Roger Hoffmann, Paulo Stedile e Nielsen Bueno na 4ª etapa de 2009 em Alfredo Chaves-ES. Nielsen venceu a XC1 e Roger venceu a XC2. Foto: Sidney Tecno Racing |
(CBM, 06/05) - A cidade de Paraíba do Sul/RJ, próxima à divisa com Minas Gerais, será palco nos dias 15 e 16 de maio da abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-Country. A competição reúne os melhores do país, mas também atrai a atenção de pilotos de outras modalidades, como o líder do Brasileiro de Enduro FIM, Felipe Zanol, o campeão brasileiro de velocross, Paulo Stedile, e até pilotos de motocross, como o petropolitano Raul Guilherme.
- É um esporte técnico, sem dúvida, mas ao contrário do Motocross que depende de intensidade máxima, acelerando do início ao fim, o cross-country também tem uma parte tática e precisa de estratégia - declara "Raulzinho", campeão da modalidade em 2008. - Por ser uma prova muito longa, com cerca de uma hora de duração, tem que estar com a parte física em dia para conseguir completar. É um esporte que exige muito preparo do piloto - ressalta.
A prova de Paraíba do Sul terá estrutura semelhante à do Brasileiro de Motocross, com arquibancada para o público e pit-lane coberto para os mecânicos se comunicarem com os pilotos durante a prova. Além disso, os participantes também estarão na disputa por R$ 5 mil em premiação.
- Vamos usar boa parte da estrutura da etapa de Nova Friburgo do Brasileiro de Motocross. O pit-lane terá televisores para as equipes acompanharem os tempos de cada piloto, e vamos ter uma premiação interessante que não é comum no cross-country - diz Melina Guelman, diretora da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).
Vice-campeão brasileiro na categoria XC1 em 2009, o paranaense Paulo Stedile vem embalado para a abertura do campeonato. Stedile lidera o Brasileiro de Velocross, competição na qual busca o bicampeonato nacional este ano, mas também quer algo mais no cross-country.
- Este ano teremos grandes pilotos na disputa, como o Felipe (Zanol) e o Nielsen (Bueno). Respeito todo mundo e sei que são fortes candidatos ao título, mas quero fazer o meu trabalho bem feito. Estou com um pouquinho mais de experiência na modalidade, nas pistas, e não terei um impacto tão grande quanto na minha estréia. Ano passado fui vice-campeão e este ano estou com grande vontade de disputar o título. Trabalhei bastante e espero fazer uma boa temporada - afirmou Stedile.
O Rio de Janeiro tem tradição no Cross-Country. Toninho Guzzo, de Nova Friburgo, é o atual bicampeão da "Nacional B" e em 2010 buscará o título em outra categoria.
- Fiz uma pista particular na minha casa, e agora, após o bi em 2008 e 2009, vou encarar a XC2, que é bem mais difícil. Estreei nesta categoria no Campeonato Carioca deste ano e venci a primeira etapa. Estou de moto nova, uma Kawasaki 250cc, há apenas 20 dias, mas estou me preparando ao máximo para o Brasileiro e espero conseguir bons resultados - declarou Toninho.
A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-Country é uma realização da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), com apoio do Ministério do Turismo, da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul e da Fazenda Espaço do Cowboy. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Mais informações: (21) 2609-7169.