25/07/2008 - AMA MX 9ª etapa: Balbi “Sabia que não seria um fim de semana fácil, porém, fui para a corrida com um pensamento positivo.”.
Fonte: Blog do piloto
9ª Etapa - Washougal - Mais um TOP 10
Balbi TOP 5 em Unadilla Balbi é patrocinado por: ASW/FOX, L’ACQUA DI FIORI, MR-PRÓ e ZOOLO. |
Olá amigos do blog,
Tudo bom com vocês?
Nesse fim de semana corri a 9ª etapa do AMA Motocross, em Washougal. Como eu havia comentado antes, esta não era uma das minhas pistas favoritas, até então, a minha melhor posição nessa pista tinha sido um 17ª colocação, na segunda bateria do ano passado. Nas duas provas que corri em Washougal, eu nunca tinha conseguido terminar as duas baterias. Sabia que não seria um fim de semana fácil, porém, fui para a corrida com um pensamento positivo e querendo dar o meu melhor. Foi o que eu fiz.
Terminei a prova com a nona colocação no overall. Deixei para trás alguns pilotos de fábrica, entre eles Wey Sean e R. Laninovich. Esses pontos que consegui serão muito importantes no campeonato. Comecei muito bem o fim de semana, marquei bons tempos no sábado, mas eu não estava contente com o acerto da minha moto, principalmente com meus pneus. A pista de Washougal é famosa por ser a mais escorregadia da temporada. Após os treinos, conversei bastante com meu mecânico Max. Decidimos fazer algumas mudanças na moto, tentando melhorar para o domingo. Em seguida, fui para pista, já que iria acontecer a largada da Mariana, no WMA. Passei para ela algumas dicas da pista.
Eu estava lá, fazendo meu papel de irmão, torcendo para que tudo desse certo pra Ela. Durante todo o campeonato, ela está sofrendo muito com as largadas. Com uma corrida excelente, ela veio fazendo várias ultrapassagens e terminou a prova na quarta colocação. Eu achei essa a melhor prova dela aqui nos Estados Unidos.
Bem, fomos para o hotel descansar, pois sabia que o domingo seria um dia de muito trabalho. No domingo pela manhã, fomos para pista e percebi que tinha chovido um pouco. Achei que isto poderia tornar a pista um pouco melhor. Fui para os treinos classificatórios.
Eu estava andando rápido durante todo o fim de semana. Sabia o quanto era importante uma boa posição no gate, já que a largada era muito curta e a primeira curva super travada. Aproveitei a oportunidade e abri uma volta atrás de James Stewart. Fui atrás de Bubba, me segurei como pude e por boa parte da volta estava muito próximo dele. Mal podia acreditar, dei tudo que tinha e sabia que aquela seria uma volta incrÃvel, mas a poucos metros do fim da volta minha moto saiu de traseira e perdi ali alguns segundos. Mesmo assim cruzei a linha de chegada e naquele momento fiz o terceiro melhor tempo. Permaneci nessa posição por algum tempo, porém, minha volta foi superada por alguns pilotos. Terminei o treino em sétimo. Acabei superando a minha melhor posição no gate, que tinha sido na corrida anterior em Unadilla.
Tudo pronto, 40 motos no gate. Fiz minha oração pedindo um bom resultado e que eu completasse a prova sem nenhum acidente. Alinhei ao lado de Bubba, com a esperança de pegar uma carona com ele.
Cai o gate e mão no fundo. A minha estratégia não deu muito certo, não consegui vir com o Stewart na primeira curva e acabei me enroscando com outros pilotos. Por muito pouco não caÃ. Infelizmente, passei no sensor de largada na 31ª posição. Naquela hora, vi minhas chances de chegar entre os top 10 indo por água abaixo. Fui pra cima e dei o meu melhor, sempre forçando cada curva e batendo guidão com vários pilotos. Aos poucos vim me recuperando. A pista estava muito complicada para ultrapassar e por mais que lutasse perdi muito tempo. Acabei virando abaixo da minha expectativa. Após 35 minutos de prova, terminei na 13ª colocação. Fui para os boxes descansar e me preparar para a segunda bateria. Confesso que não estava muito satisfeito com o meu resultado. Eu sabia que precisava apenas de uma boa largada. A cada corrida eu vejo o quanto é importante largar bem. Hoje, considero que seja 50% da corrida é a largada.
Fui para mais uma bateria. Alinhei no gate, porém ainda mais concentrado. Desta vez, me concentrei mais e mais na largada. Pulei do gate bem, vim na reta e acreditava estar entres os cincos. Do meu lado estava o piloto da Yamaha J.Hill, que resolveu não tirar a mão e fui com ele até o último momento. Acabei freiando, pois ele tinha a vantagem na curva. Perdi algumas posições e devo ter saÃdo em 12º ou 13º. Fiz duas ultrapassagens e era o décimo colocado. Eu tinha à minha frente o piloto R. Abrigo, que não vinha na mesma velocidade. Acabei perdendo muito tempo para ultrapassá-lo. Quando consegui fazer, eu vinha 10 segundos atrás do próximo pelotão.
Vim buscando os pilotos que estavam à minha frente. Forcei muito e trouxe junto comigo o piloto oficial da Yamaha S. Hamblin. Não demorou muito e começamos uma briga pela posição, que durou várias voltas. A pressão era grande, ele chegou a me ultrapassar, mas dei o troco na curva seguinte. Foi assim até 25 minutos de prova. Hamblin cometeu um erro ou teve problemas mecânicos e perdeu contato. A esta altura faltavam quatro voltas e comecei a encostar no pelotão da frente. Não demorou muito e comecei a ver o piloto Jeff Alessi. Dei tudo que tinha e vim tirando 1 segundo por volta. Eu sabia que na última volta poderia tentar a ultrapassagem, porém, na penúltima volta vim forçando muito e acabei escorregando em uma das curvas. Por muito pouco não fui parar no chão. Depois disso, respirei fundo e resolvi segurar o resultado. Mesmo assim, cruzei a chegada a menos de 1 segundo dele, em décimo e nono no geral.
Acredito ter sido um excelente fim de semana. Estou feliz com o resultado final, mas sei que tenho que trabalhar mais as largadas. Terei um descanso de duas semanas, onde quero trabalhar duro, pois para as próximas etapas o preparo fÃsico vai mandar muito. As pistas seguintes são de areia e a temperatura vai chegar a quarenta graus. Agradeço muito a Deus por me manter 100% fisicamente e ter a oportunidade de realizar meu sonho em cada etapa disputada. Muito obrigado a vocês que sempre estão na torcida, com pensamentos positivos, orações e muitas mensagens que me dão cada vez mais coragem de seguir acelerando.
Muito obrigado aos meus patrocinadores a ASW/FOX, L´acqua di fiori, Mr Pro e Zoolo.
Até a próxima
Antonio Jorge Balbi Junior
Veja abaixo calendario e resultados oficiais.
|