O atual líder da competição na categoria Especial XC1, o mineiro Nielsen Bueno foi perfeito e venceu a 4ª etapa do campeonato em Alfredo Chaves-ES. Paulinho Stédile, adversário direto de Bueno pelo título, chegou em 2º lugar.
Nielsen assumiu a ponta logo na primeira volta e liderou até a bandeirada final depois de mais de uma hora de prova.
Paulo Stedile, vencedor da 3ª etapa, que tentava mais uma vitória para diminuir a diferença na pontuação do campeonato, não conseguiu um bom desempenho na prova e não chegou a ameaçar o líder.
Com a vitória, Nielsen Bueno chega a 97 pontos contra 69 de Paulo Cesar Stedile e fica muito próximo de consquistar o titulo de campeão 2009 na categoria.
As Provas:
A direção de prova decidiu juntar as provas das categorias XC1 e XC2 em apenas uma bateria, com classificação separada para cada uma, gerando muito mais disputas e emoção para o público presente.
Na largada Roger Hoffmann pulou na frente, mas Nielsen Bueno assumiu a ponta ainda na primeira volta. Paulo Stédile estava na disputa, mas um acidente na parte de trilha da pista fez o piloto cair para a quarta posição.
E a prova seguiu assim, Nielsen e primeiro, Roger em segundo, Rigor Oliveira em terceiro, Stédile em quarto e Ripi Oliveira em quinto.
Mais emoção na última volta:
Nas últimas voltas Nielsen parou no pit, abasteceu e logo voltou a prova, sem perder a liderança. Roger, em segundo lugar geral e em primeiro na XC2, achou que o combustível de sua YZ250F daria para chegar no final... mas não deu e a moto parou exatamente na última volta, sem combustível. Para sorte do piloto capixaba, a moto parou proximo ao pit stop e alguns amigos correram até sua moto, colocaram rapidamente a gasolina e ele conseguiu completar a prova ainda em segundo lugar na geral conquistando o primeiro lugar em sua categoria, a XC2.
Rigor Oliveira chegou em terceiro, ficando em segundo na XC2 e Paulo Stédile chegou em quarto lugar, posição que lhe deu o segundo lugar na categoria XC1.
Varios pilotos capixabas tiveram destaque nas provas e conquistaram pódios:
Correndo em casa, os capixabas fizeram a festa e conquistaram vitórias em 4 das sete categorias realizadas.
Além do piloto Roger Hoffmann, de Guarapari, atual líder do Campeonato Capixaba de Motocross e da Copa Norte Capixaba de Motocross, que dominou a categoria Especial XC2(250cc), Hanna Loubak, de Cariacica, que venceu a categoria Sub17, Ruan Carlos Lovatti Sardi venceu a categoria Minicross e Peterson Francisco venceu a categoria Nacional A, ambos são de Alfredo Chaves.
Mais pódios capixabas:
Na categoria Over 35, Everaldo Correa, Fabio Guerini e Paulo Stinghel conquistaram 2º, 4º e 5º lugares, respectivamente.
Na XC2, além de Roger Hoffmann em 1º lugar, Gelson Almeida Carlos subiu no pódio em 3º lugar.
Peterson Francisco ficou em 1º, Lazaro Furlan ficou em 3º e Felipe Bicalho Almeida em 4º lugar na categoria Nacional A.
Na Nacional B, Danilo Mombrini Perim ficou em 2º e Michel Schunck em 3º.
Na Sub17 e na Minicross só deu capixabas nos pódios:
Sub17: Hanna Loubak em 1º, Paulo Ricardo em 2º, Peterson Francisco em 3º, Caio Nascimento Severgnini em 4º e Igor Ribeiro Lourencini em 5º.
Minicross: Ruan Carlos Lovatti Sardi em 1º, Gisele Dona Bernabé em 2º e Guilherme Grasse Rodrigues em 3º.
A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country teve o patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo - Sesport - Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves - Sicoob - Motoracing - Esplacar Veículos - Bicho Guloso - Odilon Motos - GPC Veículos - Água Dupote - Autocenter Cavalini - Central do Pão - Fora do Ar
O evento foi organizado pela FECAM-Federação Capixaba de Motociclismo e AMTAC-Assossiação Moto Trial de Alfredo Chaves, com supervisão da CBM-Condefedação Brasileira de Motociclismo.
Resultados:
Os resultados completos de todas as provas estão no site
www.racing.rh41.com.br
(
clique em Crosscountry a direita do site e depois em resultados no menu acima)