Uma mistura de sotaques, de norte a sul do país, vai invadir Venda Nova do Imigrante neste fim de semana. A edição deste ano do Enduro Nacional da Polenta já registra o maior número de Estados inscritos, desde a realização da primeira prova, há 22 anos.
Até o fim da semana passada Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito e São Paulo estavam representados, e os pilotos inscritos já passavam de 100. O número pode aumentar, pois as inscrições terminam nesta sexta-feira (21).
A prova será nos dias 22 e 23 de maio saindo de Venda Nova do Imigrante e passando também pelos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo e Domingos Martins. Os dois dias de disputa valem pela nona e décima etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, sendo as únicas da competição nacional realizadas no Estado.
A partir desta edição, acabam os Pontos de Controle (PC) manuais, e a prova passa a ser toda controlada por GPS. Dessa forma, é possível ter um maior número de PCs, em lugares onde os manuais não poderiam ir, e mais precisão para marcar a passagem do piloto. São novidades que fazem toda a diferença, quando se trata de Enduro de Regularidade, pois, nesse tipo de competição, o que importa é fazer o trajeto no tempo determinado e, não, chegar em primeiro.
No fim do ano passado, a Confederação Brasileira de Motociclismo elegeu o Enduro da Polenta como o mais bem organizado entre todos do país. A organização da prova atribui o resultado ao voluntariado, às parcerias com a iniciativa e principalmente às trilhas, que são o grande diferencial do enduro, devido ao relevo da região.
Mais uma vez o Trail Clube Mata Atlântica- TCMA, organizador do enduro, prepara um evento que combina esporte, diversão e integração entre pilotos de todo o Brasil. As etapas serão válidas pelos campeonatos Brasileiro e Capixaba de Enduro de Regularidade, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo- CBM e da Federação Capixaba de Motociclismo- Fecam.
A largada será no sábado (22) e no domingo (23), a partir das 8 horas, no Auto Posto Esmig, no centro da cidade. Do local, os competidores vão percorrer trilhas nas montanhas de Venda Nova, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Afonso Cláudio e Brejetuba, municípios da serra capixaba.
Foto: Divulgação |
Trilhas
As trilhas são o grande diferencial da prova. Em meio às belezas da Região Serrana do Estado, os pilotos sempre encontram surpresas. A visão panorâmica das montanhas capixabas é apenas um brinde diante de tantos desafios. Florestas fechadas de Mata Atlântica e cachoeiras oferecem obstáculos diversos aos aventureiros.
E além das belezas naturais, um pouco da história do Brasil também está presente na trilha deste ano. Um dos destaques é o Casarão da Família Scabelo, localizado em Pindobas, Venda Nova do Imigrante. A construção, de 1836, foi feita por portugueses que moraram na região antes da chegada dos italianos, quando ainda era utilizada a mão-de-obra escrava. O casarão foi tombado como patrimônio histórico em 1998 e restaurado pelo Governo do Estado em 2000.
Outro ponto da história presente nas trilhas é a Rota Imperial, caminho que começa em Ouro Preto, Minas Gerais, e termina em Vitória. O trajeto é o mesmo feito por D. Pedro e passa por alguns municípios do Estado, como Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Conceição do Castelo, que estão incluídos nas trilhas do Enduro da Polenta.
Premiação
O 22º Enduro Nacional da Polenta vai distribuir 35 troféus entre os primeiros colocados das seis categorias que estão na disputa: Master, Sênior, Over, Júnior, Novato A e Novato B. O Trail Club Mata Atlântica – TCMA, organizador da prova, também vai entregar o troféu “Espírito Trail” ao piloto que abrir mão de um melhor resultado para ajudar um colega na trilha e outros dois a homenageados especiais. A competição terá trilhas nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Domingos Martins e Conceição do Castelo.