2ª etapa do Capixaba Unificado de Motocross e Supercross 2009.
Olá amigos
Desta vez eu não vou escrever sobre os problemas cronicos que todos os anos se repetem nesta etapa de Marobá e nem da falta de respeito de algumas pessoas, totalmente despreparadas, designadas pelo Moto Clube Cachoeiro, organizador desta prova, para atenderem os pilotos, suas equipes e seus familiares.
Deixo a
COLUNA ABERTA aqui do RH41 para que as pessoas que quiserem se manifestar escrevam sobre o assunto. Basta enviar o texto para motocross@rh41.com.br que terei prazer em publicar.
Vamos la:
A 2ª etapa do Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross 2009 foi realizada domingo passado, 22 de fevereiro, em Marobá, Presidente Kennedy, no litoral sul do estado do EspÃrito Santo.
Como nos últimos anos, esta prova é sempre no domingo de Carnaval e conta com a presença de muitos pilotos de estados vizinhos, entre eles Swian Zanoni, Gabriel Montenegro, Tiago Brinati, Rodrigo Donadio e Daniel "Federal" Peçanha.
Swian Zanoni, vice-campeão brasileiro de 2008, acaba de assinar contrato com a Equipe Honda e estreou suas novas motos CRF250 e CRF450 2009 em Marobá. Com a nova equipe o piloto mineiro é apontado como sério candidato aos tÃtulos do motocross, arenacross e supercross 2009.
Mas a disputa mais esperada era mesmo pelo campeonato estadual, pois Swian não é filiado na FECAM, Federação Capixaba de Motociclismo, e não marca pontos pelo campeonato. O campeonato capixaba teria suas primeiras provas das categorias Open, Nacional e MX1, não realizadas na primeira etapa em Alto Caxixe devido a uma tempestade que caiu no dia. Ja a categoria MX2, realizada em Caxixe, não servia como "termometro" do que seria o campeonato, pois foi debaixo do tal temporal.
|
Largada MX2: Gabriel Montenegro(53), Andre Almeida(15), Higor Passos(1), Rodrigo Donadio(121), Daniel Federal(203), Tiago Brinati(4), Roger Hoffmann(41) e Swian Zanoni(9)
|
As principais corridas em Marobá
Categoria MX2: O campeão 2008 Higor Passos repetiu a boa largada da 1ª etapa em Caxixe e disparou na frente seguido de Swian Zanoni e Roger Hoffmann. Swian passou Higor e deixou a briga para Roger, que vinha se aproximando de Higor. Depois de algumas voltas acompanhando o ritmo de Higor, Roger começou a pressionar. Higor desgarrou em uma curva e Roger aproveitou para emparelhar e forçar nos saltos para pegar o melhor traçado na proxima curva e assumir a ponta.
Agora é Higor que persegue Roger, mas após algumas voltas Roger começa a abrir vantagem até conseguir uma boa distancia, não dando mais chances de Higor encostar e contratacar. No final Higor foi obrigado a abandonar a corrida com o pneu traseiro furado.
Swian venceu e Roger chegou em segundo assumindo a liderança da categoria no campeonato na MX2.
Categoria MX1(Força Livre): desta vez foi Swian que disparou na frente seguido de Roger e Gabriel Montenegro. Higor largou mais atras. A surpresa da prova ficou por conta de Swian que errou em uma curva deixando o motor de sua CRF450 apagar e, mesmo religando rapido, perdeu algumas posições. Roger aproveitou para disparar na frente abrindo uma boa distancia para Gabriel Montenegro que vinha em segundo. Swian recuperou rapido e em poucas voltas ja roubava a segunda colocação de Gabriel.
Na frente um Roger Hoffmann inspirado, com uma moto muito bem acertada e andando muito rapido, mas Swian fez jus a fama que tem e foi tirando a diferença devagar até encostar. Parecia que seria uma boa disputa, mas tres retardatarios juntos na frente do Roger impediram que ele fizesse uma sequencia de pulos e o Swian, um pouco mais atras, conseguiu fazer e chegou mais rapido na curva passando facilmente pelo Roger. Uma pena, pois seria muito legal ver a briga entre os dois.
Daà pra frente o Swian manteve a liderança e venceu, Roger comemorou muito o segundo lugar por ter assumido a liderança do campeonato também na MX1.
No final da prova Higor conseguiu passar Gabriel Montenegro e fechou em terceiro lugar.
Os resultados completos de todas as 11 categorias do campeonato estarão aqui no RH41 assim que forem divulgados pela FECAM.
Roger Hoffmann
Roger correu com uma Yamaha YZF250 da Sapão Import, com suspensão Race Tech e motor muito bem preparados pela Moto Fire, de Venda Nova do Imigrante, e adesivada pela Futura Adesivos, de Cariacica. Os pneus da moto são da Armando Pneus e o óleo Mobil da Rodolub.
O piloto tem patrocÃnio de Sapão Import, Bateria Moura, Posto Dino, Armando Pneus, MotoFire, MR-Pro, Oakley, Futura Adesivos, Rodolub Mobil 4T e Canal Fitness.
Estas empresas acreditam no trabalho do Roger como piloto e no potencial do motocross como meio de divulgação de suas marcas, sempre que precisar de um produto dê preferencia à empresas que patrocinam o esporte, voce estará contribuindo para que o esporte no Brasil seja mais patrocinado e cada vez melhor.
Abraços e até a proxima.
Lauro Hoffmann -
pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: mx@rh41.com.br