Olá amigos
Renan Loubak, vice-pesidente da CBM, fez a entrega da homenagem a Wilson Yasuda. Foto: Paulo Stinghel |
Mais uma vez o Brasileiro de Motocross é realizado na pista do Timbó, alias, a pista do Motopark mudou de nome e passa a chamar
Wilson Yasuda. Agora não falamos mais: “
Vamos treinar no Timbó” e sim “
Vamos treinar no Yasuda”. (rssss)
Brincadeiras à parte, são tres homenagens merecidas feitas pelo idealizador do
Cesash, o empresario Clemente Sartório; a primeira foi a pista com o nome do Yasuda, gerente de competições da Honda Brasil, a segunda é a area de preservação ambiental do Cesash com o nome do Sr. Kazuo Nozawa, executivo comercial da Honda Brasil e a terceira foi a homenagem a um dos maiores empreendedores do mundo, o Sr.Soichiro Honda, que nomeia todo o complexo.
Chegamos na sexta a tarde no Cesash e logo vamos encontrando os velhos amigos, ê coisa boa é o Brasileiro em Cachú, ter que viajar só um pouco mais de 70 kms pro BR de MX... nessas horas eu queria que o Brasil fosse menor.
Depois de arrumar tudo, ligar a luz e dar uma checada na moto do Roger eu fui dar um passeio e acabei no box do meu amigo Pedro “
Norris”, mais conhecido como o pai do Swian. Papo vai... papo vem... saà de la pra la da meia noite... fui pro carro, mas cadê o sono??? É adrenalina demais
prum cara que nem vai correr(mas é como se fosse...), rodei pra la e pra ca na cama e ja era duas da madrugada e nada do sono bater a adrenalina. Só la pelas tres que fui fechar os olhos...
O Roger bate e apaga, parece que estamos no lugar trocado... eu seria o piloto e ele o mecanico...(rsss)
No sabado a adrenalina da lugar a euforia de ver as motos na pista e de ver os capixabas andando bem. Tudo rolou da melhor maneira possivel e aà dormi igual uma pedra de sabado para domingo.
Capixabas:
A etapa deste ano do Brasileiro de Motocross em Cachoeiro do Itapemirim foi muito especial para o motocross capixaba, pela primeira vez tivemos a satisfação de ver varios pilotos do estado na pista, ao contrario dos anos anteriores onde somente uns poucos pilotos daqui aproveitavam a grande oportunidade de participar do maior evento do nosso motocross.
Higor Passos no podium O papai orgulhoso foi la conferir Foto: Paulo Stinghel |
Pilotos capixabas na competição:
Categoria MX2 foram
6: Roger Hoffmann, Andre Almeida, Filipe Zampiroli, Adevaldo Kiefer, Glauber
Pirulito Volpato e Bruno Vedova.
Categoria CRF230 foram
11: Fabinho Garbelotto, Junior Mantovenelli, Jose Henrique Martins, Aderlan Cailan, Bernardo Mantovanelli, Marcos
Shazam Paulo, Antonio Carlos Lima, Allan Moura, Vanderson Salvador, Eduardo Mattedi e Iory Salvador.
Categoria MX3 foram
3: Ademar Campo, Vaguino Pigati e Edson
Patolino Carlos.
Categoria 65 foram
3: Igor Ribeiro, Brendo Schiavo e Caio Nascimento.
Categoria 85 foi
1: Rhuan Ghisolfe.
Categoria MXJunior foi
1: Higor Passos.
Categoria MX1 foram
2: Plinio Tedesco e Higor Passos.
Total: 26 pilotos, este numero é bem diferente da etapa de 2006(2007 não teve) quando tivemos apenas
8 pilotos inscritos em todas as categorias, (
veja matéria da etapa de 2006 com os pilotos e seus resultados).
Alem da quantidade, melhorou também a qualidade da participação capixaba no evento se compararmos com 2006. Dois exemplos são Roger Hoffmann, que em 2006 foi 27° lugar na MX2 e este ano foi 13°, e Higor Passos, que corria de 80 em 2006 e ficou em 28° lugar e este ano foi 5° na MXJunior com direito a podium.
Roger e Lauro Hoffmann após a corrida da MX2 Foto: Paulo Stinghel |
Na CRF230 por pouco não tivemos podium, Fabinho Garbelotto foi 6° lugar e seguido de mais tres capixabas, Junior Mantovanelli(7°), Jose Henrique(8°) e Aderlan Cailan(9°).
Jose Henrique Martins foi a surpresa do dia na CRF230, o garoto de Marataizes largou na frente e se manteve nas primeiras posições durante boa parte da corrida, por pouco não conquistou um podium, parabéns.
Roger Hoffmann, mesmo largando mal na MX2, recuperou-se e terminou em 13° lugar, marcando 3 pontos no campeonato. Uma excelente colocação, visto que, até duas semanas atras ele estava sem moto e sem treinar e teve pouquissimo tempo para se preparar para esta corrida. Roger chegou lutar pelo 12° e 11° lugares, mas teve que diminuir o ritmo de corrida aos 20 minutos de prova devido ao cansaço(a prova tem 30 minutos + 2 voltas).
Higor Passos largou entre os primeiros e passou em 5° lugar na primeira volta da MXJunior, chegou a andar em 4° por 3 voltas e terminou a corrida em 5° lugar subindo no podium, para a felicidade do papai Toninho. Este é o último ano do Higor nesta categoria, pois ele faz dezoito anos em setembro e em 2009 correrá na MX2. Espero que ele fature mais um podium na final em Rio das Ostras para fechar com chave de ouro sua participação na MXJunior.
Veja também:
Resultados de todas as categorias.
VÃdeos de todas as categorias no site MotoX
Gostaria de aproveitar para agradecer aos patrocinadores do Roger, em especial Ã
Itacar Motos,
Estrela H e
Cesash, que fazem acontecer o Brasileiro em Cachú...
e também Bateria Moura, Posto Dino, Armando Pneus, ASW, MR-Pro, Rodolub Mobil 4T e Canal Fitness.
Abraços e até a proxima.
Lauro Hoffmann -
pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: motocross@rh41.com.br