RH41
Notícias Vídeos Fotos Capas Colunas Campeonatos Facebook Twitter Instagram











 
 







 
 

14/02/2009 - Coluna Lauro Hoffmann: ”Bruxa solta, Alto Caxixe, Rio, Inscrição, Roger Hoffmann, Tempestade e etc...“.

Por: Lauro Hoffmann

Bruxa, Alto Caxixe, Rio, Inscrição, Roger, Tempestade e etc..

Olá amigos
A bruxa ta solta”, depois de Diogo Andrade, que caiu nas costelas da pista de Guarapari e fraturou tíbia e fíbola, agora foi a vez de Paulinho Stinghel que tentou quebrar as costelas da pista do Zé, em Jacaraípe, mas as costelas é que quebraram duas costelas dele.

Graças a Deus nossos amigos Diogo e Paulinho estão bem, só vão ficar de molho por algum tempo. A coincidencia é que os dois estavam retornando ao motocross depois de ficarem um tempo sem competir.

Outro piloto que está em recuperação desde o ano passado é o campeão da Nacional Estreante e vice da Nacional, Yóri Salvador, de São Mateus, que também quebrou tíbia e fíbola em um acidente de moto na rua. Melhoras à todos.

Pior sorte teve o piloto norte-americano de freestyle motocross Jeremy Lusk, um dos melhores do mundo, que faleceu dia nove passado depois de dois dias internado em um hospital da Costa Rica. Lusk não conseguiu completar o giro de um backflip hart attack e na queda sofreu uma lesão no cerebro. O freestyle mx está de luto.

Alto Caxixe 2009

8 dos 18 pilotos no gate da MX2 em Alto Caxixe: Diogo Andrade(22), Higor Passos(51), Bruno vedova(25),
Roger Hoffmann(41), Daniel Federal(203), Andre Almeida(15), Swian Zanoni(9) e Tiago Brinate(4)
Todo ano a expectativa aumenta, a quantidade de motos aumenta, a competitividade aumenta, a velocidade aumenta... mas... a estrutura que a cidade oferece ao motocross continua a mesma.
Até menor em alguns casos, como a construção daquele bar(sei la o que é aquilo, nem la eu fui) dentro da àrea onde sempre foi a pista.

Bom, em Caxixe ja passaram todo tipo de piloto, desde Antonio Jorge Balbi Junior(veja aqui), considerado por muitos o melhor piloto de motocross brasileiro de todos os tempos, até o atual vice-campeão brasileiro de supercross, o mineiro/carioca Swian Zanoni, também considerado por muitos o melhor piloto da categoria SX2 do supercross brasileiro. Swian é frequentador assíduo do Capixaba de Motocross/Supercross, desde criancinha. Além deles, sempre os melhores pilotos capixabas, mineiros e cariocas vem nesta que, ha mais de uma década, é a primeira etapa do campeonato estadual.

Onde eu quero chegar?
Simples, o motocross prestigia Alto Caxixe, os pilotos prestigiam o local como nenhum outro no estado... e....
...Agora está na hora de Alto Caxixe devolver este prestigio em forma de melhor estrutura para a realização do evento. É preciso que haja mudanças para 2010, caso contrario o evento não deveria ser realizado la. A FECAM faz um grande trabalho, mas não tem como fazer milagre num local apertado como aquele, sem conforto para pilotos, publico e organização de um evento daquele tamanho.
Se nada for feito o evento pode acabar queimado e corre o risco de perder todo esse interesse por parte dos pilotos.
Box
É necessario que a área de box não seja fechada como um beco, mesmo tendo aquela area gigante logo alí atras que, no final, acabou sendo usada por que não tinha outro jeito. Deveriam ter entradas mais organizadas para os boxes, mais largas, aquele local amplo atras dos boxes poderia ser melhor utilizado.
Enfim, os pilotos deveriam ser tratados pela localidade como essenciais ao evento, a não ser que a localidade não deseja mais o motocross em sua festa.
Devemos lembrar que os pilotos do motocross capixaba hoje ja tem muitos patrocinadores que estão investindo no esporte e precisamos mostra-los nas pistas. O que adianta o piloto levar sua tenda, seu carro, tudo devidamente organizado e com os nomes e logos de seus patrocinadores se na area de box ficam todos amontoados, cadê a visibilidade dos patrocínios, sem ela o investimento deles fica meio que, sem sentido.
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

O piloto Marcelo#3...

...mergulhado no rio.
O rio
Não da pra ficar arriscando cair dentro do rio com motos que valem mais de R$25.000, precisamos de mais àrea para a pista ou uma reformulação no traçado para que as pontes sobre o rio sejam em uma reta, e não em curvas.
Andar rapido na pequena reta paralela ao rio onde os duplos foram instalados também é muito arriscado, que o diga o piloto Marcelo#3 que mergulhou com moto e tudo no rio.
Toda pista tem que ter um minimo de area de escape, pois cair no motocross é uma coisa normal, anormal é que se caia dentro de um rio que passa ao lado da pista.
Esse ano foi o Marcelo, ano passado foram dois, Gualber Pirulito Volpato(com moto e tudo) e o proprio Swian Zanoni, que mergulhou todo no rio, mas fez um tipo de milagre travando a moto antes que ela caisse na agua.
Transito
Um problema que Caxixe tem e é dificil de resolver para 2010 é o transito que para sem motivo algum. Fico pensando se algum piloto precisar de socorro urgente, como a ambulancia vai sair naquela desordem total, onde os carros estacionam dos dois lados da rua deixando apenas passagem para um veiculo de cada vez. Com o transito intenso durante a festa não tem jeito da coisa andar.
Caxixe 2010
O Renan Loubak, presidente da FECAM, vice-presidente da CBM e promotor da maioria das provas do Campeonato Capixaba de Motocross vem fazendo um ótimo trabalho nos ultimos anos, tanto que os proprios pilotos sugeriram na reunião anual de 2008 que somente ele organizasse as provas do campeonato. A evolução do nosso campeonato nos últimos anos foi muito grande, tanto que sempre atrai pilotos de estados vizinhos para ca.
Ja temos calendario com as oito primeiras etapas de 2009 definidas e temos varias cidades candidatas para receber as duas etapas finais.
Os pilotos devem essas melhorias ao bom trabalho do Renan que, como todos os mortais, não é perfeito, mas se preocupa em melhorar sempre. Infelizmente muitas coisas não dependem da FECAM e muito menos do Renan.
Portanto, volto a sugerir, é hora do Renan reavaliar se a abertura do campeonato 2010 deve continuar sendo em Alto Caxixe, desde que as mudanças sejam feitas, ou se uma outra cidade com mais estrutura não seria mais viavel.

Inscrição antecipada
Ja passou da hora da FECAM implantar a inscrição antecipada, não da pra fazer tudo no domingo e, do jeito que está, não tem como a cronometragem eletronica funcionar corretamente, é preciso que tudo esteja pronto com antecedencia.
Segundo o Renan, a CBM ficou de liberar o mesmo sistema de inscrição do site deles e que faz as inscrições do Brasileiro de MX, mas nosso campeonato começa antes mesmo da CBM liberar o calendario das competições organizadas por ela e, até agora, eles não tem nada disponivel.
Na minha opinião, se a FECAM implantar a inscrição antecipada todos os pilotos vão se adequar, e quem não se adequar pagará o dobro da inscrição no dia da prova, como é feito nas provas do brasileiro.
Com a inscrição antecipada feita até a quarta-feira antes da prova, como é no Brasileiro de MX, a oganização terá tempo suficiente para deixar tudo pronto para o domingo, inclusive as baterias eliminatórias(se houverem).
Até os treinos poderão ser cronometrados, ja que tudo estará cadastrado no sistema, substituindo as corridas eliminatórias por classificação pelos melhores tempos de volta. Assim os pilotos mais rapidos estarão garantidos nas provas.
Alem de todas estas vantagens ainda teremos resultados mais rapidos e precisos da pontuação do campeonato assim que terminar as provas, pois ja teremos como saber quem é filiado no estado ou não.

Roger Hoffmann

Video Roger Hoffmann em Caxixe 2009

YZ250F Sapão Import
Foto wallpaper resolução 1024X768
Sem desmerecer nenhum outro piloto, mas só tenho uma palavra para a corrida de Roger na MX2 em Caxixe: ESPETACULAR. Quem quiser conferir veja o video aqui no RH41 feito pela mãe do piloto, Ivana. Ela conseguiu filmar com muita dificuldade até a hora que a tempestade levou a sombrinha e molhou a camera.
Roger teve um dia complicado, como são todas as corridas pra ele em Caxixe, no primeiro treino caiu feio nos duplos quando tentou fazer por dentro e não alcançou o segundo virando pra frente em uma queda bem feia. Empenou um pouco a moto, mas saiu inteiro. No segundo treino foi muito rapido, mas na ultima volta a moto escorregou em uma curva e o piloto tocou no chão com força torcendo o joelho, doia muito e ele pensou que nem correria. Foi para o box, tomou um remedio pra dor, colocou gelo e alinhou na largada. Logo na primeira curva a moto saiu de frente e o joelho contundido impediu que ele evitasse a queda... levantou, voltou a prova e começou uma recuperação fantastica para terminar em terceiro lugar.
Com esse resultado Roger está em segundo com 20 pontos no Campeonato na MX2, logo atras de Higor Passos, que tem 25. Olha os dois novamente repetindo a disputa de 2008.
Joelheira MR-Pro
Graças as joelheiras MR-Pro Orthotech que o piloto usa a torção no joelho foi leve e ele ainda conseguiu participar da corrida. Depois, em casa, foi ao medico que contastou que não era grave e com alguns dias de repouso estaria bem. Uma semana depois Roger ja estava treinando novamente.
Para quem ainda não usa joelheiras articuladas MR-Pro fica a dica aqui, com ela voce pode evitar torções graves.

Tempestade
Falando em tempestade, a chuva nas primeiras etapas do Capixaba de Cross sempre tras algumas surpresas pra gente e, esse ano, ela veio em forma de tempestade durante a categoria MX2.
No ano passado em Marobá, na 2ª etapa, também teve temporal pouco antes da MX2, mas desta vez em Caxixe foi com ventos fortes que até derrubaram o teto do palco de shows montado para a Festa do Tomate, realizada no local.
O diretor de prova, Romario, não interrompeu a prova da MX2 que teve os seus 15 minutos mais as duas voltas. Nem mesmo quando o teto do palco foi abaixo e amassou varios carros estacionados o Romario encerrou a prova. Nos ultimos minutos da MX2 somente Swian(1°), Higor(2°) e (3°)Roger andavam rapido na pista, chegaram a dar uma volta no 4° lugar. Ja os outros se arrastavam devido a lama e os ventos fortes, mais da metade dos 18 pilotos pararam antes da bandeirada final.
Eu tive muito medo que algum piloto tomasse uma rajada de vento no ar e caisse, pedi ao Roger varias vezes para diminuir a velocidade, mas ele só me atendeu no finalzinho da prova. Foi um sufoco, medo dele cair, maquina fotografica e celular molhados... eita Caxixe(rsss).

Muito chato
Uma coisa muito chata que aconteceu na MX2 em Caxixe foi que os cinco primeiros colocados de 2008 ficaram para alinhar no gate depois de definido se haveria eliminatória, como eles tem direito a escolher o local que querem largar são obrigados a retirar outros pilotos, muitas vezes amigos, que ja ocupavam estes lugares. O Roger teve que retirar o Bruno Vedova que estava alinhado no local que ele escolheu, mas não tinha outro jeito, muito chato isso.
Em 2008, também na MX2 da segunda etapa em Marobá, a organização liberou os pilotos para dar uma volta na pista, mas a maioria foi direto para o gate. O Roger tinha o direito de escolher onde queria largar e teve que passar pelo constrangimento de retirar ninguem menos que Wellington Garcia, campeão brasileiro de MX1 e MX2, que veio participar da prova. Foi uma grande confusão pois varios pilotos tiveram que ceder lugar para os que tem esse direito de escolher.
O direito é garantido, está no regulamento, os cinco primeiros lugares do campeonato não participam de eliminatorias e a escolha do gate é pela classificação do campeonato.
Peço ao Renan que não permita que isso se repita.

Abraços e até a proxima.

Lauro Hoffmann - pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: motocross@rh41.com.br


Coluna Lauro Hoffmann:
2012
03/09- “Capixabas na final do BR de MX, noticias ruins, outras noticias e o final de uma novela...”.
14/08-“Como foram os pilotos capixabas na 7ª etapa do Brasileiro de Motocross em Anchieta...”.
01/02-“Abertura do Capixaba de MX/SX 2012 vista pelos olhos dos proprios pilotos.”.
14/01-“Depois de muito tempo sem escrever minha coluna, estou de volta”.
2011
25/04/2011- “Quero deixar aqui um recado para meu amigo André Ramalho e todo Team Holeshot”.
12/12/2009- “Campeões do Campeonato Capixaba de Motocross e Supercross 2009...”.
26/11/2009- “vamos pra final com seis categorias indefinidas e ainda varias disputas...”.
27/10/2009- “exatamente dois meses depois da cirurgia no pulso Roger está de volta às pistas...”.
22/08/2009- “Campeonato Capixaba de MX chega na reta final, veja quem tem chances...
19/08/2009- “Chegamos agora ha pouco do hospital, graças a Deus correu tudo bem e Roger...
14/08/2009- “absurdo dos absurdos: Marronzinho perde pontos por não usar com pneus Pirelli...
24/06/2009- “Roger de YZF e equipamentos IMS novos, Jilózinho em 2° no Arena, RH41 Racing...
19/05/2009- “O site RH41 não poderia deixar passar em branco um feito histórico de um piloto...
16/05/2009- “Algumas fotos interessantes que tenho, umas minhas e outras enviadas por...
30/04/2009- “O RH41 está em um novo provedor com muito mais espaço que o anterior...”.
12/03/2009- ”O que estão fazendo com o Brasileiro de Motocross???“.
24/02/2009- ”Desta vez eu não vou escrever sobre os problemas cronicos que todos os anos se...“.
14/02/2009- ”Bruxa solta, Alto Caxixe, Rio, Inscrição, Roger Hoffmann, Tempestade e etc...“.
28/01/2009- ”Roger já treinou com a Yamaha antes mesmo de devolver a Honda. Valeu Sapão!“.
05/11/2008- “seis campeões antecipados, mas Nacional, Open, MX2 e Força Livre decidirão em...
06/10/2008- “desta vez começo a coluna pedindo desculpas pela falta de atualização no site.
18/09/2008- “Roger Hoffmann ganha novos parceiros na reta final do Capixaba de Motocross.
07/08/2008- “mais uma vez o Brasileiro de Motocross é realizado no Timbó, alias, pista Wilson Yasuda.
29/07/2008- 7ª etapa do Capixaba de Motocross em Alfredo Chaves.
10/07/2008- sem moto, Roger Hoffmann não participa do Latino-americano...
30/01/2008- começou o Campeonato Capixaba de Motocross 2008.
14/01/2008- pra começar minha coluna comento sobre o novo regulamento...

Lauro Hoffmann é pai do Roger e piloto de motocross.
 
 
RH41
Notícias Classificados Dicas&Links
Vídeos Campeonatos Contato
Fotos Colunas Mural AoVivo



RH41 - By Roger Hoffmann - Guarapari-ES - © 2002/2017