Feliz ano novo! Queda do Roger na final da MX1 2008 em Itarana. Tiago Brinati(4) bateu na moto caida, mas voltou rapido a corrida, ja Roger demorou muito pra religar a moto. Foto: Henrique Hoffmann |
Olá amigos
Desde novembro que não escrevia minha coluna aqui no RH, uma parte pelo problema de sempre: a falta de tempo, mas confesso que fiquei um pouco chateado pelos problemas que o Roger vem enfrentando desde junho de 2007 quando machucou o pulso, desde então tudo vinha se complicando e sempre tinha alguma coisa pra atrapalhar a vida do piloto, mesmo depois que conseguiu o patrocÃnio da Itacar e recebeu a moto nova, as coisas nunca foram fáceis pra ele, com ela ele voltou a treinar e foi muito bem em Alfredo Chaves, poderia ter sido melhor na MX2 se não tivesse caÃdo junto com o Federal, mas na MX1 venceu. Depois em São Mateus, vitória nas duas categorias e a liderança do campeonato. Então veio uma gripe forte na 9ª etapa de Cachoeiro, não sei como ele conseguiu andar daquele jeito e ainda quase venceu na MX1... vida complicada, campeonato complicado...
E aà a final em Itarana, nesta parecia tudo bem, mas as péssimas largadas atrapalharam muito as corridas, além da queda na MX1 e a demora pra moto pegar novamente(malditas 4 tempos... rsrsrs).
Chegando em casa assisti os vÃdeos das corridas de Itarana feitos pela mãe, Ivana. Vi varias vezes as largadas do Roger e não me conformei, algo estava errado... No fim de semana, como ele havia viajado, aproveitei pra andar pela primeira vez nesta moto e fui pra pista. Logo na segunda volta eu descobri o motivo dele não ter motor pra "fazer" as costelas de três em três e das péssimas largadas em Itarana: a embreagem estava patinando muito, mas muito mesmo.
Na pista de Itarana, que é curta e estava gradeada e molhada nos treinos, é difÃcil notar, parece que a moto está escorregando, mas em nossa pista foi mais fácil perceber. Em Itarana cheguei a pensar que havia problemas no motor do Roger, pois o Higor parecia ter mais motor quando fazia as costelas três a três, o Roger acelerava, mas a moto não saltava. Foi um grande erro meu não ter checado a embreagem, mesmo sendo uma moto nova.
Bom, vice-campeão nas duas categorias, um excelente resultado para um ano que, até o mês de julho, pensávamos estar perdido. Agora é pensar em 2009...
Será? Quando tudo parecia promissor para 2009 vem a tal crise, a Itacar avisa que não renovará o contrato.
E agora? O que fazer? Roger havia investido seu (escasso)dinheiro cobrindo prejuÃzos anteriores e não teria dinheiro suficiente pra comprar uma moto e se manter nas pistas, ainda mais agora com o dólar mais caro. Roger ainda tentou comprar esta moto da Itacar, talvez com um desconto especial, alguma coisa, sei la... mas não teve jeito, eles não queriam vender e pediram a moto de volta. Se tivesse que comprar uma moto não teria dinheiro para competir em campeonatos brasileiros, mal faria o capixaba.
Cheguei a aconselhar o Roger que era hora de parar, nunca imaginei que um dia eu diria isso, mas se fosse eu parava, pois a coisa é muito complicada... mas o cara é muito teimoso(rsrsrs) e em nenhum momento pensou em parar.
Sapão Import 2009
Roger liga a Yamaha YZF250 para o primeiro treino observado pelo próprio Sapão na pista do Lamerão em Guarapari. Foto: Lauro Hoffmann |
Quando soube que Roger ficaria sem moto o Sapão ligou e garantiu que, se Roger não conseguisse uma moto, ele arrumaria uma. Prometeu e cumpriu.
De férias em Guarapari no inicio do ano o Sapão conseguiu uma Yamaha YZF250 e imediatamente mandou trazer a moto para Roger. A moto está perfeita, mas não ficou só nisso, ele já está providenciando cano e ponteira pra moto e enviou a moto para a
Moto Fire, de Venda Nova do Imigrante, para fazer uma "geral".
Resultado: Roger já treinou com a Yamaha antes mesmo de entregar a Honda da Itacar. Valeu Sapão!
Além disso o Sapão trouxe uma super
Kawasaki KX450F Fuel Injection 2009 para o Roger fazer um teste drive(
veja aqui no RH41). A moto é maravilhosa, mesmo andando de Honda CRF250F por três anos Roger encaixou-se rapidamente na KX450F e, sem forçar, foi mais rápido que com a antiga moto. Segundo o Sapão, se não for com Yamaha, existe a possibilidade de o Roger vir a usar uma Kawasaki este ano, é esperar pra ver.
Não é a primeira vez que o Sapão patrocina o Roger, em 2005 ele cedeu uma moto pro Roger correr o Motocross de Guarapari(
veja aqui) onde venceu na MX2 e MX1. Essa parceria já rendeu frutos antes e esperamos que renda muito mais.
Sonhos
Acho que Roger tinha razão, não se deve desanimar de seus sonhos, principalmente quando tem mais gente acreditando que seus sonhos podem se tornar realidade... valeu Sapão, Bateria Moura, Posto Dino, Armando Pneus e também a Moto Fire que está fazendo um grande trabalho na moto, sem esquecer de MR-Pro, Futura Adesivos, Oakley, Rodolub Móbil e Canal Fitness que formam um grande time apoiando o Roger.
La vamos nós pra Caxixe novamente... se Deus quiser!
250F ou 250 2T, eis a questão!
Renan Loubak, com sua grande experiência em lidar com pilotos, fez questão de perguntar à maioria dos pilotos da categoria MX2 antes de alterar o regulamento para incluir as 250 2T na categoria. Como ele mesmo me disse: "conversei com todos e confirmei que são a favor da mudança, fiz isso pois não quero que venham reclamar caso algum piloto de ponta resolva usar as 2T e comece a vencer as corridas. Agora está no regulamento e só poderá ser alterado para 2010", disse Renan.
Pessoalmente eu acho que existem poucas vantagens em andar de 2T hoje, é difÃcil achar uma moto dessas nova(só na
Sapão Import mesmo... rsrsrs) e as peças pra elas também não são fáceis de achar como antigamente. Nas nossas pistas a 250F é muito mais fácil de pilotar e a 250 2T exige mais preparo fÃsico. Por outro lado, nosso campeonato é unificado de MX e SX, em algumas pistas a 2T pode levar alguma vantagem, mas isso(sempre) vai depender do piloto. Em testes feitos com motos 250 novas 2T e 4T os tempos de um mesmo piloto são muito parecidos, por isso, na minha opinião, quem deve levar o mérito por andar rápido ou não é o piloto e não o motor da moto, um piloto bom e bem treinado vai andar bem de 2T ou de 4T, desde que sejam motos novas.
A principal vantagem da 250 2T seria no Brasileiro de Motocross onde as pistas são de maior velocidade e as largadas mais compridas, certamente uma 250 2T tem mais chances de uma boa largada que a 250 4T e mais motor para manter a posição. Além disso o piloto pode se inscrever tambem na MX1 com a mesma moto(trocando a cor dos number plates, é claro). Correndo com a mesma moto na MX2 e MX1 o piloto não terá problemas de adaptação como os das 4T que saem da 250 para a 450. Mas será que alguém vai pensar assim?
Um problema para as 2T é a falta de investimento das fabricas, as motos não evoluÃram como as 4T, ficaram paradas no tempo. Isso envolve a ciclÃstica, que é o mais importante em uma moto e o que tornou as 4T competitivas. A Yamaha YZ250 parece ser a única das japonesas que continuou a produção em 2009 e, talvez, esteja em condições de competir na ciclÃstica com estas 4T novas.
A Honda não quer saber mais das 2T, é a única que lançou a 150F e fez isso para "eliminar" a 85cc que era sua ultima 2T. Com isso a fabrica ficou fora da categoria 85cc no Mundial de MX e nos EUA, pois la a 150 ainda não é permitida, ao contrario daqui que a CBM e as Federações permitem.
As outras fabricas japonesas pararam a produção das 2T(algumas ainda fabricam as pequenas 85 e 65) e tem apenas modelos antigos a disposição com "grafismos novos". Já a KTM continua investindo nas 2T de cross, mas é difÃcil algum importador ter as motos a disposição. É um grande dilema para os pilotos e acho que no momento poucos vão aderir as 2T.
Abraços e até a proxima.
Lauro Hoffmann -
pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: motocross@rh41.com.br