Olá amigos
Vou dedicar esta coluna para falar apenas do Brasileiro de Motocross e as mudanças para 2009.
250 2T na MX2 - alarme falso!!!
Para começar vou voltar um pouco no tempo, no inicio de janeiro deste ano, quando ao retornar de uma reunião na CBM o vice-presidente da entidade, Renan Loubak, que também é presidente da Federação Capixaba de Motociclismo, a FECAM,
me deu a noticia em primeira mão que o novo regulamento do Motocross 2009 aceitaria as motos 250 2T na categoria MX2.
Pessoa séria e Ãntegra, Renan não diria isso sem estar certo de que a coisa era concreta. Então passamos a pensar em incluir esta mudança tambem no Campeonato Capixaba, fizemos uma enquete no RH41, o Renan consultou os principais pilotos da MX2 e acabou seguindo a CBM, alterando o nosso regulamento e incluindo as 250 2T na MX2.
O tempo passou e a CBM divulgou o novo regulamento e.... NADA DISSO!!! O novo regulamento do Brasileiro de Motocross aceita motos de até 150cc(e não 250cc) 2T na categoria MX2.
Até aà tudo bem, ja que tivemos duas etapas do Capixaba e até agora não apareceu nenhuma 250 2T na categoria MX2...
MX1 agora é Força Livre
Mas não parou por aÃ, a categoria maxima do motocross, a MX1, segundo o novo regulamento, aceita motos 2T de 100 até 250cc e motos 4T de 175 até 450cc, isto é: a MX1 virou categoria FORÇA LIVRE!!!!
Quando falei isso para o Renan ele não acreditou, disse que não era isso que tinha sido decidido...
Bom, até aà também está tudo bem... em tempos de crise isso deve ajudar a rapaziada das 250F que vão poder correr nas duas categorias, MX2 e MX1.
"Centas" categorias!!!
Mas também não parou por aÃ, se ja não bastavam tantas, agora temos mais categorias: as 50cc foram incluidas na programação. Agora teremos novamente corridas no sabado e no domingo, como foi feito na abertura de 2008. Isso seria muito bom, desde que o publico, pilotos, imprensa e demais integrantes do esporte tivessem um mÃnimo de conforto nas pistas e instalações do evento, visto que passarão dias inteiros no sol(ou chuva) para acompanhar tantas categorias. Será que pensaram nisso?????
Pontuação
Outra mudança é a pontuação, que passa a ser igual a usada pela AMA nos EUA, onde os vinte primeiros marcam pontos. Esta pontuação beneficia o piloto mais regular, que pode ganhar o campeonato sem vencer nenhuma prova, ja que existe pouca diferença de pontos entre duas colocações proximas, o 1º marca 25, o 2º marca 22, apenas 3 pontos de diferença, o que deixa quase impossivel a recuperação depois de uma etapa perdida, mesmo ganhando todas.
Inscrição "ou linchação???"
E por último a inscrição...
R$180,00 , isso mesmo
CENTO E OITENTA REAIS para as caterogias MX1, MX2, MXjr, MX3 e CRF230, e
R$100,00 para 85cc, 65cc e 50cc.
A CBM está divulgando que, mesmo em tempos de crise, aumentou a premiação do campeonato de 37 mil para 50 mil, mas isso não trouxe nenhum beneficio real para os pilotos em geral, ja que aumentou também o valor da inscrição de 130 para 180 reais.
Da com uma mão e tira com a outra...
O que esperavamos era, no minimo, que o valor da inscrição fosse o mesmo, pois ja temos despesas com as viagens e etc...(a lista é muito grande pra colocar aqui)
O Roger se intusiasmou em poder correr nas duas, MX2 e MX1, mas terá que desembolsar
R$360,00 só de inscrição se quiser correr...
Fica parecendo que a ideia é criar apenas uma elite no campeonato, que não querem muitos pilotos acompanhando todas as provas... Muito cuidado CBM!!! Desse jeito pode ser que sobre apenas uma equipe no campeonato, as outras equipes e pilotos particulares podem não aguentar.
Se depois disso tudo alguem ainda quiser ir no BR de MX é bom checar:
-
Regulamento do BR de MX 2009
-
Inscrição no site da CBM
Abraços e até a proxima.
Lauro Hoffmann -
pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: motocross@rh41.com.br