07/12/2010 - Reunião do Motocross Capixaba: 8 mensagens com sugestões enviadas por pilotos.
Por: Lauro Hoffmann
Reunião anual da comissão de pilotos do Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross 2010. Dia 09/12/2010 - Quinta-feira
Clique aqui e veja o convite e o endereço
Sugestões enviadas por pilotos/chefes de equipe
As sugestões abaixo foram enviadas dentro do prazo(07/12) e serão apresentadas junto com a pauta da reunião.
Envie suas sugestões para mx@rh41.com.br
(em ordem de data/hora de chegada - ultima em cima/primeira em baixo)
9 - Lauro Hoffmann - Piloto de Guarapari e editor do RH41
Escrito em 07 de dezembro de 2010 - 23:08
"Em primeiro lugar agradeço a todos os oito pilotos que enviaram suas sugestões, elas serão encaminhadas a FECAM ainda hoje para serem incluidas na pauta da reunião.
Gostaria de comentar algumas das sugestões abaixo:
Felipe Manzano, as pistas vem sendo gradeadas nas corridas do capixaba, porém a terra da maioria das pistas não é arenosa e com poucas voltas o chão fica batido novamente. Acredito que não adianta gradear só no dia da corrida, é preciso tratar a terra com bastante antecedencia, gradeando e molhando varias e varias vezes até a terra ficar mais fina. Mas mesmo assim em alguns tipos de terreno isso não deixará 100%.
José Carlos R. Costa, concordo sobre a corrida de Marobá, fui em poucas até hoje pois não tenho como deixar meu trabalho em pleno carnaval, mas é um problema com a prefeitura que só quer esta data, vamos ver com o Renan se é possivel.
Quanto a juntar a Copa Norte com o Capixaba, acho que não seria uma boa ideia. Na minha opinião o ideal seria ter os dois campeonatos separados mesmo. O que a Copa pode fazer é se tornar uma competição oficial com inscrição feita pelo site da CBM, isso facilitaria muito o trabalho de voces, mas só poderiam competir pilotos filiados na CBM.
Tulio Machado, sou a favor de mudar os nomes das categorias, to enjoado de ter que explicar para as pessoas o que é MX1, MX2, MX3 e etc. Concordo em votar novamente as idades, mas com nomes novos nas categorias, tipo Over30 e Over40, que da a entender que é por idade. E esse negocio de MX1 e MX2 só a gente que é do cross sabe o que é... rsss
Quanto a dois campeonatos, SX e MX, acho dificil pois a unica pista que temos de motocross no campeonato é a de Guarapari, as outras todas são de SX.
Marcelo Alves, o Renan até queria marcar a reunião para um fim de semana, mas a agenda de corridas estava cheia até o Natal. Vamos tentar para o ano que vem, a gente podia fazer essa reunião em uma das etapas, num sabado a noite.
Allan Moura, justamente o que disse acima, para se ter uma boa pista é preciso muita antecedencia na construção e preparação.
José Picoli, se unir as categorias MX2 e MX1 criando uma Força Livre com duas baterias resolveria seu problema, né. Mas liberar a 350 e não a 450 seria piada, né? rsss
Renato de Almeida Freitas, concordo com praticamente tudo que voce sugeriu, são mudanças importantes que acredito serem boas para o campeonato.
Enfim, acredito que algumas sugestões terão problemas para serem aprovadas, pois é preciso analizar todos os impactos que as decisões podem trazer ao campeonato. O debate terá que ser bem organizado para que todos analizem bem as mudanças propostas.
Penso que nosso campeonato está muito bom e que, diferente de 2010, teremos muitas etapas em 2011, mas acredito que temos mesmo que mudar algumas regras sobre categorias e, principalmente, mudar algumas pistas e antecipar bem o preparo das mesmas, tomando como exemplo a do Lameirão Motopark, em Guarapari."
8 - Felipe Manzano - Piloto de Vitoria
Enviado em 07 de dezembro de 2010 - 17:31 - por e-mail:
"Sugestão: Gradear a pista em todas as corridas, em todos os intervalos de uma corrida para outra, e não apenas no intervalo do almoço. Isso aumentará a segurança, a velocidade de entrada de curva, a técnica de pilotagem... A questão é: parar de molhar MUITO nas curvas formando espelhos. A ordem é gradear e molhar! Rs!"
7 - José Carlos R. Costa - Piloto de Linhares
Enviado em 07 de dezembro de 2010 - 14:37 - por e-mail:
"Segue minhas sugestões para ser discutidas em reunião da FECAM
1 - O campeonato Capixaba é disputado com mais de 90% dos pilotos amadores. Sendo assim não podendo treinar durante a semana por compromissos de trabalho, estudo, etc. Por isso acho que deveria pensar em uma solução para termos treinos aos sábados.
E com isso poderíamos pensar também em fazer as classificatórias quando houver durante estes treinos cronometrados aos sábados.
2 - Conforme mencionado na primeira sugestão, nosso campeonato é um campeonato disputado pela maioria amadores. A etapa de Presidente Kennedy (PRAIA DE MAROBÁ). Temos que repensar quanto à data dessa etapa. Pois a maioria gostaria de estar com seus familiares durante as festas de carnaval. E também tem outro fator de extrema importância, que é a falta de estrutura do local para receber os pilotos e familiares dos mesmos.
Penso que a etapa de MAROBÁ não deve ser excluída do campeonato, apenas realizada em outra data.
3 - Gostaria que fosse feito uma triagem dos pilotos da categoria IMPORTADA INTERMEDIARIA. Vejo pilotos correrem 2 ou 3 etapas e depois somem. Acho que não querem ser Campeões, porque seriam obrigados a subir para a categoria MX1 e MX2. Fazendo um tipo de seleção dos pilotos, acredito que daríamos mais oportunidades a pilotos realmente de nível INICIANTE/INTERMEDIARIO.
4 - Em nome dos idealizadores da Copa Norte, proponho a FECAM a união dos campeonatos.
As etapas da Copa Norte seriam validas pelo campeonato estadual, Para os pilotos federados junto a mesma. Com isso teríamos um campeonato Estadual com um numero maior de etapas."
6 - Túlio Machado - Piloto de Vitoria
Enviado em 04 de dezembro de 2010 - 21:39 - por e-mail:
"Assuntos para Reunião MX/SX referente a 2011:
A) - Na super liga Brasil foi implementado a categoria MX4 com idade de (35 à 55 anos), e para o capixaba de MX/SX 2011, poderá ser votado novamente as idades ideais para as categorias MX3 e MX4;
C) - A classificatória com tempo cronometrado (sem bateria de classificação) será de grande importancia nas etapas;
D) - Verificar a possibilidade de fazer um campeonato de MX e um de SX, cada um com 4 a 5 etapas;
Att,"
5 - Paulo Stinghel - Piloto de Vitoria
Enviado em 03 de dezembro de 2010 - 13:08 - por e-mail:
"Criação da categoria MX4.
Como incentivo aos pilotos acima de 40 anos que continuam APAIXONADOS pelo Motocross, sugiro a criação desta categoria.
Os treinos poderão ocorrer ao mesmo tempo da MX3; e a largada, logo após a categoria 65cc, de forma que não irá comprometer os horários e nem demais categorias.
Quanto a inscrição e premiação, para não "mexer" no caixa, cobra-se normal a inscrição, e divide o valor entre os 5 primeiros para amenizar os custos. (No caso de inexistência de fundos para premiação)
Outra alternativa seria a insenção do valor de inscrição, e gratuidade para os 3 primeiros em participação de outra(s) categoria(s)
E por último Extinguir a classificatória através de "largadas", e adotar por definitivo a classificatória por "cronometragem", dando assim mais agilidade e tempo para todas baterias."
4 - Marcelo Alves - Piloto de São Mateus
Enviado em 03 de dezembro de 2010 - 09:19 - por e-mail:
"Lauro,
queria colocar na pauta da reunião o questionamento sobre a reunião ser todo ano no municipio de vitoria e durante a semana a noite.
Acho que muitos Pilotos não vão, por nao dar atenção a esta reunião; mas tem muito daqueles, que querem ir mas não podem ir por ser durante a semana.
Durante a semana a pega ~e bruta pra muita gente sair e ir em vitoria a noite!!!Poderiamos pensar colocar essa reuniao no fim de semana e quem sabe cada ano em um municipio....Quem sabe assim,talves, almentaria o numero de participantes com novas ideias.....
Apenas minha opinião....
att."
3 - Allan Muruci Moura - Piloto de Piúma
Enviado em 02 de dezembro de 2010 - 20:14 - por e-mail:
"e aeee laurinhoooo...
bom gostaria de dar uma sugestão para a reunião do campeonato capixaba...
Axo que o nosso campeonato é um dos mais organizados que eu ja participei, conta com uma estrutura muito bacana, transponder, arquibancada, bandeirinhas, ambulancias, caminhão pipa, grades na pista, inscrição on-line e etc.
A minha sugestão é em relação as pistas, que sejam construidas com mais antecedencia, isso pode ajudar no acabamento dos saltos, curvas enfim, da pista toda.
Na ultima etapa do campeonato andamos em uma pista com um acabamento impecavel (pena que choveu) e totalmente segura.
Em anchieta a pista quase não ficou pronta a tempo, tambem devido a chuva.
E tambem que sejam mais modificadas, uma vez que algumas sao praticamente iguais a outras.
Outra sugestão é em relação aos treinos da categoria nacional, gostaria que fosse discutido a possibilidade dos treinos seguirem a ordem correta igual as outras categorias...
Bom, espero ter somado em alguma coisa pra reunião...
Abraçãoo."
2 - Anderson Jose de Souza Picoli - Piloto de Jaguare
Enviado em 01 de dezembro de 2010 - 20:10 - por e-mail:
"Boa noite,
eu, José Picoli, gostaria que estivesse na pauta da reunião o assunto sobre a moto KTM 350 correr na MX2 na proxima temporada.
Obrigado, ate a reunião, valeu."
1 - Renato de Almeida Freitas - Piloto de Guarapari
Enviado em 01 de dezembro de 2010 - 17:41 - por e-mail:
"Laurinho blz,
Venho aqui dar algumas sugestões para melhoria do nosso tão querido esporte, o Motocross.
Acho eu que temos pilotos que fazem carreira em categorias que são para iniciantes, vejo muitos pilotos que correm nas categorias Nacional Estreante e Intermediaria que depois correm nas categorias Nacional Força livre e MX1 e MX2, respectivamente. Ora, se são iniciantes ou intermediários como correm em categorias mais profissionais? Acho eu que uma vez que o piloto que se sente capaz de correr em uma categoria superior não deveria correr em categoria para iniciantes. Isso acaba desmotivando os verdadeiros iniciantes no Motocross.
Minha sugestão seria profissionalizar mais o esporte, aumentando as premiações nas categorias principais(MX2 E MX1), com ajuda de custo ate o 15° colocado e diminuindo os valores das categorias amadoras(intermediaria), ex: 1° lugar da intermediaria seria o mesmo valor do 15° colocado das categorias MX1 e MX2.
Sei que o esporte é difícil e caro de se manter, mas se não tivermos uma reciclagem e profissionalismo com novos campeões ele não vai pra frente, quem quer ganhar dinheiro com motocross que se profissionalize e vai correr na categoria principal. É assim em tudo na vida, para termos uma profissão qualquer que seja temos que investir em estudo nas escolas e depois faculdade para depois estarmos prontos para o mercado de trabalho, e no MOTOCROSS não pode ser diferente, tem que começar pelas categorias mirins ou amadoras e ir subindo degrau por degrau até chegar na categoria profissional.
Para isso acontecer temos que modificar o sistema de graduações, que hoje são os campeões e vices, também teria que graduar ou subir por índice técnico ou até mesmo por media de pontos, o que não pode é um piloto fazer carreira e correr 5 anos nas categorias destinadas para quem realmente está iniciando ou está em transição de categoria.
Que incentivo um piloto vai ter de começar a correr com pilotos que já correm a 3, 4, 5 anos, ele já entra na pista totalmente desmotivado de almejar alguma coisa, de brigar por uma boa colocação, muitas vezes o piloto fica ali na Intermediaria ganhando uma graninha e pra ele ta bom, não pensa em evoluir.
Minha sugestão para as categorias seriam as mirins todas, não pode mexer na base, talvez se abriria uma opção para meninos com idades de correr na 85/150cc de poderem andar com motos nacionais ate 230cc(pelo custo de uma importada ser bem mais do que uma nacional).
Se já temos uma categoria iniciante nacional, para que uma Sub17 nacional? Junta as 2(com critérios para não desmotivar quem realmente esta iniciando).
Nacional Força Livre com premiação pela metade das categorias importadas, categoria Intermediaria para pilotos iniciantes mesmo, ou meninos que estão subindo da 85/150cc ou nacional iniciantes.
Over 30, já que não somos como a CBM, que é 35 anos, abaixemos para 30, pois são pilotos mais experientes e já não almejam uma carreira no motocross. Cria a over 40, para os coroas(nós ehheheh).
E por fim juntarmos as 2 principais categorias, MX1 e MX2, em uma só, Profissional Força Livre com duas baterias e cada bateria valendo em 1 etapa, pois assim aumentaríamos o numero de pontuação na categoria principal, podendo assim fazer o descarte do pior resultado(n-1).
Bom isso são só algumas ideias que podemos debater na reunião anual dos pilotos."
|