10/12/2010 - Capixaba de Motocross 2011: veja algumas das principais mudanças aprovadas na reunião anual com os pilotos.
Por: Lauro Hoffmann
Reunião anual da comissão de pilotos do Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross. Dia 09/12/2010 - Quinta-feira
Realizada ontem, 09/11, a reunião da FECAM com os pilotos do motocross capixaba recebeu pilotos de todas as regiões do estado. Teve gente, como Marcelo Geleia Alves e o pessoal de São Mateus, que rodaram quase 500 kilometros entre ida e volta para comparecer e participar. Valeu pessoal!!!
Com tantos assuntos em pauta e muitas sugestões de varios pilotos, a reunião terminou tarde, quase meia noite, mas a grande maioria permaneceu até o final.
Veja algumas das principais decisões:
-As categorias 50ccA e e 50ccB foram unificadas. Agora será apenas categoria 50cc com o mesmo limite de idade destinada a motos importadas 2T até 55cc e mini-motos nacionais 4T de até 110cc.
-A categoria Sub17 foi extinta.
-Ao contrario de 2010, onde os campeões, vices e terceiros lugares das categorias Nacional Estreante e Intermediaria Importada são graduados e não podem mais correr nestas categorias, para 2011 serão apenas campeões e vices à serem graduados
-Novos critérios para graduação de pilotos nas categorias Nacional Estreante e Intermediaria Importada. Os pilotos que ja correm nesta categoria serão avaliados para decidir se devem subir de categoria, independente da graduação de campeões e vice.
-As categotias MX2 e MX1 dão lugar a uma unica categoria Força Livre, com duas baterias de 20 minutos cada. A pontuação de cada bateria vale pelo campeonato e a soma das duas dará o resultado da etapa. A premiação será para o vencedor da etapa e será a soma das atuais MX2 e MX1. Em caso de empate nos pontos, vence o que tiver melhor resultado na segunda bateria.
Obs: soube ontem que a Copa Norte também adotou uma categoria unica com duas baterias substituindo a MX2 e MX1 para 2011
-Categoria MX3 continua para pilotos com 33 anos completos.
-Criada a categoria MX4 para pilotos com 40 anos completos.
Em breve publicarei a Ata completa da reunião, aqui no RH41.
Opinião:
Por falta de tempo algumas coisas não foram discutidas, entre elas os nomes definitivos das categorias.
Um dos assuntos, proposto pelo amigo Renato de Almeida Freitas, seria a valorização maior da principal categoria, com intuito de que os pilotos tivessem mais incentivo para se dedicar mais e competir na principal categoria, assim estariamos formando melhores pilotos.
Ainda pretendo falar sobre isso, mas por enquanto vou apenas deixar algumas sugestões para mudar os nomes das categorias de uma maneira que o grande publico possa entender facilmente o que significa as siglas atuais, que hoje são compreensivos apenas para quem é do meio.
Exemplos:
MX3 e MX4, alem do publico não saber o que significa, não existe um padrão dessas categorias e cada estado tem um limite de idade diferente, confundindo os pilotos, seria muito mais facil chamar de Over33 e Over40, estes nomes ja dizem o que é a categoria.
Ja a nova categoria que substitui as MX2 e MX1, poderiamos chamar de Super Pró ou Força Livre, ou mesmo um outro nome sugerido, porém que mostre que esta é a Formula Um do MX. Realmente eu estava cansado de explicar pras pessoas o que significa MX2 e MX1(rsss).
Sugiro tambem mudar o nome da Intermediaria, na verdade acho esse nome muito feio(rsss), poderia ser Estreante mesmo ou outro nome sugerido.
Fica aqui minha sugestão, mande a sua também(mx@rh41.com.br).
|