(CBM, 19/09) - O mineiro Antônio Jorge Balbi Júnior (2B Duracell) retornou em alto estilo ao Pro Tork Brasileiro de Motocross 2010. Afastado das provas do principal campeonato do país desde a 2ª etapa, em Carlos Barbosa/RS, por estar machucado, Balbi venceu neste domingo as provas das categorias MX1 e MX2, durante a 6ª etapa, disputada em Nova Friburgo/RJ. Os outros destaques da etapa foram também os retornos de Milton "Chumbinho" Becker (Pro Tork), que venceu na MX3, e do gaúcho Enzo Lopes (Answer/Pirelli), que venceu na 65cc. Para fechar a etapa com chave de ouro, Anderson Amaral (2B Duracell) garantiu sua 6ª vitória consecutiva e o título de campeão antecipado na categoria 85cc.
Apesar do "friozinho" da região serrana fluminense, o clima para a etapa foi bem quente dentro da pista. A primeira categoria a largar foi a MX3, que teve grande emoção do início ao fim. Davis Guimarães (Pro Tork) assumiu a ponta depois da largada e se manteve na posição por quase toda a prova. No fim, porém, o catarinense Milton "Chumbinho" Becker (Pro Tork) foi para cima do companheiro de equipe e roubou a vitória, vibrando muito após a bandeirada. Davis Guimarães (Pro Tork) foi o segundo, com Willian Aparecido (Pro Tork) em terceiro.
- Nem eu imaginava que pudesse conquistar esse primeiro lugar. Ainda estou me sentindo fraco. Se você for ver, todo atleta com uma certa idade tem mais dificuldade de ganhar musculatura. E eu estou dentro disso. Mas quando caiu o gate a adrenalina subiu, e eu acabei me empolgando. Estou muito feliz pela vitória - declarou Chumbinho após a corrida.
Na MX2, o paulista Thales Vilardi (KTM/Mega) garantiu o holeshot, mas não conseguiu se manter na frente por muito tempo, sendo ultrapassado por Jorge Balbi e pelo americano Scott Simon (Pro Tork). Os dois andaram forte até a bandeirada final. No meio da prova, o paulista Marcello "Ratinho" Lima (Vaz/Kawasaki/Rinaldi) sofreu uma forte queda. Levado ao hospital, o piloto ficará em observação e só deve se juntar à delegação brasileira para o Motocross das Nações, que será disputado no próximo fim de semana em Denver (EUA), nos próximos dias. A vitória na prova foi de Balbi, com Scott em segundo e Thales em terceiro.
Entre a garotada, na 65cc, a vitória ficou com Enzo Lopes, campeão brasileiro da categoria 50cc em 2009. O piloto gaúcho mostrou que está recuperado da lesão sofrida nos Estados Unidos há cerca de dois meses. Kioman Munhoz (Rinaldi) terminou em segundo e garantiu a liderança da categoria. Djalma Brito (Brasil Racing/Rinaldi) foi o terceiro.
Anderson Amaral garantiu o título antecipado na 85cc Foto: Pedrinho Plá/Divulgação CBM |
Na 85cc, Anderson Amaral sobrou mais uma vez, conquistando sua sexta vitória no campeonato e o título brasileiro antecipado. O piloto da equipe 2B Duracell contou também com o abandono de Rodrigo Riffel, então vice-líder e que teve problemas com o motor de sua KTM. João Pedro Ribeiro (Brasil Racing/Fly) foi o segundo, com Hallex Dalfovo (Pro Tork/TBT) em terceiro.
A bateria mais aguarda, como sempre, foi a MX1, e com cerca de 30 mil pessoas presentes nas arquibancadas, o mineiro Jorge Balbi deu novo show, vencendo de ponta a ponta. O piloto da equipe 2B Duracell impôs o ritmo e não foi incomodado pelos adversários em nenhum momento. No meio da prova, o paulista Thales Vilardi sofreu uma queda no mesmo local em que Marcello Ratinho havia caído na MX2. Vilardi teve o ombro deslocado e também está em observação, devendo se juntar à equipe do Nações nos próximos dias. Balbi venceu a prova, seguido pelo argentino Jose Felipe (Pro Tork), em segundo, e pelo americano Scott Simon em terceiro.
Balbi Jr venceu as provas das categorias MX1 e MX2 em Nova Friburgo Foto: Pedrinho Plá/Divulgação CBM |
- Voltar ao Brasileiro com duas vitórias é incrível, exatamente da maneira como eu saí em Carlos Barbosa. Estou super feliz, prova de que estou trabalhando duro. Agradeço muito a todos os meus patrocinadores. Dedico essa vitória a eles e a Deus, que me deu força para trabalhar enquanto eu estava machucado. Por não ter ficado com nenhuma sequela e ainda ter força para acelerar, eu agradeço demais - encerrou Balbi.
Fechando o dia, a categoria 230cc teve mais uma vez o sul-matogrossense Carlos Eduardo Franco (Pro Tork) no lugar mais alto do pódio. Ismael Rojas (Conti Bier/TCM) foi o segundo, com Nivaldo Viana (2B Duracell) em terceiro.