14/01/2008 - Coluna Lauro Hoffmann: pra começar minha coluna comento sobre o novo regulamento proposto pela CBM para o motocross 2008
Por: Lauro Hoffmann
Guarapari, 14 de Janeiro de 2008
A partir de hoje resolvi criar minha propria coluna aqui no RH41 onde pretendo escrever sobre Motocross, sobre MX, sobre SX, sobre Moto, sobre Cross e nunca sobre futebol(arghhh).
Pra começar vou tornar público o e-mail que enviei para a CBM dia 07 passado opinando sobre algumas mudanças propostas pela entidade para o Campeonato Brasileiro de Motocross 2008.
Nele eu proponho que se faça um campeonato mais profissional, como o Brasileiro de Supercross criado pela Dunas que tem como foco principal a profissionalização dos pilotos.
Em paralelo proponho a criação do Campeonato Amador que seria o trampolim dos jovens pilotos para as categorias profissionais.
Com o crescimento do motocross nos ultimos anos aqui no ES, acredito que num futuro proximo teremos que seguir o mesmo caminho dividindo o campeonato, pois em algumas provas será impossivel realizar 11 categorias no domingo. Caxixe vem aÃ...
Abaixo vai o e-mail que enviei a CBM em 07/01:
Caros amigos da CBM
Sobre o Regulamento do motocross 2008
Entendo que no Brasil temos particularidades que nos levam a criar varias categorias em nossos campeonatos.
Aqui no EspÃrito Santo por exemplo, temos 11 categorias em nosso campeonato, disputadas em apenas um dia, todas no domingo.
Isso causa uma grande correria impedindo que os pilotos tenham tempo para treinar bem na pista, praticamente é apenas um reconhecimento de pista, além de, muitas vezes, acabar deixando de lado as cerimônias de entrega de premiação.
Isso faz com que o publico entenda cada vez menos do esporte e não identifique os pilotos, pois não ha tempo de divulga-los, fator primordial, pois sem a formação de Ãdolos nenhum esporte pode vir a crescer.
Por isso vejo o novo regulamento do motocross 2008 da CBM como um retrocesso muito grande, pois ao invés de criarmos um campeonato mais profissional estamos criando o mais amador dos campeonatos...
Minhas sugestões:
1-Campeonato Brasileiro de Motocross PROFISSIONAL
Acredito que deverÃamos ter apenas 3 categorias no Brasileiro Profissional: MX2, MXJr e MX1... ou, no máximo, mais uma, a MX3.
Sonho com o dia que teremos provas em duas baterias, como são feitas em todo o mundo... duas baterias para as principais, MX2 e MX1, e uma bateria para as coadjuvantes MXJr e MX3.
Isso daria um novo gas aos pilotos brasileiros que hoje correm apenas 8 baterias no ano, enquanto nos EUA são 24 baterias, 12 etapas com duas baterias cada.
Os treinos poderiam ser mais longos, dando mais tempo para acerto das motos, fundamental para uma prova mais competitiva.
Não tenho nada contra as outras categorias, mas a MX2 e MX1 são a nossa Formula1 do motocross e tem que ter esse destaque, caso contrario nunca serão reconhecidas como tal.
2-Campeonato Brasileiro de Motocross AMADOR
Paralelo ao campeonato profissional terÃamos o Campeonato AMADOR, com as categorias de base, 50, 60, 80 e, aà então, seria possÃvel entrar a categoria CRF230, pois as pistas poderiam ser mais brandas.
Por ser um campeonato amador não haveria premiação, poderia ser disputado somente no domingo e ser um evento mais barato e viável para muitas cidades sediarem.
Com certeza este campeonato conseguiria seu status pois também seria um grande espetáculo.
Categoria CRF230
Sei que tudo depende dos patrocinadores(diga-se Honda), mas não acho que a inclusão da categoria CRF230 no Brasileiro Profissional seja boa, nem mesmo para a própria Honda, pois a CRF230 ja domina as categorias Nacionais pelo Brasil e não precisa do Brasileiro.
Esta moto não foi feita para encarar pistas onde andam uma CRF450R, a não ser que as pistas seja "amansadas", aà iremos voltar no tempo uns 20 anos quando o Brasileiro de Motocross se resumiu a um monte de XL250 e MX180...
Se lutamos para recuperar a categoria principal, a MX1, que tem cada vez menos pilotos, esse é um passo para extingui-la...
Bom, estas são minhas humildes idéias, desculpe se fui muito sincero.
Desejo muito sucesso a todos em 2008 e que a nova diretoria da CBM nos traga um novo rumo para o Motocross Brasileiro.
Grande abraço
Até a proxima...
|