Guarapari, 03 de setembro de 2012
Olá amigos
Esta semana resolvi escrever novamente, desta vez a maioria é sobre alguns problemas que nosso MX vem enfrentando, mas também tem noticia boa, mas vamos la...
Capixabas na Final do Brasileiro de Motocross
Depois da boa participação na etapa de Anchieta, alguns pilotos capixabas animaram de participar da final do Brasileiro em Dourados-MS.
São eles: Patrik Capila(180cc/Junior), Paulo Stinghel(MX3 e MX4), Hanna Loubak(MXF) e Jonathan Mozer(MX1 e Nacional).
Quem vencer nas novas categorias MXF(feminina), MX4 e Nacional será Campeão Brasileiro 2012.
Boa sorte aos meninos, meninas e velhos(brincadeira Paulinho) que vão representar o ES.
Jonathan, Stinghel, Hanna e Patrick
Noticia ruim 1:
Algumas das ultimas noticias não são nada boas para o nosso amado e sofrido motocross, aqui no ES, primeiro tivemos a triste noticia da destruição da pista de Baixo Guandú, cidade que ja havia recebido uma etapa do Estadual esse ano e seria sede da grande final de 2012. Por problemas politicos(sempre eles...) a pista foi desmanchada e não ha possibilidade de ter mais corridas la, causando o cancelamento da 10ª etapa e obrigando a FECAM a encerrar o campeonato na 9ª etapa em Itarana.
Perdemos uma das melhores pistas do Campeonato Capixaba: Baixo Guandú
Foto: Paulo Stinghel
O que é ruim para uns, pode ser bom para outros... o cancelamento da 10ª etapa tras alterações na classificação do Campeonato Capixaba de MS/SX, consagrando alguns campeões antecipadamente, deixando em aberto apenas os titulos das categorias 85cc, Intermediaria, Nacional e Nacional Intermediaria.
Pilotos que chegam na final como Campeões antecipados:
-MX-Pro: Tiago Brinati
-Over33: Theocrito Machado de Souza
-65cc: Vinicius Abreu de Sa
-50cc: Rafael Biancardi Fioreti
-Over39: Paulo Stinghel(esse ja havia sido declarado campeão na 8ª etapa)
Ja na Copa Brasil de Supercross a disputa está aberta para todas as categorias e só vamos conhecer os campeões quando a bandeira quadriculada for agitada em Itarana.
Tiago Brinati conquistou o titulo de Campeão Capixaba 2012 na MX-Pro por antecipação
Foto: Paulo Stinghel
Noticia ruim 2:
Então veio a segunda noticia, a triste coincidencia de datas para a 5ª etapa da Copa Norte de MX/SX em Aimorés e as finais da Copa Brasil de SX e Capixaba de MX/SX em Itarana, tudo no dia 16 de setembro proximo. Balde de agua fria é pouco, isso é muito pior, e as consequencias para ambos os campeonatos só não são piores do que o problema causado aos pilotos que disputam esses campeonatos e vão ter que escolher um só pra correr, muito triste isso.
Premiação Extra e pista nova:
Falando em Copa Brasil de Supercross e Capixaba de MX/SX, a final em Itarana terá premiação extra, com
R$5.000,00 para o vencedor da MX-Pro e R$2.500,00 para o segundo lugar. A premiação completa voce ve
aqui.
Também tem premio extra nos Holeshots(largar na frente) que vai pagar R$250,00 para cada uma das duas baterias da MX-Pro e R$150,00 para TODAS as outras categorias, coisa inédita. As largadas em Itarana devem “
pegar fogo” e a disputa pelo primeiro lugar da MX-Pro vai ser “
bruta”, é esperar pra ver... (risos)
Além da premiação extra, os pilotos vão andar em uma nova pista em Itarana, feita pelo renomado construtor de pistas Tião Hott, veja abaixo rascunho do projeto.
Rascunho do projeto da nova pista de Supercross de Itarana feita pelo mestre das pistas Tião Hott,
que também é editor do Jornal e da Revista RaceX.
Foto: Divulgação
Novela
A “convocação” do time brasileiro que vai disputar o Motocross das Nações 2012 se tornou mesmo uma novela muito complicada. Demorou muitos capitulos para, finalmente, termos um time(
veja aqui)... mas sem nosso mais experiente e principal piloto para o Nações, Antonio Balbi, que também desistiu de ir...
Após os esclarecimentos de que a CBM avisou a todas as equipes desde a primeira etapa(eu não sabia disso) que não teria verba para enviar o time e que cada piloto teria que bancar todas as suas despesas, mais as dos dirigentes e etc., passei a entender melhor o por que das desistencias, uma atras da outra, dos convocados. Só quem ficava na lista era o Balbi, unico que tinha patrocinio confirmado pra bancar as despesas, mas ele acabou desistindo também...
Mas por que o Balbi desistiria do Nações, mesmo tendo patrocinio pra bancar???
Bom, quem ouviu o
Braapcast e vem acompanhando as declarações do piloto, entende a situação. Depois da desistencia dos pilotos Honda e do Jean Ramos, ainda havia a possibilidade de ter o Dudú e o Ratinho para montar um time. Porém, pela experiencia que o Balbi ja tem, ele sabia que o time teria que chegar na Belgica na semana anterior ao evento para ter condições de treinar e acertar as motos, inclusive com a possibilidade de treinar na pista da corrida.
Como os irmãos Lima não conseguiram apoio suficiente, acabaram desistindo...
Então, segundo o Manuel Carlos Hermano, chefe da equipe Yamaha Geração, ele propôs ao Balbi que levaria dois pilotos da equipe dele, com esquema da Yamaha, mas o Balbi não aceitou e desistiu do Nações.
Para entender o por que do Balbi não aceitar a proposta do Hermano, basta ler a
noticia no site BRMX pra ver que eles(Time Yamaha) somente vão ter as motos disponÃveis na quinta-feira antes do evento, o que torna muito dificil uma boa adaptação dos pilotos e acerto das motos em tão pouco tempo, alem deles não poderem treinar na pista antes do evento.
O Balbi poderia até seguir seu cronograma e ir uma semana antes, treinar na pista da corrida e tal, porém, como ele mesmo disse, “
time para o MX das Nações não pode ser um piloto só, todos tem que estar preparados”.
Acredito que esse seja o motivo da desistencia do Balbi, ele acha que não vale a pena ir sem tempo para uma boa preparação.
Depois de cinco anos seguidos participando do Nações como principal piloto da seleção brasileira,
Balbi novamente foi o principal convocado para 2012, mas está fora do time.
Foto: Paulo Stinghel
Finalmente, o Time Brasil
No final, depois de tantas convocações, confusões e da desistencia do Balbi, a CBM “convocou” novamente e o Manuel Hermano vai bancar o time com Marçal Muller, Gabriel Gentil e Rafael Faria, todos com motos Yamaha. Graças ao Hermano e a Yamaha Geração, ainda teremos uma equipe no MXdN, mesmo não sendo da melhor maneira, pois esses pilotos vão encarar uma pedreira sem ter tempo de se preparar...
Só nos resta desejar boa sorte e torcer para que eles nos surpreendam com um bom resultado.
A pergunta que não quer calar...
Por que a CBM não consegue uma verba com o governo federal, ja que outros esportes tem essa regalia quando se trata de representar o Brasil la fora? O motociclismo em geral é um grande gerador de impostos e, em se tratando de governo, seria uma mixaria o valor para levar o time. Alguem sabe a resposta?
Abraços e até a proxima!
Lauro Hoffmann -
pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: mx@rh41.com.br