21/06/2008 - AMA MX 4ª Etapa: Balbi “Tive uma semana tumultuada e só agora estou tendo tempo de contar para vocês o que realmente aconteceu”.
Fonte: Blog do piloto
4ª etapa
Balbi é patrocinado por: ASW/FOX, L’ACQUA DI FIORI, MR-PRÓ e ZOOLO. |
Sexta-feira, Junho 20, 2008
Olá amigos do blog!
Tudo bom com vocês?
Nesse fim de semana aconteceu a quarta etapa do AMA Motocross, em High Point Raceway - Mt. Morris. Com certeza a maioria de vocês já viu os resultados. Tive uma semana tumultuada e só agora estou tendo tempo de atualizar o blog e contar para vocês o que realmente aconteceu.
Após a etapa do Texas, eu estava muito cansado e passei toda a semana focado em me recuperar para a 4ª etapa. Acredito que fiz bem o meu dever de casa, treinei mais de leve e continuei com a fisioterapia para a mão. Cheguei na Pensilvânia me sentindo muito bem.
No sábado, o dia começou com um tempo excelente. Até então, os treinos não teriam chuva, apesar de estar nublado e com uma temperatura bem legal. Estava tudo preparado, os pilotos da 450cc já estavam no gate, mas o tempo mudou muito. Caiu uma tempestade que não via desde de Daytona.
Na hora pensei, os Deuses estão a meu favor nesse fim de semana, infelizmente cancelaram os treinos para o domingo. Com a chuva eu teria mais chances ainda de um bom resultado. É muito bom pilotar na chuva e na lama. Exige muito tecnicamente e fisicamente.
Ao acordar no domingo tive uma surpresa. Não acreditei quando abri a janela e vi um sol forte. IncrÃvel como o tempo mudou rapidamente. O trabalho da organização foi uma coisa de louco. A pista estava seca e em perfeitas condições para o treino.
Treinei muito bem e me sentia muito confortável com a pista. Marquei um excelente tempo, fui o nono mais rápido. Isso fez com que eu tivesse uma posição vantajosa no gate. Eu estava à frente de vários pilotos de fábrica e estava muito feliz com meu nÃvel no treinamento.
Primeira bateria
Cheguei na minha posição do gate. Fiz minha reza habitual. Os motores começaram a roncar mais alto. A expectativa do gate cair começava. Cai o gate e começa mais uma longa e dura guerra.
Infelizmente não larguei muito bem. Eu estava logo atrás do primeiro pelotão, na 14ª posição e em pouquÃssimo tempo já era o 12º. Porém, ao forçar uma ultrapassagem acabei escolhendo um trilho que ainda estava molhado e acabei caindo. Levantei muito rápido, porém minha moto apagou. Tentei religa-lá, mas demorei e perdi todas as posições. Acabei voltando na 35ª colocação.
Tive que imprimir um ritmo muito forte. Fui ganhando várias posições, por dentro e por fora fiz de tudo. Aos 25 minutos de corrida, eu estava entre os vinte primeiros. Daà pra frente às posições são defendidas com unhas e dentes. Cada ponto no campeonato é muito disputado. Fiz uma ótima recuperação e era o 15º colocado, atrás do piloto Jeff Alessi. Fui pra cima dele com tudo. Eu queria muito aquela posição. Tentei por dentro, por fora, mas ao mudar de traçado para ultrapassá-lo acabei perdendo tração e novamente cai.
Tive muita sorte, pois minha moto não apagou. Levantei e voltei na 19 posição. Na última volta acabei ganhando uma posição e fechei a bateria em 18º. Confesso que após a primeira bateria estava muito insatisfeito. O tombo da primeira volta eu até me perdoei. Mas o segundo, a 2 voltas do fim, me deixou com um gosto muito amargo no fim da prova.
No intervalo procurei descansar e me concentrar para a segunda bateria. Eu estava nervoso com a sensação de que joguei tudo por água a baixo. Depois de passar o stress da prova e com a cabeça mais fria percebi que tinha que ter me controlado. Enfim, quem não erra né? Agora, o certo é aprender com eles e não repeti-los mais.
Segunda bateria
A largada é muito importante para uma boa prova. Concentrei-me ao máximo. Queria estar entre os dez primeiros rapidamente. Fiz tudo certo e larguei muito bem, era o sétimo colocado, logo atrás do piloto Michael Byrne. Eu estava na balada dos ponteiros, mas o pior aconteceu novamente. Como um flash-back vi todas as motos passarem por mim. Na verdade a culpa não foi minha. O piloto M.Byrne caiu e como vinha seguindo ele de perto não tive o que fazer. Até tentei desviar e por muito pouco não escapei. Cheguei a achar que não ia me acontecer nada, mas a moto dele entrou debaixo da minha e travou a minha roda traseira. Foi até engraçado, sai voando igual ao super-man, só que sem capa.
Usei meus superpoderes e levantei rapidamente, porém eu era o último colocado. Chega até ficar chato, mas comecei novamente a fazer uma prova de recuperação. Vim acelerando o máximo que podia e acabei conseguindo várias ultrapassagens. Na metade da prova, eu já estava entre os top 20. Era uma boa posição. Eu tinha muito tempo para conseguir mais algumas posições. Quanto mais próximo dos primeiros mais difÃceis elas ficam de ser conseguidas.
Não era mesmo o meu dia. Passei mais dois pilotos e quando vi já era o 18º colocado. Vim para mais uma ultrapassagem que me colocaria em 17º, porém me precipitei novamente. Ao colocar por dentro do piloto que estava a minha frente ele fechou a porta na última hora e acabei acertando a balança da moto dele. Com o impacto acabou quebrando o meu disco de frio dianteiro. Era o fim da prova para mim.
Fui ao Box muito decepcionado e triste. No caminho da pista para o box fui pensando em como tinha potencial para terminar entre os 10. Velocidade para isso não me faltava, mas nem sempre velocidade é tudo.
Depois da prova conversei muito com meu chefe de equipe. Geralmente ele não fala muito. Primeiro tomei uma puxada de orelha dele, pois ele sempre me fala que o importante e ser consistente, e que não interessa o que acontece quando os patrocinadores vêem os resultados. Lá não fala que cai ou que tive um fim de semana de azar. Mas no final, ele até me deu parabéns e disse mesmo que o resultado não sendo dos melhores ele estava orgulhoso, pois fazia tempos que ele não via um piloto lutar tanto e que sempre dou 110%.
As palavras dele me aliviaram, e me fizeram lembrar que por mais que não tivesse alcançado minha meta dei o meu melhor. Essa é minha obrigação, dar o meu melhor sempre. Agora é trabalhar mais duro ainda e procurar corrigir os erros para próxima etapa, em Lakewood - Colorado.
Agradeço muito a Deus por estar bem fisicamente após esse fim de semana durÃssimo. Muito obrigado aos meus patrocinadores (FOX/ASW/L’acqua di Fiori/MR Pro/Zoolo), a minha famÃlia, a Yes Sports, e claro a todos vocês que estão na torcida, com toda energia positiva.
Abraços e até a próxima
Antonio Jorge Balbi Junior
Veja abaixo resultados oficiais.
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