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31/08/2012 - Motocross pelo Mundo: coluna de Marcelo Merizio no RH41 - “Brasileiro de MX, AMA, Mundial, Time Brasileiro no Nações e mais...

Motocross pelo Mundo
Coluna Marcelo Merizio

Quinta-feira, 31/08/2012

Fala pessoal!!!


Marcelo Merizio
Depois de duas semanas volto a escrever um pouco mais sobre o Motocross pelo mundo. Então vamos que essa semana o tempo está curto kkkkkkk

ETAPA CAPIXABA DO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – ANCHIETA
Não vou falar sobre os resultados da prova, pois todos já tiveram acesso a eles. Vou me ater aos detalhes do evento. Primeiro achei a estrutura bem legal e a pista bem feita apesar de ter achado um pouco perigosa pela alta velocidade nas descidas. O que me decepcionou primeiramente foi o baixo comparecimento do público, que acho que foi devido a dois fatores: Dia dos Pais e a chuva que rondou Anchieta todo fim de semana, como no ano anterior. Quem não foi perdeu belas provas e disputas. Outra situação que me decepcionou foi a baixa quantidade de pilotos inscritos. Isso acredito ser reflexo da divisão dos campeonatos (Brasileiro e Superliga) e dos altos custos para participar das competições. O que percebi principalmente é que os top 10 são pilotos de equipes como sempre ocorreu, o “vazio” atual está nos pilotos do segundo pelotão (aqueles que tinham estrutura privada e em geral se mantinham no campeonato até a sua contratação por uma equipe). Estes pilotos simplesmente não mais comparecem no Brasileiro e Superliga. O segundo pelotão hoje é formado pelos pilotos locais que por não participarem frequentemente das competições nacionais ficam muitos distantes do primeiro pelotão. Um exemplo foi o cronometrado da MX1 em que o piloto local mais próximo do primeiro pelotão tomava 5 segundos por volta.

Um destaque especial para os pilotos das categorias de base que fizeram belas corridas conseguindo pódios para nosso estado.

Só espero que no próximo ano a CBM tome uma decisão para fortalecer o campeonato e para voltarmos a ver Gates cheios em todas categorias.

Pista do Brasileiro de Motocross em Anchieta
Foto: Paulo Stinghel

AMA MOTOCROSS
Southwick recebeu a 9ª Etapa do AMA Motocross com provas no circuito arenoso que já é tradicional no calendário. Na 450, vitória para Dungey que na segunda bateria levou um tombo derramando parte de seu combustível. Como o consumo na areia é alto e em geral as equipes abastecem apenas o necessário para a bateria, Dungey realizou um pequeno pit stop e acabou perdendo a liderança para Tyla Rattray que se manteve de forma competente na liderança até o fim da bateria, mesmo sendo atacado constantemente pelo piloto da KTM. Nas 250, Bagget fez um excelente resultado, aumentando sua vantagem para seu principal adversário no campeonato Barcia. Southwick também recebe todo ano a presença do veterano John Dowd que garantiu os pontos necessários para manter seu numero fixo perante a AMA. Além dos veteranos, a prova também contou com a estreia dos pilotos que finalizaram sua carreira amadora em Loretta Lynn´s e passam a correr com os profissionais. Destaque para Zach Bell que além de largar na ponta da primeira bateria, se manteve na posição até a quinta volta quando sofreu uma queda e abandonou.

Uma semana após Southwick, Unadilla recebeu uma etapa que consagrou a KTM. Nas 450 Ryan Dungey venceu as duas baterias e se sagrou campeão do AMA Motocross com duas etapas de antecipação, surpreendendo a todos que não esperavam tal desempenho nesse momento (primeiro ano de contrato). James Stewart voltou a competir, mas após sofrer vários tombos abandonou contatando uma fratura em um dedo da mão. E o fim de semana era realmente da KTM. Nas 250, Ken Roczen exorcizou a maldição da última volta e venceu a primeira bateria. Mas quem levou a melhor foi Marvin Musquim que mesmo não vencendo baterias venceu a etapa. Excelente trabalho de Roger De Coster que tem em suas mãos a equipe a ser batida em 2013.


Team KTM USA: Musquim, Dungey, Roczen e o mestre Roger DeCoster
Foto: Divulgação

MUNDIAL DE MOTOCROSS
No Mundial de Motocross tudo na mesma. No GP da Inglaterra, Cairolli mantem o domínio na MX1 e observa seus principais adversários patinarem e amargarem resultados bem abaixo do normal. Com isso o piloto Ktm chega mais próximo do título deste ano.

Na MX2, Tommy Searle bem que tenta, mas apesar de vencer as duas baterias, não descontou mais que seis pontos de Jeffrey Herlings que ficou na segunda posição nas duas baterias. No inicio do ano muito se esperava de Jeremy van Horebeek, mas o piloto belga não tem correspondido às expectativas e tem mais de 100 pontos de desvantagem para Herlings no campeonato. Além disso, Tommy Searle não consegue descontar muitos pontos quando vence baterias, pois regularmente o líder do campeonato não tem adversários.

O GP da Inglaterra foi bem curioso, pois recebeu várias categorias locais e foi grande sucesso de público e pilotos. Finalmente, a KTM deve estar bem arrependida. Max Nagl, que já está ciente de que seu contrato não será renovado no fim do ano, teve grande desempenho desde sua reestreia, ficando na segunda colocação na Terra da Rainha, e não deve ficar a pé no próximo ano.


Max Nagl
Foto: Divulgação

SELEÇÃO BRASILEIRA DO MOTOCROSS DAS NAÇÕES 2012
A participação do Brasil no Motocross das Nações está se tornando novela mexicana. A primeira convocação foi frustrada pela desistência dos pilotos da Honda. Selecionado o paranaense Jean Ramos, este declinou do convite, priorizando sua pré-temporada 2013 nos EUA. Os irmãos Lima pareciam ser a única esperança brasileira para a participação, porém rumores dão conta que além de suas despesas teriam que custear a ida de membros da CBM. Dessa forma, Antonio Balbi parecia o “exército de um home só” brasileiro. Porém, quando tudo parecia perdido a Yamaha Geração e o piloto Marçal Muller foram anunciados pela CBM como os representantes brasileiros na copa do mundo do motocross.

Reconheço que a atitude das equipes foi ousada e louvável, mas é um absurdo a CBM ter que recorrer a pilotos “pagantes” para participar da competição. Reconheço que se eu tivesse a oportunidade (teria que ser um bom piloto para começar kkkkkkkkkkkk) e se tivesse condições eu também não perderia a oportunidade viver uma experiência como essa.

A Yamaha tem todas as condições de dar um suporte à altura de seus pilotos no MXDN e espero que eles obtenham um grande resultado para o Brasil. O que achei meio estranho é que me pareceu que a possibilidade de ida de Balbi e os pilotos Yamaha sequer foi cogitada, pois o prazo das inscrições findou em um dia e no outro havia uma nova seleção.

Que a CBM se organize para que nos próximos anos ofereça no mínimo um apoio logístico aos pilotos brasileiros que irão ao motocross das nações para levar suas equipes e suas motos. Isso é o mínimo que se espera de uma organização que no inicio do ano arrecadou e arrecadará um grande valor com nossas filiações. Separa uma parte e ofereça para essas competições, não só o MXDN mas como também o Six Days.


Gabriel Gentil é um dos “convocados” para o time do Brasil no Nações
Foto: Divulgação

CURTAS
  1. A participação dos pilotos brasileiro no mundial Junior foi bem proveitosa. Enzo fez belas provas nas 85 cc com destaque para o 7º lugar na primeira bateria. Thui apesar dos acidentes que sofreu, teve boas provas e certamente adquiriu uma grande experiência em sua primeira participação no mundial Junior.
  2. No mundial Junior só correm motos 2 tempos. Essa é a verdadeira escola para os pilotos aprenderam a tirar tudo que uma moto pode dar. As 4 tempos são uma realidade, mas nunca deve ser descartado o grande aprendizado que um piloto tem com as fumacentas.
  3. Chata essa situação da Copa Norte e do Campeonato Capixaba acontecerem no mesmo dia. Sei que teremos muitos pilotos prejudicados com essa situação.
  4. Que aberração é essa final do Campeonato Brasileiro. Inseriram várias categorias com pouca antecedência, e não foi usado um suposto critério para a ida dos pilotos nessas novas categorias (no início do ano foi informado que os melhores de cada estado seriam selecionados para um campeonato brasileiro amador). Tem muito piloto reclamando disso...
  5. Vale a pena para quem tem um tempo livre ouvir o Braapcast. Os convidados do podcast trazem informações importantes sobre nosso esporte. Basta acessar http://braap.com.br/braapcast-episodio-01-esta-no-ar/
  6. O piloto Neozelandês Bem Towley retornou a treinar recentemente. Gosto muito da pilotagem do piloto e foi divulgado um vídeo de seus treinamentos. Muito louca a pista no meio de arvores.

Um abraço a todos, em breve mais noticias do Motocross Pelo Mundo
Dúvidas e sugestões: m.merizio@hotmail.com
 
 
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