Guarapari, 05 de janeiro de 2009
O vice-presidente da CBM e presidente da FECAM, Renan Loubak, esteve aqui em Guarapari esta semana e eu aproveitei para conversar um pouco com ele sobre as novidades para 2009. Sempre com algum compromisso, mesmo estando de férias, Renan ja havia conversado com meu filho Bernardo, responsável pela cronometragem eletronica do motocross capixaba, com quem deixou alguns equipamentos para serem testados e estava aguardando uma pessoa para ir em Anchieta onde tinha alguns “
pepinos”(como ele mesmo diz... rsss) para resolver.
RH41- Voce ja tem patrocÃnios para o Campeonato de Motocross 2009?
Renan- Até o momento consegui renovar apenas com o Bicho Guloso e com o NOA(Revendas Honda do ES), que apoiaram o campeonato 2008.
RH41- Este ano está um pouco mais dificil, a crise também pegou o motocross?
Renan- A crise deve atrapalhar sim, ja começou na renovação com o NOA que propos um apoio menor que o de 2008, isso é só uma demonstração do que vem por aÃ...(risos), mas tenho que trabalhar para conseguir os apoios e tentar, pelo menos, manter o nÃvel do campeonato igual ao de 2008. Trabalhamos muitos anos para chegar onde chegamos e nossa meta era crescer mais ainda em 2009, vamos trabalhar para isso, mas devido a crise atual poderemos perder alguns apoios e complicar um pouco a realização de algumas provas.
RH41- E o pré-calendario 2009, como está?
Renan- Como sempre, teremos a tradicional abertura do campeonato em Alto Caxixe no dia 01 de fevereiro e a 2ª etapa em Marobá no domingo de carnaval, dia 22/02. A 3ª etapa em Ponto Belo e a 4ª em Itarana. A 5ª etapa deve voltar a ser em Jaguaré dia 17 de maio. Em junho teremos a etapa de Campo Grande, em Cariacica.
As demais etapas dependem de aprovação e tem como pretendentes as cidades de Cachoeiro do Itapemirim(no Timbó), São Mateus, Vila Velha, Guarapari e Rio Novo do Sul. Apesar da crise tentaremos fazer o campeonato com 10 etapas, como em 2008.
RH41- Voce me deu a notÃcia que a CBM alterou o regulamento permitindo as 250 2T na MX2, voce pretende fazer o mesmo no capixaba?
Renan- Não tinhamos esta informação quando fizemos a reunião da Comissão do Motocross Capixaba em novembro passado, por isso não colocamos em votação. Para incluir uma mudança destas eu prefiro que a maioria dos pilotos aprovem. Inclusive só depois da reunião que veio uma outra idéia, a de pilotos com alguma deficiência fisica poderem participar da categoria Open, mesmo não tendo os 33 anos completos. Isso beneficiaria diretamente o Jefinho(Jefferson Bremekamp) que todos conhecem e que teria uma categoria mais tranquila para praticar o motocross. Mas são decisões que eu prefiro que os proprios pilotos tomem para evitar reclamações posteriores, como foi feito com as varias mudanças no regulamento 2009 aprovadas pelos pilotos na Reunião de novembro.
Seria interessante que o RH41 fizesse uma enquete para saber a opinião dos pilotos, caso seja favoravel nós poderÃamos levar estas decisões para a primeira etapa e aprova-las(ou não) com uma votação rapida.
RH41- Ok, vou fazer as enquetes e colocar no RH41.
RH41- A CBM incluiu também a 50cc no campeonato principal.
Renan- Sim, o campeonato brasileiro das minicross 50cc era separado e agora será junto com o principal. Também estão estudando uma categoria feminina para o Brasileiro de MX, mas ainda não tem nada concreto sobre esta categoria para a temporada 2009.
RH41- Agradeço ao Renan pela pequena entrevista, estaremos conversando mais antes da abertura do campeonato.
Caso alguem tenha alguma pergunta para o Renan Loubak ou algum comentario envie para
motocross@rh41.com.br que teremos prazer em incluir na proxima entrevista.