RH41
Notícias Vídeos Fotos Capas Colunas Campeonatos Facebook Twitter Instagram











 
 







 
 

09/08/2012 - Motocross pelo Mundo: coluna de Marcelo Merizio no RH41 - “Brasileiro em Anchieta, Arenacross, MX das Nações, Mundial e mais...

Motocross pelo Mundo
Coluna Marcelo Merizio


Marcelo Merizio
Quinta-feira, 09/08/2012

Fala Pessoal!!!!
Essa semana foi movimentada no motocross capixaba e brasileiro, então não vamos perder tempo...

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – ETAPA DE ANCHIETA/ES
Neste fim de semana acontecerá a 7ª Etapa do Brasileiro de Motocross na cidade de Anchieta/ES. Pelas informações a pista foi construída em local com topografia acidentada, proporcionando subidas e descidas, bem ao estilo do motocross clássico.
Os pilotos capixabas não pagam inscrição e espero que a quantidade de inscritos seja boa para contrapor a baixa participação de pilotos de outros estados. Poucos anos atrás as categorias tinham classificatórias via tomada de tempo para definir quem participaria das baterias finais, o que não acontece hoje onde vemos gates com 15 ou 20 pilotos. Essa é uma boa chance para os pilotos capixabas e de estados próximos ganhar bagagem e experiência. Como certa vez ouvi do Roger Hoffmann, se uma corrida vale por 10 treinos, uma etapa de brasileiro vale por 100 hehehehehehhe.
Além dos pilotos o evento vale muito a pena para os expectadores e amantes do esporte pois em cada categoria temos vários pilotos com chance de vitória. Vamos ficar de olho na disputa da MX2 pois tanto Dudu Lima como Thales Vilardi vem fazendo excelentes resultados nas últimas etapas e podem incomodar o líder Hector Assunção. Na MX1 o espanhol Campano é líder com apenas 1 ponto de diferença para Adam Chatfield, mas Jorge Balbi passou as três últimas semanas no Sul da Califórnia treinando a acertando equipamentos para sua moto e pode entrar nessa briga pela vitória.
Então fica aqui o convite aos pilotos e expectadores para comparecer em Anchieta. As atividades ocorrem sábado e domingo e a programação encontramos aqui mesmo no site RH41.


Brasileiro de Motocross em Anchieta neste fim de semana
Foto: Divulgação

ABERTURA DO ARENACROSS – CURITIBA/PR
Um sucesso foi a abertura do Aranecross em Curitiba. Na categoria MX2 a quantidade de pilotos (31 ao todo) aumentou as disputas para conseguir uma das 14 vagas do gate de largada da bateria final. Teve muito piloto de equipe que ficou de fora. Na bateria final, vitória incontestável para Rafel Faria. Hector Assunção que largou na ponta e se manteve assim pelas primeiras voltas acabou cometendo vários erros e finalizou em terceiro, logo atrás de Anderson Amaral.
Na categoria MX Pró a primeira bateria teve vitória consistente de Jean Ramos que parece estar cada dia mais adaptado às motos de 450 cc e também trazendo sua experiência do Ama Supercross. Mas o melhor veio na segunda bateria. Jean Ramos mais uma vez pegou a ponta no começo da bateria, mas acabou superado por Carlos Campano após a metade da corrida. Adam Chatfield que vinha acompanhando os lideres de perto, se aproveitou de um erro de Jean, e na última curva, após observar que Campano vinha lento na seção de costelas comemorando sua “vitória”, fez a ultrapassagem e venceu a segunda bateria, empatando em pontos na liderança do campeonato com Jean Ramos e com Campano em terceiro. Observando a tabela de tempos, verificamos que Chatfield fez uma prova consistente e seus tempos de volta tiveram pouca variação e Campano caiu sei ritmo nas últimas 5 voltas. A meu ver faltou um trabalho da equipe em avisar que a liderança estava ameaçada. Quem está com a placa no pit stop tem que estar atento a informar o máximo ao seu piloto, desde tempo de corrida até a situação de outros pilotos que estão a sua frente e imediatamente atrás.
A participação dos capixabas foi boa. Higor Passos foi a final da categoria MX2 e finalizou na 10ª colocação, o melhor privado da categoria e ainda deixou vários pilotos de equipe para traz. Mateus Boechat finalizou na 12ª colocação em sua bateria classificatória e acabou ficando de fora na final (lembrando que Mateus é piloto da categoria Intermediária e faz sua estreia na MX2 no Arenacross).
O evento como sempre estava muito bem organizado, com transmissão ao vivo pela internet (o Sportv não transmitiu por conta das Olimpíadas) mas a pista por conta da chuva que foi frequente toda a semana em Curitiba acabou a deixando muito úmida, mais sucetível ao surgimento de canaletas em entradas de saltos e praticamente destruindo a seção de costelas. Muitos pilotos foram vítimas desses problemas e tiveram suas corridas comprometidas. Está na hora dos organizadores do Arenacross fazer manutenção na pista entre a programação da tarde e da noite para manter o nível do acabamento da pista....


Largada da categoria Pró na abertura do Arena Cross 2012
Foto: Arena Cross

MOTOCROSS DAS NAÇÕES 2012
Durante a última semana e nessa observamos uma grande reviravolta na equipe brasileira que participará do Motocross das Nações na Bélgica. A Equipe Honda que teve três pilotos convocados (Hector, Wellington e Leandro Silva) se pronunciou informando que não iria levar seus pilotos focando nos campeonatos nacionais. A CBM convocou no lugar dos pilotos Honda Jean Ramos (MX1) e os irmãos Dudu Lima (MX2) e “Ratinho” Lima (reserva). A equipe XMotos de Jean Ramos também divulgou comunicado informando estar focada nos campeonatos nacionais.
A esperança da ida dos brasileiros ao Nações está nos irmãos Lima que estão tentando algumas possibilidades para garantir a presença, lembrando que Jorge Balbi tem seu projeto garantido pela Pro Tork através da equipe Bud Racing que locará sua estrutura para o brasileiro. A possibilidade de Dudu e “Ratinho” utilizarem a equipe Bud foi descartada por seu chefe de equipe Gui Lima informando que não tem como arcar com esses custos e a tentativa para garantir a presença é através de um esquema bem simples baseado em alugar motos e levar do Brasil algumas peças especiais para usar nas motos.
Agora vamos aguardar essa definição. Se isso acontecer vale lembrar que não teremos reserva e qualquer problema com um dos pilotos praticamente irá anular as possibilidades de ir à final.

MUNDIAL DE MOTOCROSS – 12ª ETAPA – REPÚBLICA CHECA
Cairoli na MX1 e Herlings na MX2 fizeram duplas vitórias em suas categorias e aumentaram ainda mais a vantagem sobre seus adversários no campeonato.
Nota pelo retorno de Zach Osborne na MX2 com pódio e Max Nagl na 4ª colocação da MX1. Quanto a Max Nagl, este está sem equipe para a próxima temporada pois a KTM não renovará seu contrato.


Zach Osborne
Foto: Divulgação

RÁPIDAS E RASTEIRAS
  1. Sempre fui a favor da presença de estrangeiros em nossos campeonatos, mas este ano a quantidade está fora do normal. Dos 14 pilotos que largaram na final da categoria MX Pró do Arenacross, cinco eram estrangeiros. E muitos estão com nível de pilotagem inferior a de brasileiros e acabam ficando com a vaga nas equipes.
  2. Falando sobre equipes, temos algumas satélites Honda que estão com pilotos muito fracos. A impressão que tenho é de que existe um leilão pelas vagas e ao invés de haver o incentivo aos pilotos em desenvolvimento um piloto mediano leva $$ para a equipe e fica com a vaga. Tá na hora da Honda acompanhar isso mais de perto.
  3. Enzo Lopes teve resultados discretos no Loretta Lynn´s. Segundo seu chefe de equipe da KTM USA, os resultados foram os esperados pois Enzo estava no limite baixo da idade de sua categoria, e os demais pilotos tinham mais experiência. Agora é só aguardar para ver o resultado de Lopes no Mundial Junior.
  4. Na próxima semana teremos mais uma etapa da Copa Norte em Linhares/ES. Durante a semana comentaremos mais sobre a Copa Norte.
  5. Nos EUA a dança das cadeiras pelas vagas nas equipes começa a ficar movimentada. No Monster Cup em Las Vegas que acontecerá em Outubro teremos grandes novidades pois a maioria dos contratos se encerra juntamente com a temporada do Ama Motocross.
  6. Fiquei satisfeito em saber que a XMotos está preparando uma pré temporada para o piloto Jean Ramos no Ama Supercross em 2013. Jean fez um ótimo trabalho nessa temporada com um esquema praticamente de piloto de fim de semana. Com o investimento e a experiência adquirida esse ano a expectativa aumenta.
  7. A empresa Twin Air completou este ano 40 anos apoiando vários pilotos pelo mundo. Em comemoração divulgou um vídeo bem legal.


Um abraço a todos e próxima semana tem mais.
Dúvidas e sugestões: m.merizio@hotmail.com

 
 
RH41
Notícias Classificados Dicas&Links
Vídeos Campeonatos Contato
Fotos Colunas Mural AoVivo



RH41 - By Roger Hoffmann - Guarapari-ES - © 2002/2017