04/02/2005 13:18
Segurança: pilotos deverão apresentar atestado médico
Medida será adotada pela Confederação Brasileira de Motociclismo em provas de todas as categorias
Clique aqui e veja as regras para o atestado no site da CBM
São Paulo (SP) - Segurança sempre foi a principal preocupação da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Nas provas que organiza, entre elas os campeonatos brasileiros de motocross e de motovelocidade, a entidade tem como prioridade a integridade física dos pilotos. Aprimorando ainda mais esta política, a partir desta temporada os competidores de todas as categorias deverão apresentar atestado médico no ato da inscrição. “As exigências em treinos e corridas são muito grandes e para a tranqüilidade dos pilotos e organizadores é muito importante que eles estejam em boas condições físicas”, disse Marcus Vinicius Oliveira, gerente administrativo da CBM e diretor de provas.
O médico Alexandre Augusto Ferreira, da Astra Médica, empresa que presta serviço para a CBM há oito anos e acompanha todas as provas de motocross e motovelocidade do calendário nacional, também destaca a importância da medida. “Os pilotos estarão seguros para a prática da atividade esportiva sem riscos à saúde. Existem problemas que podem ser detectados em uma simples avaliação”, afirmou.
A iniciativa tem conquistado a aprovação dos competidores. “Acho válido. Porém, tem de se fazer um exame completo, que realmente ateste que o piloto está em boas condições de saúde”, observou Leandro Panades, piloto de motovelocidade e que defende também a realização de exames antidoping após as provas. Pablo Henrique Martins, vice-campeão da categoria Supersport da motovelocidade em 2004, também apóia a medida. “Será bom porque alguns pilotos podem ter problemas de saúde e isso pode evitar que ocorram complicações sérias na pista”.
O veterano Milton “Chumbinho” Becker, 10 vezes campeão brasileiro de motocross, é mais um favorável à determinação. “É muito importante, já que visa a segurança dos pilotos. Certamente vai ajudar no desenvolvimento do esporte”, afirmou.
A segurança dos pilotos e demais envolvidos nas provas organizadas pela CBM é prioridade absoluta. Em todas as provas organizadas pela entidade são escaladas equipes médicas e existe ainda a obrigatoriedade da presença de ambulâncias UTIs prontas para qualquer emergência. Além disso, a CBM possui uma ambulância 4 x 4, com capacidade até para a realização de pequenas cirurgias.
Visite o site oficial: www.cbm.esp.br
Confederação Brasileira de Motociclismo VipComm Assessoria de Imprensa Ricardo Ribeiro / Paulo Ferro / Ângela Monteiro Visite nosso site: www.vipcomm.com.br E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br Pabx: (11) 3023-1939
|