna Loubak (ES)
8ª - Maria Fernanda Rocha (MG)
9ª - Barbara Passos (ES)
10ª - Raquel Oliveira Alves (MG)
MXJr.:
1º - Victor Feltz (SC)
2º - Marçal Muller (RS)
3º - Leonardo Dambros (RS)
4º - Mateus Basso (RS)
5º - Mariana Balbi (MG)
6º - Gelson Carlos (ES)
7º - Leonan Tavares (RJ)
8º - Oziel Barrozo Júnior (RJ)
9º - Lucas Pires (PR)
10º - Bruna Bartz (PR)
50ccA:
1º - Lucas Costa (RS)
2º - Gabriel Andrigo (RS)
3º - Pedro Augusto Moraes (RS)
4º - Diogo Morais (RJ)
5º - Gabriel Panzera Silva (RJ)
50ccB:
1º - Guilherme Torres da Costa (PR)
2º - Arthur Todeschini (SC)
3º - Lucas Belem (RO)
4º - Felipe Moraes (RS)
5º - Alifer Rodrigues (RJ)
6º - Felippe Menuzzi (RS)
7º - João Victor Tostes (RJ)
8º - Lucas Ribeiro (RJ)
9º - Bernardo Debossan (RJ)
10º - Victor de Magalhães (SP)
|