Silva Mattos completa 23 anos de história sem medo da crise e
com planos de expansão
20/01/2009
Empresa começou com uma pequena confecção de luvas para motociclismo e hoje comanda 12 marcas voltadas para o segmento
São Paulo (SP) –
Histórias de sucesso não acontecem por acaso. Geralmente, são fruto de muito
trabalho, dedicação e, acima de tudo, a percepção de novas oportunidades em um
cenário cada vez mais competitivo. A Silva Mattos surgiu a partir dessa
receita. Há 23 anos, seus fundadores, apaixonados pela prática do motoclismo
off-road enxergaram uma oportunidade de mercado nesse segmento e resolveram
acreditar em seu potencial. Hoje, a líder de vendas nesse setor é detentora de
12 marcas, entre elas a ASW (Aero Sport Wear), criada por eles, e responsável
pelos primeiros passos da empresa. Além dos 23 anos de fundação, no próximo
domingo (25), a Silva Mattos tem muito a comemorar e não pretende parar por aí.
Os planos de expansão fazem parte da rotina da empresa com novas idéias e
criações que surgem a cada dia.
O ‘trabalho de formiguinha’ começou com a produção de luvas para motociclismo
com apenas uma costureira, nas casas dos próprios irmãos Mattos. Eles mesmos
faziam o trabalho de vendas na rua General Osório, em São Paulo, tradicional
ponto de produtos para motociclismo. A qualidade e o diferencial da ASW foi
tanta, que logo, eles deram início à expansão com a confecção de outros
produtos. A ampliação foi maior ainda quando a Silva Mattos fechou, em 1996, um
acordo para a distribuição no Brasil dos equipamentos da marca norte-americana
FOX Racing, maior fabricante do setor.
A visão e o empreendedorismo dos sócios não parou por aí. O potencial existente
no mercado, fez com que a Silva Mattos firmasse parceria com várias outras
marcas, referências de qualidade na América e na Europa, como a Acerbis, a
Shift, a Smith, a KBC e recentemente a divisão de botas para motociclismo e
sapatilhas para ciclis mo da Diadora. Tudo isso, aliado à expansão na produção
dos produtos voltados para motos, como capacetes e botas, e à ampliação do
leque de negócios, com a introdução da unidade bike e da unidade sports wear,
fizeram da Silva Mattos uma empresa sólida e de visão, gerenciada por quem entende
do assunto.
Hoje, presidida por Pérsio Mattos, a empresa com sede em Mogi das Cruzes não
deixa se abater por possíveis dificuldades nem pelas crises que já atingiram
muitas corporações tradicionais. Atualmente, os produtos são vendidos em todos
os Estados do Brasil e a empresa conta com planos de expansão em todas as
regiões e também no exterior. “A Silva Mattos caracteriza-se pelo forte
trabalho de distribuição. Além disso, possui uma marca própria, a ASW. Em ambas
as situações, nosso objetivo é expandir para fora do Brasil, consolidando nossa
distribuição na América do Sul e nossa penetração em todo o Mundo com a marca
ASW”, revelou Pérsio Mattos.
Para ele, quando sua família enxergou a oportunidade na fabricação de produtos
para o público duas rodas, não imaginou o crescimento que conseguiriam no
futuro. “É muito gratificante. Há 23 anos, existia uma falta de bons
equipamentos e meus irmãos decidiram fazer algo para melhorar esta situação.
Creio que não imaginávamos que chegaríamos neste porte e tenho certeza que não
imaginamos onde ainda chegaremos. Mas com o mesmo empenho e dedicação,
levaremos a Silva Mattos a patamares ainda maiores”, completou.