Guarapari, 22 de agosto de 2009
Olá amigos
O Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross chega na reta final, veja abaixo quem tem chances de conquistar os tÃtulos de Campeão 2009.
Antes porém, gostaria de fazer alguns comentarios sobre nosso campeonato:
Clique nas fotos para ampliar
Vista aerea da 5ª etapa em Alfredo Chaves Tamanho 1000X750 pixels. Foto: Dr. Walter Pedro
|
Primeiro quero, mais uma vez, parabenizar o Renan Loubak por conseguir manter(e até melhorar) o nÃvel de organização que tivemos no ano passado. Com a crise ficou mais dificil conseguir patrocinios para as provas e o Renan optou por fazer apenas as corridas em locais que pudessem manter o bom nÃvel de estrutura que consagrou o campeonato de 2008 como o melhor campeonato capixaba de todos os tempos. Com isso tivemos menos etapas, mas com qualidade, o que é mais importante.
Ninguem faz nada sozinho e a equipe da FECAM, prefeituras, patrocinadores, colaboradores e amigos de Renan também estão de parabéns pelo belo trabalho realizado até agora.
Com a palavra os Srs. Pilotos
Vista aerea da 4ª etapa em Ponto Belo Tamanho 1000X750 pixels. Foto: Gil Martinelli
|
É isso aÃ, no Capixaba de MX os pilotos participam e são ouvidos pela FECAM. Além da
Reunião Anual do Motocross realizada todo final de ano, onde são aprovadas as mudanças no regulamento e na direção do campeonato. Isso evita problemas como o que a CBM está enfrentando devido a regra que obriga todos os pilotos a usarem pneus Pirelli.
Aqui no ES esta regra só seria aprovada se os pilotos concordassem.
Durante o ano os pilotos continuam tendo acesso ao seu presidente e, dentro do possÃvel, são atendidos em suas reinvindicações. O Renan faz o possÃvel(as vezes o impossÃvel... rsss) e, quando da alguma coisa errada, tem a humildade de reconhecer e até pedir desculpas.
Não da pra agradar todos, isso é impossÃvel, mas quem tem bom senso reconhece como nosso campeonato é bom e como o Renan está sempre buscando melhorar a cada etapa.
Regras
O locutor oficial Wagner Paixão e Renan Loubak Foto: Julio Cesar
|
Uma coisa importante, mas que os pilotos não dão muita atenção, é conhecer bem as regras do nosso regulamento. Em uma enquete realizada aqui no RH41, 75 por cento dos pilotos disseram não conhecer todas as regras. Isso causou alguns problemas este ano e alguns pilotos foram punidos por infringir regras simples, como respeitar a bandeira amarela, e foram prejudicados pela propria falta de conhecimento das regras.
Fica a lição para todos, percam um tempinho e leiam o Regulamento e a Ata da Reunião Anual, eles estão e sempre estiveram disponÃveis aqui no RH41, na pagina principal do site, abaixo das noticias do Capixaba de MX.
Reunião Anual
Fique de olho aqui no RH41 e não perca a reunião deste ano, participe das decisões, leve sua opinião e, principalmente, fique por dentro de como funciona o seu esporte. Na reunião muitas duvidas ficam esclarecidas e muitos pilotos passam a ver as coisas com
outros olhos, entendendo o por que de certas coisas do motocross serem como são.
Etapa final
Por enquanto só temos a etapa final em Itarana confirmada no dia 04/10(espero que não tenha outra antes, rsrsss). Renan tentou, mas não conseguiu(pelo menos até agora) confirmar nenhuma outra etapa.
Roger e José Carlos da Inove Representações com o capacete LS2.
|
Premio extra
A Inove Representações, patrocinadora do piloto Roger Hoffmann com equipamemtos IMS e capacetes LS2, prometeu ao piloto um troféu extra caso ele seja campeão; um capacete LS2 série especial(foto). Mesmo machucado e não podendo participar da final, Roger ainda pode ser campeão na categoria MX2 e pode ganhar o
premio extra. Caso corra a final Roger ainda tem chances também na MX1.
Veja como fica o campeonato:
Com a contusão do Roger, lÃder das categorias MX1 e MX2, ficamos dependendo da confirmação de que só vai ter a final em Itarana para saber se ele será declarado campeão da MX2, na qual tem 45 pontos de frente para André, o segundo colocado, e não poderia ser mais alcançado.
Outras categorias também ja estariam decididas se só tiver a final em Itarana, veja abaixo.
(clique nos nomes das categorias para abrir a classificação geral de cada uma)
MX2:
Roger e Higor fazem a dança da largada na 5ª etapa
|
No caso de ter mais uma etapa, Andre tem que vencer as duas para
tomar o tÃtulo de Roger. Se vencer uma e ficar em segundo na outra ele empataria nos pontos, mas Roger ficaria com o titulo por ter maior numero de vitórias.
Na briga pelo vice-campeonato, se tiver apenas a final Andre é o vice, se tiver mais uma etapa Higor teria que vencer as duas provas e Andre terminar abaixo de segundo em uma delas para que Higor seja o vice.
Roger e Higor novamente lutam pelos titulos na MX1 e MX2
|
MX1:
Roger tem apenas 6 pontos de frente para Higor e se conseguir participar da final e chegar uma posição atras de Higor garante o titulo. No caso de ter mais uma etapa fica dificil pra Roger e tudo vai depender dos resultados de Higor e André para definir campeão e vice.
Intermediaria
Hétore Légora
|
Tendo só a final em Itarana, Hétore Légora precisa chegar apenas em 10° lugar(6 pontos) para ser campeão. Junior Basilio precisa vencer e torcer pra Hétore chegar em 11° se quiser o titulo. Caso tenha mais uma etapa tudo muda e Marcelo Alves, 3° colocado, ainda teria chances.
Fabio Guerine
|
MX3
Everaldo Correa lidera com 14 pontos de frente para Vagno Pigati e 16 para Fabio Guerine. Com duas vitórias nas ultimas duas etapas, Everaldo é mais cotado para ser campeão, ja que nem Vagno e nem Fabio venceram etapas até agora, mas tudo é possÃvel...
Nacional Força Livre
Gilberto Gil lidera a Nacional e a Estreante. Foto: Sidney
|
Gilberto Gil(68 pontos) e Fabio Garbelotto(66 pontos)
brigam pelo tÃtulo de campeão da Nacional. Aderlan Cailan estava na briga até a 4° etapa, mas abandonou a prova na 5° etapa, não marcou pontos e viu suas chances diminuirem.
Nacional Estreante
Com 19 pontos de frente, Gilberto Gil fica tranquilo se tiver apenas a final em Itarana, precisaria marcar apenas 6 pontos(10° lugar) para ser campeão. Valter Carlos seria o unico que poderia tirar o titulo de Gilberto, mas o vice-campeonato estaria em jogo entre Valter, Flavio Tóffano, Jonathan Mozer e Marcelo Bonomo, todos com chances.
Caso tenha mais uma etapa tudo muda e todos voltam a ter chances de ser campeão.
Aderlan Cailan invicto na Sub17
|
Sub17
Invicto e com 53 pontos de frente, Aderlan Cailan ja pode ser declarado Campeão da categoria. Mesmo que tenha mais uma etapa antes da final de Itarana, ele não pode ser mais alcançado por Lucas Marcelino, Hanna Loubak e Flavio Toffano, que devem decidir o titulo de vice-campeão da categoria.
85cc
Caio lidera a 65 e é vice lider da 85cc Foto: Paulo Stinghel
|
Briga boa entre Paulo Robalo e Caio Nascimento e os tÃtulos de campeão e vice devem ficar com esses dois. Hanna Loubak está em 3°, mas não marcou pontos em tres etapas e ficou fora da briga pelos titulos.
65cc
Invicto, Caio Nascimento venceu todas as cinco etapas e tem 29 pontos de frente para Igor Lourencini, segundo colocado. Se não tiver outra etapa antes da final Caio ja é campeão da categoria. O vice fica entre Igor e Everaldo Alves.
Caio Couto, Guilherme Grasse e Eduardo Barbosa Foto: Julio Cesar
|
50ccA
Eduardo Barbosa venceu apenas uma etapa e Guilherme Grasse venceu quatro etapas, mas Guilherme não marcou pontos em uma etapa e corre atras do prejuizo.
Dudú lidera com 5 pontos de vantagem e precisa chegar na frente de Guilherme na final para ser campeão. Guilherme precisa vencer para ser campeão... a final promete muito.
Caio Couto somente teria chances se houvesse mais uma etapa, porém, o piloto está machucado(clavicula quebrada) e deve ficar de
molho por um tempo.
Ighor de Souza Moura Foto: Paulo Stinghel
|
50ccB
Ighor de Souza Moura ja pode ser declarado campeão. Com 48 pontos de frente para João Marcus Entringer, 2° colocado, é quase impossivel ser alcançado, mesmo tendo mais uma etapa antes da final. Em jogo está o vice-campeonato entre João Marcus e Guilherme M. Cardoso. Gustavo Hartung tem pontos para entrar na briga pelo vice, mas não tem participado das ultimas etapas.
Mais abaixo veja todas as noticias e galerias de fotos do Campeonato.
Abraços e até a proxima.
Lauro Hoffmann -
pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: motocross@rh41.com.br