Como todo final de ano a FECAM, através do seu presidente Renan Loubak, realizou a Reunião da Comissão do Motocross. Depois de saborear alguns salgadinhos, frutas e refrigerantes os presentes se sentaram para discutir e aprovar(ou não) as propostas para 2009.
Depois de um ano excepcional para o motocross no estado, o Renan deu a notÃcia que a entrega dos troféus aos campeões e vice-campeões 2008 seria na Assembléia Legislativa(
), o que foi muito bem recebido por todos.
Abaixo voce pode ler um resumo da Ata da Reunião e as alterações no Regulamento para 2009.
Ata da reunião
da comissão de Motocross da FECAM - 2009
Aos 27 do
mês de novembro do ano de 2008 no Espaço Zaninho na rua Coronel Olimpio Cunha, nº 08 - Campo
Grande, Cariacica – ES, o presidente da FECAM, o senhor RENAN LOUBAK, iniciou
a palavra falando sobre o Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e
Supercross 2008, falando das dificuldades para a organização de algumas etapas
quando as estruturas e demais assuntos pertinente as etapas, o presidente
frisou as dificuldades encontradas na final do campeonato em Itarana – ES.
Lauro Hoffmann pediu a palavra e sugeriu que todas as etapas
fossem realizadas seguindo um padrão determinado pela FECAM, obrigando os
organizadores a cumprir metas estabelecidas e utilizando pessoal designado pela
FECAM para as tarefas vitais das provas evitando assim vários problemas como já
ocorrido em algumas etapas deste e de anos anteriores, também foi citado a
possibilidade da federação buscar patrocínio junto a empresa de plano de saúde
para atender todo o campeonato de 2009.
O novo regulamento proposto para 2009 foi lido por categoria
sendo ouvidas e votadas todas as sugestões(Veja abaixo todas as alterações votadas e aprovadas).
O piloto Diogo Andrade sugeriu uma padronização
das pistas buscando um profissional da área, também foi colocado as
dificuldades para realização do feito, foi sugerido pelo Diogo a realização de
treinos aos sábados, o presidente concordou com a idéia mais se isentou desta
responsabilidade sugerindo que fosse realizada uma comissão para deliberar e
realizar esta questão ficando todas as despesas e custas por conta desta
comissão.
As 22:50 foi encerrada esta ata e o presidente agradeceu a
presença de todos. Eu, Fontana Piasa, secretariei esta ata.
Cariacica – ES, 27 de novembro de 2008
Pilotos
que Compareceram a reunião e assinaram a ata:
1- Paulo Stinghel
2- Bruno Vedova
3- Roger Hoffmann
4- Thiago Luiz
5- Klinger Valadão
6- Edson - Patolino
7- Wagner Valadão
8- Kassio Valadão |
9- Renan Loubak
10- Higor Passos
11- Diogo Andrade
12- André Felipe
13- André Almeida
14- kassio Fernandes Valadão
15- Hugo Sartório
16- Antônio Alberto Baroni |
17- Antonio Passos
18- Peterson Rodrigo
19- Nivaldo Schiavo
20- Sady Andrade Barbosa
21- Lauro Hoffmann
22- Fontana Piasa
23- Diogenes M. Possate |
ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO 2009 (apresentadas e aprovadas na reúnião)
1° item - Categorias
50cc- Categoria B. Para todas as motos de até 50cc, com marcha ou sem
marcha Fica definido que a preparação de motor poderá ser até
100cc, desde que seja o motor original da moto(4 TEMPOS).
Categoria A
para motos importadas e Categoria B para motos nacionais.
Idade: até 10 anos.
65cc- Para motos especiais para competição de até 65cc e 125 nacional.
Segue a mesma idade do regulamento 2008
Os 05 primeiros colocados na categoria 50cc A poderão largar na 65cc,
pontuando pelo campeonato.
85cc- Para motos importadas especiais para competição, 2 Tempos de até
85cc ou 4 Tempos de até 150cc( importadas e nacional). Para homens segue a
mesma idade do regulamento 2008, para mulheres idade livre a partir de 11 anos.
Os 2 primeiros colocados da categoria 65cc poderão largar na 85cc, pontuando
pelo campeonato.
Obs: para
mulheres será liberada o uso de motos nacionais até 230cc com
preparação livre desde que a suspensão e o motor sejam de fabricação nacional.
Sub 17- Para motos nacionais de 200 até 230 cc sendo ano de
fabricação de 2007 em diante. Idade: 12 a 17 anos.
Obs: Mulheres de
13 a 40 anos.
OBS: preparação
de motor e suspensão livre, desde que a suspensão e o motor sejam de fabricação
nacional.
OBS: 1) Caso
uma das categorias 85cc ou Sub 17 tenham menos de 6 motos poderão largar
juntas, contando pontos separado.
2)Para pilotos
de motos até 150 cc nacional estará pontuando nas duas categorias.
Nacional Estreante - Categoria exclusiva para pilotos estreantes e
pilotos veteranos acima de 35 anos.
Só poderão correr as seguintes motos:
DT180cc, DT200cc, XR200cc, XL125cc, XL150cc,
Agrale 125cc, tornado 250 cc e CRF230F.
Obs: Ter no
mínimo 8 (oito) motos para a formação do gate, senão for alcançado este número
terão que participar da categoria Força Livre. Mas a pontuação ainda será
contabilizada separada para a categoria estreante.
OBS: preparação
de motor e suspensão livre, desde que a suspensão e o motor sejam de fabricação
nacional.
Nacional Força
Livre -
para todas as motos nacionais até 450cc.
OBS: preparação
de motor e suspensão livre, desde que a suspensão e o motor sejam de fabricação
nacional.
Intermediária- Para pilotos estreantes . seguindo critério do
regulamento de 2008.
Para todas as motos importadas de até 450cc.
Obs: Os 2 (dois)
pilotos com melhor colocação no campeonato anterior deverão obrigatoriamente
subir para categoria MX2 / ou Força Livre.
Open- para motos importadas e pilotos com 33 anos completos, devera
ser feito a comprovação da idade na hora da inscrição.
MX2- Para motos importadas de 125-2Tempos e 250F-4Tempos.
Força Livre- Para todas as motos importadas de até 450cc.
Observações: Fica fora 150cc.
Categorias Intermediária e Nacional Estreante - Os 2 (dois) pilotos com melhor
colocação no campeonato deverão passar para outra categoria no ano seguinte.
para a primeira etapa, caso haja classificatória, no dia da prova os
cinco primeiros do campeonato anterior de cada categoria que estiverem
presentes já estarão automaticamente classificados para a bateria final, sendo
as etapas seguintes que prevalece o resultado da 1ª etapa.
A ordem de largada dos pilotos no gate será a da bateria classificatória, porém
os pilotos filiados a Fecam classificados terão prioridade na escolha do lugar
no gate e em seguida os pilotos de outras federações ocuparão os espaços
restantes, também na ordem da classificatória.
2° item - premiação
Nacional F.L. Intermediária MX2 Força Livre
1º R$ 450,00 1º R$ 250,00 1º R$ 500,00 1º R$ 1000,00
2º R$ 300,00 2º R$ 150,00 2º R$ 350,00 2º R$ 750,00
3º R$ 200,00 3º R$ 100,00 3º R$ 300,00 3º R$ 500,00
4º R$ 100,00 4º R$ 50,00 4º R$ 200,00 4º R$ 350,00
5º R$ 80,00 5º R$ 50,00 5º R$ 150,00 5º R$ 200,00
6º ao 10º 50,00 6º ao 10º R$50,00 6º R$ 100,00
7º R$ 100,00
Cat. Open 8º ao 15º R$50,00
1º R$ 150,00
2º R$ 100,00
3º R$ 50,00
4º R$ 50,00
5º R$ 50,00
3° item - Horários de inscrições, treinos , e largadas:
Serão os mesmos praticados no campeonato de 2008.
4° item - Valores de Inscrição MX2 e Força Livre : Valor de R$ 50,00
(cinqüenta reais) intermediaria opel nacional força livre : Valor de R$ 35,00
(trinta e cinco reais) 50cc A 50cc B 65cc 85cc sub 17 e nacional
estreante: Valor de R$ 20,00 (vinte reais)
Valor de R$130,00 (cento e trinta reais) para filiação anual da Fecam / CBM.
5° item - Ordem de Largada
Os cinco primeiros colocados do campeonato serão os primeiros a escolher os
lugares no gate de largada e os demais serão por ordem de chegada no parque
fechado.
Obs: salvo observação final no 1° item - "categorias".
6° item - Entrega de
Premiação: o piloto que não for receber o troféu no pódio perdera uma posição. Possibilitando
se o piloto estiver machucado e estando sendo medicado
Será feita com 01 categoria por vez.
7° item - Quantidades de Provas
Serão de 07 à 10 etapas.
8° item – Os 5 primeiros colocados nas categorias 50cc, B 50cc A e
os dois primeiros da 65cc terão suas inscrições isentas para sua participação
em categorias superiores.
-O campeonato seguirá com o nome Campeonato Capixaba Unificado de Motocross
e Supercross.
9º item - Tempo de prova:
Categoria
50cc:
65cc:
85cc:
Sub 17:
Intermediária:
Nacional Estreante:
MX2(125/250F):
Open:
Nacional Força Livre:
Importada Força Livre:
|
Tempo de prova
06min + 2 voltas
08min + 2 voltas
10min + 2 voltas
10min + 2 voltas
12min + 2 voltas
10min + 2 voltas
15min + 2 voltas
12min + 2 voltas
12min + 2 voltas
20min + 2 voltas
|
10°
item
- Organização da prova.
Para provas do Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross
só serão liberados os alvarás se a equipe técnica for indicada pela FECAM.
Itens da equipe técnica:
-Locutor
-Construtor de pista
-Diretor de prova
-Auxiliar de direção de prova
-Cronometragem
-Secretaria de prova
- Equipe medica
Obs.: O diretor de
prova terá que cumprir com o tempo de prova estabelecido. Poderá alterá-lo,
apenas, se a corrida apresentar alguma situação de risco.